» A Speedy Motorsport inicia a temporada 2024 do Campeonato de Portugal de Velocidade / Iberian Supercars, com quatro carros
» O Circuito de Jerez de la Frontera irá ser palco de da jornada inaugural com 42 carros inscritos
» Com dois novíssimos Toyota Supra GT4 EVO, um Porsche 981 Cayman GT4 CS e um Porsche 718 Cayman GT4 RS CS a Speedy procura manter-se na senda das vitórias e dos títulos
A Speedy Motorsport é sinónimo de sucesso e desde a sua criação, em 2015, que tem colecionado triunfos e títulos nas mais variadas competições. A equipa sediada na Maia faz questão de se bater com as melhores estruturas do panorama nacional e internacional. Assim, não é surpresa que esteja presente na primeira jornada do ano do Campeonato de Portugal de Velocidade e do Iberian Supercars.
Para esta época, a Speedy apresenta-se com uma aposta reforçada, estando na luta em quatro frentes, com quatro carros. Na categoria GT4 Pro, irá estrear o novíssimo Toyota Supra GT4 EVO, que terá ao volante o regressado César Machado e o jovem Jan Durán. Também aos comandos de um Supra GT4 EVO estará Luís Pedro, que competirá na categoria GT4 Bronze. Os irmãos André e Miguel Nabais estarão inseridos na categoria GT4 AM com um Porsche 718 Cayman GT4 RS CS e, por fim, Andrius Zemaitis estará aos comandos de um Porsche 981 Cayman GT4 CS na categoria GTX.
César Machado e Jan Durán formam uma das duplas mais interessantes desta época. Machado regressa à competição depois de um longo período afastado das pistas a tempo inteiro, tendo feito algumas incursões pontuais. Ao seu lado terá o jovem espanhol Durán, de 16 anos, que se evidenciou no ano passado, tornando-se no mais jovem piloto a vencer na categoria GT4, em Espanha. O objetivo passa por lutar por vitórias e pelo título.
César Machado não escondeu a felicidade por regressar às pistas, numa competição que promete ser intensa e muito renhida: “Estou muito contente por este meu regresso, depois de alguns anos parado. A grelha de partida é de luxo, tanto em quantidade como em qualidade, mas o objetivo é o mesmo de sempre. Estão reunidas todas as condições para lutar pela vitória em cada corrida e trazer o título no final para casa!”
Jan Durán está ávido de continuar a sua evolução como piloto e mostrou-se radiante por iniciar esta caminhada na Speedy Motorsport: “Estou muito feliz e desejoso de começar esta época com a minha nova equipa, a Speedy Motorsport e o meu colega de equipa César Machado! Será também uma nova experiência tanto para a equipa como para nós, pois vamos estrear o Toyota Supra GT4 EVO no campeonato. A grelha será forte, pelo que vamos trabalhar arduamente para atingir todos os objetivos para a época”.
O segundo Toyota Supra GT4 EVO estará nas mãos de Luís Pedro. Já com experiência nas pistas, especialmente em corridas com carros clássicos, Luís Pedro enfrenta um novo desafio este ano, com a sua participação na GT4 Bronze, a solo. Luís Pedro pretende adaptar-se rapidamente à sua nova máquina, evoluindo a cada prova e tirando proveito deste espetacular campeonato: “Participar ao lado dos nomes mais sonantes da velocidade, na competição que é a ‘primeira divisão’ do automobilismo nacional é uma honra e a concretização de um sonho. Parto com o objetivo de ser competitivo e de aproveitar ao máximo todos os momentos deste campeonato.”
Os irmãos André e Miguel Nabais querem dar seguimento à boa época de estreia que rubricaram no ano passado. Mantendo-se na Speedy Motorsport, a dupla pretende consolidar os ensinamentos da época transata e lutar pelo título nos GT4 AM.
André Nabais reforçou a vontade de manter a trajetória ascendente, sempre focado no título na sua categoria: “Mais um ano de competição que terá como principal objetivo continuar a aprendizagem neste mundo do Automobilismo e da Velocidade. Tencionamos melhorar o andamento, ser competitivos na nova categoria e atacar o título”.
O irmão Miguel está em sintonia. O trabalho de preparação para esta época dá ainda mais confiança a esta dupla que, apesar de ainda estar a ganhar experiência, não abdica da ambição: “Estamos extremamente animados para começar esta temporada. Trabalhamos duro na preparação e estamos prontos para enfrentar os desafios que virão, tendo como principal objetivo a conquista do título de GT4 AM. Queremos agradecer a todos os nossos patrocinadores e equipa pelo apoio contínuo”.
Andrius Zemaitis é já uma cara bem conhecida das corridas nacionais e ibéricas. A participação nesta competição acabou por ser decidida em cima da hora, mas o cartaz de luxo tornou-se demasiado apelativo e Zemaitis não quis faltar. Apesar de não colocar a fasquia demasiado alta, irá estar focado em ser o mais competitivo possível, sem nunca descurar a diversão: “Tomei a decisão final de regressar ao Campeonato Supercars há apenas alguns dias, quando soube da dimensão da grelha. Agradeço à Speedy Motorsport por permitir juntar-me a eles para a época de 2024. O objetivo para esta época é apenas divertir-me e desfrutar de alguns dias de folga do trabalho. Se conseguirmos algumas vitórias, será apenas um bom bónus”.
O maestro desta bem afinada orquestra é Pedro Salvador. O chefe de equipa da Speedy está ciente do desafio que tem pela frente, mas a confiança que tem neste lote de pilotos é grande:
“ A Speedy Motorsport tem por hábito lutar pelos primeiros lugares e pelos títulos. Em 2024 isso não muda e a ambição é cada vez maior, agora com um leque de pilotos alargado, onde a experiência, a juventude e a irreverência aparecem misturada de forma muito interessante. Estamos nas quatro frentes deste CPV / IS e estamos preparados para levar os nossos pilotos aos seus objetivos. O primeiro fim de semana, com 42 carros, mostra bem a vitalidade e o crescimento desta competição. Traz também desafios extra, com muitos carros em pista. Será fundamental uma postura agressiva, mas inteligente, à imagem da equipa. Estamos confiantes de que sairemos de Jerez satisfeitos com a nossa performance.”
A ação em pista tem início no sábado, com os treinos-livres e qualificações, sendo as corridas disputadas no domingo. Pode seguir tudo o que acontece através das redes sociais oficiais, onde serão transmitidas as corridas (09h25 e 14h35) em direto, que serão também difundidas na A Bola TV.