Vendas nacionais de automóveis em julho: Stellantis é o grupo líder em Portugal, Peugeot é a marca n.º 1, Peugeot 208 é o modelo mais vendido

  • Grupo liderou o mercado nacional em todos os domínios no mês de julho, em Vendas Totais, nos Veículos de Passageiros (VP) e nos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), com um total de 5.192 matrículas e uma quota de 24,3%.
  • A marca Peugeot foi líder em todas as frentes no mês de julho com 2.289 unidades e 10,7% do mercado VP+VCL, registando um crescimento de 10,9% nas suas vendas.
  • O automóvel mais vendido em julho em Portugal foi o Peugeot 208 (589 unidades). No acumulado do ano os três modelos mais vendidos são da Stellantis: Peugeot 2008 (5.257 unidades), Peugeot 208 (4.370) e Citroën C3 (4.057).
  • Grupo também lidera as vendas nacionais de automóveis 100% elétricos em julho e no acumulado de 2026 em todas as vertentes do mercado BEV: VP+VCL, VP e VCL.
  • No acumulado do ano, a Stellantis mantém-se como grupo líder quer no mercado total (VP+VCL), quer em VP e em VCL, com 44.135 unidades, e uma quota de 25,2%.

A Stellantis mantém-se líder do mercado automóvel nacional em todas as suas frentes, tendo reforçado esse estatuto no mês de julho. O Grupo voltou a ser n.º 1 no mercado nacional entre os Veículos de Passageiros (VP), entre os Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) e no seu conjunto em termos de Vendas Totais (VP+VCL).

Segundo os dados da ACAP agora divulgados, a Stellantis comercializou um total de 5.192 veículos (VP+VCL) no mês, alcançando uma quota de 24,3%, tendo aumentado as suas vendas em 8%, 2 p.p. acima do crescimento do mercado.

O grupo liderou igualmente o segmento VP com 3.604 matrículas e teve o mesmo domínio no segmento VCL, onde somou 1.588 furgões vendidos, aqui alcançando 49,9% (metade) do mercado. Este último resultado assenta, em particular nos veículos produzidos na Fábrica Stellantis de Mangualde, das marcas Citroën, FIAT Professional, Peugeot e Opel.

Decorridos os primeiros sete meses do ano, o Grupo Stellantis mantém-se como líder destacado em todas as frentes do mercado nacional em 2026:

  • Soma 44.135 unidades vendidas no mercado Total (VP+VCL), volume que lhe garante mais de um quarto do mercado nacional de veículos novos (25,2% de quota);
  • No mercado de Passageiros acumula 35.983 matrículas, para uma quota de 23,2%,
  • No mercado VCL as vendas ascendem a 8.152 furgões, para uma robusta quota de 41,1%.

Peugeot: marca mais vendida em julho e no acumulado do ano

Peugeot foi a marca líder em todas as frentes no mês de julho com 2.289 unidades 10,7% do mercado VP+VCL, tendo registado um aumento das vendas 10,9% vs os 6,3% de crescimento do mercado.

A marca do Leão foi igualmente líder no mercado VP, com 1.529 unidades, e no VCL com 760 unidades.

Sublinhe-se que no mês de julho, cinco marcas da Stellantis cresceram acima da evolução do mercado. Além do salto de 10,9% da Peugeot, também a Citroën viu as suas vendas crescerem 13,0%, tal como a Fiat (+8,6%) e a DS Automobiles (+25,0%). Por seu turno, a Leapmotor foi a marca que mais cresceu (+507,5%) no Top-50 das principais  marcas do mercado, em comparação com o período homólogo.

No acumulado do ano, a Peugeot mantém-se como a marca líder no mercado total (VP+VCL), VP e VCL com 18.489 unidades e uma quota de 10,6%. Por setor do mercado, é também líder em VP, com 14.875 unidades, e o mesmo em VCL, com 3.614 unidades.

Peugeot 208 foi o automóvel preferido dos portugueses em julho

O Peugeot 208 liderou as vendas de automóveis em Portugal em julho de 2026, ao registar 589 matrículas.

Já no conjunto dos primeiros sete meses de 2026, o top-3 dos modelos mais vendidos no País pertence à Stellantis e mantém-se inalterado:

  • 1.º Peugeot 2008: 5.257 unidades matriculadas, mantendo-se como o automóvel e o SUV preferido dos clientes nacionais;
  • 2.º Peugeot 208: 4.370 matrículas acumuladas
  • 3.º Citroën C3: 4.057 matrículas acumuladas.

Nos VCL, o furgão mais vendido continua a ser o Peugeot Partner, produto com o selo “Made in Mangualde” que se mantém como a referência entre os clientes profissionais, registando agora um acumulado de 3.108 unidades.

Oferta BEV da Stellantis lidera o mercado de emissões zero

Mantendo uma estratégia de aumento da oferta de modelos de elevada eficiência e com emissões zero, transversal ao seu conjunto de marcas de automóveis e de furgões 100% elétricos, a Stellantis voltou a liderar o mercado BEV em julho de 2026.

O Grupo matriculou 1.807 unidades BEV, liderando o mercado Total, com uma quota de 27%, registando um importante crescimento de 128%, face aos 72% do mercado. O Grupo foi também líder entre os VP, com 1.037 unidades, e entre os VCL, com 770 unidades, para uma quota de 70,3%.

Peugeot e a Citroën foram, respetivamente, as duas marcas generalistas que mais BEV comercializaram no mês em análise.

O cenário repete-se no acumulado do ano, com o Grupo a liderar todas as vertentes do mercado 100% elétrico, com um total de 9.844 unidades e uma quota de 22,1%, assim divididos, 7.387 VP e 2.457 VCL.

De realçar que o Fiat Topolino foi o quadriciclo mais vendido em julho, alcançando 29,2% de quota de mercado, com as 71 unidades matriculadas. Logo atrás ficou o Citroën Ami, com 59 unidades e 21,2% de quota, proposta de mobilidade que continua à cabeça das vendas no acumulado do ano neste subsegmento, somando 288 unidades vendidas e uma fatia de 23,5% do mercado. O Topolino já ocupa a 3.ª posição, com 205 unidades e 16,7% de quota.

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter