Martim Ventura vence Rally2 e Gonçalo Guerreiro faz pódio e continua a liderar categoria Challenger no bp Ultimate Rally Raid Portuga
Os pilotos do bp Ultimate Adventure Team estiveram uma vez mais em destaque no bp Ultimate Rally Raid Portugal 2025, a quarta jornada do Campeonato do Mundo de Rally Raid (W2RC), que hoje realizou a sua quarta e penúltima etapa, ligando Badajoz a Lisboa, onde os concorrentes tiveram pela frente um setor seletivo de 274 quilómetros cronometrados. Na competição Moto, Martim Ventura, aos comandos de uma Honda HRC, venceu a Categoria Rally2, enquanto Gonçalo Guerreiro, que continua a liderar categoria Challenger na competição Auto, alcançou mais uma posição de pódio, ao terminar a etapa em 3º lugar.
Ao fim de quatro etapas Martim Ventura viu finalmente os seus esforços coroados de êxito: “Correu tudo bem, não houve grandes percalços, apesar de ter tido uma queda numa nota em que li mal o road-book. Depois de, no primeiro dia, em que estava a andar muito bem, mas tive aquele problema com a embraiagem, só hoje é que consegui ter uma etapa limpa e sem pó e assim consegui finalmente alcançar o objetivo, que era vencer entre os pilotos Rally2. Estou obviamente muito satisfeito Sinto-me preparado para amanhã enfrentar a derradeira etapa”, referiu o piloto que se apresenta aos comandos de uma Honda HRC.
Para Gonçalo Guerreiro esta “foi uma etapa tranquila. Vim sempre a controlar o nosso mais direto adversário e não ficámos longe dele. Tivemos problemas de travões ao longo de toda a etapa, mas não foi isso que nos impediu de sermos mais rápidos. O nosso objetivo é vencer a categoria Challenger e temos neste momento mais de quinze minutos de vantagem para o segundo classificado. Foi de facto um dia sem stress”, afirmou o jovem piloto do bp Ultimate Adventure Team que, para além da liderança na Categoria Challenger, subiu ainda ao 6º lugar da classificação geral absoluta.
O azar do dia bateu à porta da dupla Luís Portela Morais/David Megre que ontem tinha sido 2ª classificada entre os SSV aos comandos de um Polaris: “Acho que estamos mesmo com azar. Os outros batem e não lhe acontece nada e nós demos um toque numa vala e partiu-se logo um tirante. Vamos agora preparar o carro para amanhã atacarmos a derradeira etapa”, referiu o piloto.
Com partida e chegada a Lisboa a derradeira etapa do bp Ultimate Rally Raid Portugal compreende um setor seletivo com 103 quilómetros cronometrados depois dos quais os pilotos regressam ao bivouac sediado, na Doca de Pedrouços, em Belém.
