No Paço da Cultura da Guarda, o Clube Escape Livre revelou o Calendário de Atividades para 2026, com destaque para a maior expedição de sempre a Marrocos, o regresso do Caminho de Santiago e novas aventuras na Serra da Estrela. Tudo vai começar com a Gala SPAL 40 Anos do Clube Escape Livre.
A apresentação do Calendário de Atividades do Clube Escape Livre decorreu ontem no Paço da Cultura, na Guarda, e contou com a presença do presidente do clube, Luís Celínio, e do responsável criativo e de projetos especiais, Luís Coelho.
Marcaram presença, ainda, Rui Melo, vereador do desporto da Câmara Municipal da Guarda, o presidente e secretário executivo da Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela, respetivamente, Carlos Condesso e António Miraldes, o presidente da Assembleia Municipal da Guarda, José Relva, Rodolfo Queiróz, presidente da CVRBI, o presidente da Guarda Unida, António Pissarra, Luís Mata Pérez, diretor do Museu Automóvel de Salamanca, Rui Baía da Junta de freguesia da Guarda, entre outras entidades civis e militares.
Em primeiro lugar, Luís Coelho anunciou o espantoso recorde de retorno mediático alcançado em 2025: mais de 8,7 milhões de euros que refletem bem o impacto para parceiros e patrocinadores dos eventos organizados pelo clube da Guarda.
Do Calendário de Atividades fazem parte, para já, 11 eventos entre fevereiro e novembro, todos certificados Carbono Zero, através da parceria com a Terra Prima.
O “Raid do Bucho e Outros Sabores” é o primeiro passeio de 2026. Continuando com a Suzuki como marca oficial, a peregrinação à mesa do Bucho, na Freineda, sairá, pela primeira vez, do Buçaco. Foi nesta serra que o Duque de Wellington travou importante batalha contra as forças gaulesas comandadas por Andre Massena.
A “Expedição Dacia / First Stop Marrocos” será a mais ambiciosa até à data. De Tânger ao acampamento no deserto, do luxo de Marraquexe às praias de Larache, será uma aventura mais ousada, desenhada para deixar memórias indeléveis em cada um dos aventureiros.
A “15ª Aventura Dacia” encaminha-se para Trás-os-Montes, até Boticas, para ir ao encontro dos seus trilhos desafiantes e colocar à prova as qualidades dos modelos da casa romena. Destaque para as visitas ao Centro de Artes Nadir Afonso e à Casa do Careto em Podence.
A parceria entre a Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela está de regresso para o “3º Raid Região Beiras e Serra da Estrela”. Com o apoio da MCOUTINHO com a marca Land Rover, o passeio parte de Manteigas e visita 5 concelhos da CIMRBSE (Manteigas, Belmonte, Covilhã, Gouveia e Guarda) que irão mostrar o lado primaveril da Serra da Estrela.
Mantendo a tradição, no aniversário da “Cápsula do Tempo – Guarda 2050”, o programa contará com o cinzelar do ano na orla do monumento, a plantação de uma nova árvore no Jardim do Tempo, a adição de nova peça à coleção “Chávenas do Tempo” e uma conferência que irá marcar a agenda da cidade. O orador e o tema serão anunciados brevemente.
A “Corrida dos Campeões” regressa para a sua sétima edição e o Guarda Racing Days será uma organização conjunta Clube Escape Livre e Guarda Unida Desportiva. Na apresentação da prova, falaram Rui Melo, vereador do desporto da Câmara Municipal da Guarda, o piloto da Guarda, Francisco Carvalho e dois antigos vencedores da prova, os pilotos Alexandre Borges, presencialmente, e Fernando Peres através de mensagem vídeo. Os três campeões confirmaram, já, a sua presença em julho.
Igualmente de regresso está o “MCOUTINHO Caminho de Santiago”. A peregrinação 4×4 até Santiago de Compostela era um dos eventos mais esperados pelos aventureiros e chega em dose dupla com a edição de 2027, ano Jacobeu, também a ser anunciada pelo Clube Escape Livre.
Coimbra tem mais encanto na hora de receber o “Mercedes-Benz 4MATIC Experience”. Será a partir da cidade estudantil que a caravana da marca alemã vai explorar os trilhos de Penela, Lousã e Montemor, com passagens pelas Aldeias de Xisto e arrozais até Tentúgal.
Entre os eventos especiais, destaque para a viagem a Itália que de 17 a 20 de abril, vai levar um número reduzido de sócios e amigos do clube a visitas exclusivas aos museus da Ferrari, Lamborghini e Pagani.
Por outro lado, o Clube Escape Livre levantou um pouco o véu sobre as atividades de 2027. Nomeadamente, com a revelação de um evento que une a paixão pelo todo-o-terreno turístico à celebração peculiar do Carnaval na cidade mais alta com o Julgamento do Galo. O “Raid ao Entrudo” já está marcado para os dias 6 a 9 de fevereiro do próximo ano.
Inauguração da Exposição 40 anos do Clube Escape Livre
O Clube Escape Livre cumpre 40 anos de atividade em 2026 e são vários os momentos que assinalam esta data. O primeiro foi inaugurado logo após a apresentação do calendário trata-se da “Exposição 40 anos do Clube Escape Livre”, que estará patente no Paço da Cultura da Guarda até ao dia 15 de março com 3 salas dedicadas às memórias de dois dos eventos mais emblemáticos do clube – “Land Rover Rota Histórica” e “Rali da Guarda”.
A “Gala SPAL 40 Anos” será outro dos momentos altos das celebrações e decorrerá no Teatro Municipal da Guarda, a 21 de fevereiro, com novo espetáculo de Luís de Matos e uma homenagem a 40 instituições e personalidades que marcaram os quarenta anos do clube. Finalmente, em setembro, será lançado o livro “40 anos do Clube Escape Livre”.
Rui Melo, vereador do desporto da Câmara Municipal da Guarda referiu que “é com muito gosto que o Município da Guarda se associa aos eventos do Clube Escape Livre, porque esta instituição é, hoje, uma marca de qualidade no território. É este tipo de promoção feita pelo Clube Escape Livre que precisamos. Por estas razões dou os parabéns ao Clube Escape Livre porque consegue transformar aquilo que nós temos de melhor em algo ainda maior. É, como referi, uma instituição muito importante para a Guarda e para a nossa região, a quem dou os parabéns pelos 40 anos.”
Por seu turno, Carlos Condesso, presidente da Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela, lembrou que “aquilo que tenho constatado ao longo dos anos é que o Clube Escape Livre tem sido um dos motores de desenvolvimento da região ao atrair muitas pessoas até aos nossos territórios, que vão da Serra da Estrela, como âncora, até ao Douro, espalhados por 6 mil quilómetros quadrados. Por isso o Clube Escape Livre é um parceiro estratégico de toda a região catapultando-a para patamares superiores. Desta forma quero agradecer, em meu nome e de todos os autarcas da região das Beiras e Serra da Estrela, deixando um ‘Bem Haja’ beirão desejando o maior sucesso com a certeza de que aqui estaremos para colaborar com o Clube Escape Livre.”
Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, sumarizou assim este calendário repleto de eventos e de novidades. “Para celebrar os 40 anos do Clube Escape Livre preparámos um Calendário de Atividades com foco na qualidade e menos na quantidade. Serão, como sempre, eventos diversificados, mas, sobretudo, capazes de deixar vincada a memória de todos. E, claro, ainda poderão surgir algumas novidades ao longo do ano!”
