- Dobradinha dos TR010 HYBRID garante oitavo título mundial de fabricantes
A TOYOTA RACING assegurou o Campeonato do Mundo de Fabricantes FIA WEC 2026 após uma dobradinha nas 6 Horas de Barcelona, penúltima ronda da temporada. Com este resultado, a equipa conquistou a sua quarta vitória do ano e garantiu o oitavo título mundial de fabricantes da sua história, na primeira época da nova era TOYOTA RACING.
Num fim de semana marcado por condições difíceis no Circuito de Barcelona-Catalunya, o TR010 HYBRID #8 venceu a corrida depois de partir da segunda posição da grelha, enquanto o TR010 HYBRID #7 completou a festa da equipa ao terminar em segundo lugar, apenas 0,583 segundos atrás. A base deste resultado foi construída numa primeira hora de corrida particularmente forte. Aproveitando as condições variáveis da pista e a estratégia acertada com pneus de chuva, ambos os Toyota rapidamente assumiram o controlo da prova. Apesar de uma intervenção do Safety Car nas duas horas finais, os TR010 HYBRID mantiveram o ritmo, registaram as voltas mais rápidas e reconstruíram a vantagem até à bandeira de xadrez.
Com este resultado, a TOYOTA RACING fecha antecipadamente a luta pelo título mundial de fabricantes e reforça uma época de sucesso, na qual já conquistou vitórias nas 24 Horas de Le Mans e nas 6 Horas de Fuji. A decisão do campeonato de pilotos ficará agora reservada para a ronda final da temporada, as 6 Horas de Monza, que se disputam a 8 de novembro
6 Horas de Barcelona – Resultado
1.º #8 TOYOTA RACING – 198 voltas
2.º #7 TOYOTA RACING – +0,583s
3.º #50 Ferrari AF Corse – +39,725s
4.º #38 Cadillac Hertz Team Jota – +52,811s
5.º #83 AF Corse – +53,353s
6.º #12 Cadillac Hertz Team Jota – +1m20,751s

