Diogo Vieira revalidou o título de Campeão Nacional de Hard Enduro, após um aceso duelo que travou com Diego Rodrigues ao longo de toda a temporada e que durou até ao último dia de prova em Marco de Canaveses.
O experiente Motor Clube do Marco montou um palco à altura da sexta e última ronda do Campeonato Nacional de Hard Enduro – 100%, que teve lugar no passado fim de semana e coroou Diogo Vieira como Campeão Nacional desta espetacular modalidade pelo terceiro ano consecutivo.
A caravana do Hard Enduro nacional chegou a este fecho da temporada com os títulos de todas as classes ainda em aberto, mas aquele que, obviamente, gerava mais expectativa, era o duelo entre Diego Rodrigues (KTM) e Diogo Vieira (GasGas) que chegavam à prova de Marco de Canaveses separados por apenas um ponto no topo da tabela da classe Pro, com vantagem para Diego Rodrigues.
A prova, como vem sendo habitual no novo figurino do campeonato, atribuía pontos em separado para cada um dos dias, com um sábado chuvoso a receber a Sprint Race e, ao final da tarde, a Super Test desenhada no Largo da Feira da cidade. Diogo Vieira provou que tinha feito o seu ‘trabalho de casa’ e, numa zona que conhece bem, dominou a Sprint Race, vencendo com margem confortável sobre Luís Gonçalves (KTM), com Diego Rodrigues a chegar apenas em 3º lugar. À noite, o piloto de Vila Real tirava a desforra ao vencer a Super Test na frente de Marco Ferreira (KTM) e Diogo Vieira, mas os segundos que recuperou não evitaram que terminasse o dia no 3º posto e, desta forma, perdendo a liderança do campeonato, que passava para Diogo Vieira com 4 pontos de avanço.
Isto significava que Diego Rodrigues estava obrigado a vencer a Main Race no domingo e esperar por azares alheios, pois a Diogo Vieira bastaria, nesta eventualidade, terminar em 2º lugar para ser Campeão por um ponto. Mas o Campeão Nacional acabou mesmo por vencer, dando um brilho extra a este título, batendo Diego Rodrigues, que foi segundo colocado a mais de três minutos do vencedor, com Luís Silva em 3º lugar.
Tratou-se de um grande campeonato, durante o qual assistimos a um duelo intenso entre estes dois grandes pilotos e que fez subir o nível da competição, com ambos a puxarem um pelo outro para benefício do espetáculo e da modalidade.
Mas a luta pelos títulos não passava apenas pela classe Pro. No Campeonato da classe Open, Nuno Pereira (Beta) chegou ao Marco na liderança da tabela com apenas 6 pontos de avanço sobre Santiago Monteagudo (KTM) e, no final, seria esta a diferença que os iria separar também. Nuno Pereira venceu no sábado à frente de Monteagudo e, no domingo, as posições inverteram-se, dando assim a vitória final no campeonato a Nuno Pereira, que junta este triunfo ao conquistado há um ano nos Veteranos.
O seu sucessor como vencedor do Troféu de Veteranos de Hard Enduro seria Bruno Oliveira (Sherco), que juntou mais duas vitórias à sua temporada dominadora nesta categoria e garantiu assim a coroa.
Finalmente, na classe de Promoção, Carlos Alves (KTM), chegou a esta prova no comando da classe com uma margem de 6 pontos e terminou o ano igualmente no topo, depois de ter ganho ambos os dias em Marco de Canaveses.
Chegou assim ao final mais um animadíssimo Campeonato Nacional de Hard Enduro – 100%. Os nossos parabéns e agradecimentos a todos os pilotos, equipas, patrocinadores e clubes organizadores, bem como a todos aqueles que, no terreno, trabalharam para a evolução desta modalidade. Até 2026!
Fotos: Pedro Meira
