§ O Mazda6e foi selecionado como um dos cinco finalistas do prestigioso prémio “2026 World Car Design of the Year”, parte da final anual da iniciativa “2026 World Car Awards”
§ A Mazda já conquistou este troféu por duas vezes, com o Mazda MX-5 em 2016 e com o Mazda3 em 2020
Selecionado por um painel de especialistas em design, reconhecidos mundialmente, o Mazda6e está entre os veículos mais inovadores e emocionalmente atrativos da indústria automóvel. Este reconhecimento destaca o compromisso contínuo da Mazda para com o design centrado no ser humano, a arte e a filosofia Kodo – Alma do Movimento da marca, adaptadas para uma era eletrificada.
O Mazda6e[1] acaba de ser selecionado como um dos cinco finalistas ao prestigioso galardão de “World Car Design of the Year” de 2025, uma das categorias da iniciativa “2026 World Car Awards”, de entre um vasto leque de veículos inicialmente elegíveis, disponíveis nos diferentes mercados do planeta. Todos foram avaliados com base na excelência geral do design, inovação e contribuição para moldar o futuro da mobilidade.
“Consideramos uma honra o facto de o Mazda6e ter sido nomeado finalista do ‘World Car Design of the Year’ de 2026”, afirmou Jo Stenuit, Diretor de Design da Mazda Motor Europe. “Este veículo representa o próximo capítulo do design da Mazda: elegante, puro e emocionalmente ressonante, enquanto abraça as possibilidades da eletrificação. Ser reconhecido por especialistas globais tão respeitados é uma prova da criatividade e paixão das nossas equipas de design em todo o mundo.”
A próxima fase da iniciativa prevê o anúncio do top-3 de finalistas a este galardão de design no dia 3 de março, através da plataforma World Car TV, para mais tarde, no dia 1 de abril, serem anunciados os vencedores desta categoria e das restantes cinco, numa cerimónia ao vivo que decorrerá no palco do Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque. Na mesma altura será também anunciado o vencedor do “2026 World Car Award”.
A Mazda felicita todos os finalistas e aguarda ansiosamente pelos resultados, numa altura em que o painel de jurados global, composto por 98 jornalistas do setor – no qual se inclui Guilherme Costa, da plataforma Razão Automóvel – ultima as suas avaliações.
O design Kodo como pináculo do atual design Mazda
Há mais de um século que a Mazda vem a refinar o processo de conquista da sua reputação de combinação entre os princípios estéticos japoneses com inovações ousadas e visionárias, uma filosofia que atinge a sua expressão mais pura na linguagem de design Kodo – Alma do Movimento. Desde a sua introdução em 2011/2012 que o design Kodo tem vindo a moldar uma nova geração de veículos que se ligam profundamente quer com os clientes, quer com a imprensa, captando as atenções através da sua beleza escultural, presença emocional e sensação de movimento, mesmo quando estacionados.
Esta evolução do design baseia-se no longo legado de criações icónicas da Mazda, desde os primeiros modelos com motor rotativo, até aos concept-cars mais recentes, como o Vision Coupe ou o Iconic SP. Ao mesmo tempo, os veículos de produção continuam a ganhar reconhecimento à escala mundial, destacando-se, entre eles, o Mazda MX-5[2] e a mais recente geração do Mazda3, ambos galardoados com o prémio “World Car of the Year”, destacando-se como símbolos da dedicação da Mazda à pureza, leveza e design centrado no condutor. Acrescente-se que nesse o pequeno roadster acumulou, em 2016, o troféu de “World Car Design of the Year”, distinção que o Mazda3 viria a garantir na edição de 2020.
Uma parte fundamental da excelência estética da Mazda assenta na tecnologia de pintura Takuminuri, da empresa. Desenvolvidos com o objetivo de se alcançar a profundidade, riqueza e carácter artesanal da arte tradicional japonesa, os acabamentos Takuminuri criam reflexos de luz dinâmicos ao longo de toda a superfície dos veículos, reforçando a sensação de movimento que define o design Kodo. Cores como o Soul Red Crystal ou Machine Grey são demonstrativas de como a pintura pode tornar-se num elemento integral da escultura automóvel.
[1] 1 Mazda6e EV – Consumos de energia (combinados): 16,5-16,6 kWh/100 km (geral) e 12,6-12,7 kWh/100 km (urbano); Emissões de CO2: 0 g/km; Classe CO2: A
[2] 1 Mazda MX-5 ST Skyactiv-G 132 e Mazda MX-5 RF Skyactiv-G 132 – Consumos (combinados): 6,2 l/100 km; Emissões de CO2: 140 g/km; Classe CO2: E
