Um exclusivo Hispano Suiza H6C Nieuport-Astra Torpedo de 1924 recebeu, este verão, o prémio “Best of Show” no 74º Concurso de Elegância de Pebble Beach
Trata-se de uma unidade totalmente personalizada, que foi uma encomenda direta à Hispano Suiza de André Dubonnet, aviador, piloto de automóveis, inventor e empresário
- Atualmente, este modelo faz parte da coleção privada de Penny e Lee Anderson Sr.: “Este é o melhor galardão que se pode obter no mundo do colecionismo de automóveis”
Um exclusivo Hispano Suiza H6C Nieuport-Astra Torpedo, de 1924, recebeu, este verão, o prémio Best of Show no 74º Concurso de Elegância de Pebble Beach.
Esta é a terceira vez que a Hispano Suiza conquista a máxima distinção no evento mais prestigiado do colecionismo automóvel nos EUA., um país com que a marca mantém um vínculo histórico.
O espírito inovador e artesanal daquele modelo continua vivo, hoje, na gama de hypercars elétricos da marca, encabeçada pelo avançado Carmen Sagrera: um exclusivo veículo com 1114 cv, apresentado no ano passado, por ocasião do 120º aniversário da empresa. Completam-na os modelos Carmen e Carmen Boulogne, dois hiperdesportivos que combinam design, luxo e prestações ao mais alto nível.
A história de um modelo único
O Hispano Suiza H6C Nieuport-Astra Torpedo de 1924 conquistou o Best of Show no Concurso de Elegância de Pebble Beach, o mais prestigiado encontro do colecionismo automóvel a nível mundial. Este emblemático modelo, criado sob encomenda do aviador e piloto André Dubonnet, sintetiza os valores que distinguiram a Hispano Suiza desde as suas origens: inovação técnica, leveza revolucionária, e um design elegante e único, que transcende o tempo, e pelo qual os atuais modelos da marca continuam a ser reconhecidos em todo o mundo.
Enquanto piloto de competição, Dubonnet procurava um automóvel que fosse competitivo e resistente, mas, também, elegante, capaz de se destacar num ambiente marcado pela enorme rivalidade nas corridas mais populares do momento, como a lendária Targa Florio, uma das provas de resistência mais exigentes da época. Com este objetivo, recorreu à Hispano Suiza, que, em colaboração com o fabricante aeronáutico Nieuport-Astra, criou uma versão que passaria à história com o nome de “Tulipwood Torpedo”, devido à sua utilização extensiva de madeira, e à singular forma da sua carroçaria.
A base do modelo foi um chassis Hispano-Suiza H6C, equipado com um motor de oito litros com árvore de cames à cabeça, correspondente ao então novo Type Sport. Na sua configuração surbaissé (rebaixada), incorporava um radiador mais baixo que em outros H6C, e um depósito de combustível maior, concebido para enfrentar com garantias os exigentes ralis de resistência.
Sobre esta base foi montada uma carroçaria de inspiração aeronáutica, fabricada pela Nieuport-Astra, construída com finíssimas tiras de mogno de apenas 3 milímetros, montadas mediante milhares de rebites de alumínio, e envernizadas à mão. O resultado foi uma estrutura extraordinariamente leve – apenas 70 kg –, um feito revolucionário numa época em que o habitual eram estruturas com materiais mais pesados. Graças a esta inovação, o automóvel não só se destacava pela sua elegância, como também permitiu a Dubonnet competir lado-a-lado com outras marcas e terminar numa meritória sexta posição na Targa Florio, e na quinta na Coppa Florio.
Após a sua utilização em competição, Dubonnet adaptou-o para o seu uso em estrada com para-brisas, faróis e outros detalhes. Pouco mais tarde, decidiu vendê-lo, e o modelo trocou de mãos frequentemente entre colecionadores de diferentes partes do mundo. Apesar de ter sido ligeiramente danificado na II Guerra Mundial, e devido à passagem do tempo, o seu estado original foi conservado. Por este motivo, não foi surpresa que, em 2022, fosse leiloado por um valor recorde.
Uma relação especial com os EUA
Não é a primeira vez que a Hispano Suiza triunfa em Pebble Beach: a marca foi já reconhecida em duas ocasiões anteriores. Este terceiro galardão confirma a paixão dos colecionistas e entusiastas norte-americanos pela Hispano Suiza, num país que, historicamente, mostrou fascínio pelos seus modelos exclusivos, pelo seu carácter artesanal, e pela sua estética intemporal. O modelo foi inscrito pelos seus atuais proprietários, Penny e Lee Anderson Sr., residentes em Naples, Florida, reconhecidos colecionadores de barcos de automóveis, que o adquiriam após ficaram cativados pela elegância do veículo, e pelo inovador uso da madeira que o distingue.
O ADN Hispano Suiza, de ontem até hoje: um legadoque transcende o tempo
O prémio obtido na Califórnia realça um legadoque continua plenamente vivo. Esse espírito inovador, artesanal, etecnologicamente avançado, sustentado num ADN de design intemporal, continua plenamentevigente na Hispano Suiza atual, conservando a capacidade de criar modelosadaptados ao gosto e às preferências do proprietário. A sua gama de hypercarselétricos, formada pelos exclusivos Carmen, Carmen Boulogne e Carmen Sagrera,integra tecnologias derivadas da competição, estabelecendo-os como autênticas referênciasem termos de design, inovação e luxo no seio do panorama automobilísticointernacional.
Uma vez mais, a Hispano Suiza demonstra que averdadeira elegância é intemporal. A sua história une passado, presente e futuronuma mesma visão: a de uma marca que, ontem como hoje, continua a ser sinónimode exclusividade, inovação e design emblemático.
Sobre a Hispano Suiza
A Hispano Suiza é uma histórica marca de automóveis espanhola, propriedade de quatro gerações da família Suqué Mateu. A Hispano Suiza Fábrica de Automóviles S.A. foi fundada, em Barcelona, em 1904, por Damián Mateu, com a ajuda do diretor técnico e engenheiro Marc Birkigt, também sócio dla empresa. Entre 1904 e 1946, a Hispano Suiza fabricou mais de 12 000 veículos de luxo de altas prestações, e 50 000 motores de avião.
Em 2019, a marca ressurgiu pela mão do bisneto do fundador, Miguel Suqué Mateu, que continua a preservar o seu legado, aportando ímpeto e dinamismo com uma clara vocação de futuro e permanência. Sergio Martínez Campos, CEO da Hispano Suiza, juntamente com a equipa diretiva, continua a impulsionar o legado e a evolução da marca rumo ao futuro.
Em 2024, como celebração dos seus 120 anos de história, foi apresentado o Carmen Sagrera, o veículo que completa a gama de hypercars elétricos, juntamente com o Carmen (2019) e o Carmen Boulogne (2020). O Sagrera redefine o conceito Gentleman Driver, e marca a futura linha de design da marca. A Hispano Suiza continua a trabalhar para oferecer veículos exclusivos, de altas prestações, e com infinitas possibilidades de personalização, para clientes que procuram a excelência, tanto através dos hypercars, como de experiências únicas.
