Raúl Vilarinho (Cadete), Mateus Gomes (X30 Mini), Artur Loureiro (X30 Mini U10), Duarte Alves (Júnior), Santiago Alves (X30 Sénior), Luís Alves (KZ2), Nuno Portela (KZ2 Master) e Pedro Valério (X30 Super Shifter e Gentleman) são os novos Campeões de Portugal de Karting, após a quinta e última prova do campeonato, disputada este fim de semana no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).
As emoções foram bem fortes na quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting Toyota com a decisão dos novos campeões nacionais a ser repleta de competitividade. No traçado bracarense, as várias corridas foram um espetáculo, novamente com a incerteza quantos aos vencedores a ser mantida praticamente até à amostragem da bandeira xadrez, dizendo bem do êxito que foi um campeonato que se iniciou em Viana do Castelo e depois prosseguiu pelos circuitos de Portimão, Castelo Branco, Baltar e, por fim, em Braga.
Categoria X30 Sénior
Na categoria X30 Sénior, disputada por 16 pilotos, Diogo Caetano (Birelart) começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 52,872s, e depois venceu as duas mangas de qualificação, garantindo assim a pole-position para a Pré-Final. Contudo, Anis Tazi (Birelart) triunfou na corrida matinal de domingo, logo na frente do espanhol Marco Fernández (KR) e de João Barros (LN). A derradeira corrida do campeonato, disputada em 18 voltas, teve três candidatos ao título em luta direta pela vitória: Santiago Alves (TBKart), Anis Tazi e António Macedo (CRG). Aos 17 anos, Santiago Alves venceu a Final de Braga e sagrou-se campeão nacional da categoria X30 Sénior, depois de em 2025 ter sido vice-campeão nacional, na emocionante decisão no Bombarral. A família Alves tem agora dois campeões nacionais, já que o irmão mais velho de Santiago, Nuno Alves, foi campeão da categoria Juvenil, em 2001 e 2002.
Na Final minhota, Marcos Fernández foi o 2.º classificado e Lourenço Inácio (TBKart) confirmou todo o seu potencial com o 3.º lugar, estreando-se nos pódios do CPK após uma excelente recuperação. Também Solomon Hoffman (TBKart) e o jovem angolano Jorge Saraiva (KR) estiveram em destaque na corrida decisiva, subindo vários lugares até ao top 5, enquanto Anis Tazi e António Macedo (volta mais rápida da corrida) envolveram-se num toque e cederam posições já na segunda metade da Final, terminando logo atrás. Miguel Oliveira (KR) conseguiu recuperar até ao top 8, enquanto o jovem angolano Lucas Campos (KR) e Tomás Fernandes (TBKart) fecharam os 10 primeiros em Braga.
Categoria KZ2/X30 Super Shifter
Na categoria cujos karts estão equipados com caixa de velocidades, Luís Alves (TBKart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da KZ2 com o tempo de 50,949s e depois venceu a primeira manga de qualificação e foi segundo na segunda, assegurando a pole-position para a Pré-Final. Nesta corrida, o piloto de Guimarães voltou a ser o mais forte e garantiu a primeira posição na grelha de partida para a Final, tendo Mário Borges (Maranello) a seu lado. Nuno Quintanilha (IPK) e Afonso Barata (KR)) largaram logo atrás, da segunda linha.
Na corrida decisiva, disputada em 18 voltas, Luís Alves voltou a impor um ritmo muito forte e venceu de forma tranquila, já que Mário Borges, o seu principal adversário e com iguais aspirações ao título, foi forçado a abandonar à passagem da sétima volta. Luís Alves sagrou-se assim campeão nacional da categoria KZ2, depois de já ter conquistado vários títulos desde as categorias de formação. Um regresso vitorioso!
Nuno Quintanilha (IPK), sempre a evoluir, foi um tranquilo segundo classificado, enquanto o espanhol Jorge Illade (Intrepid) completou o pódio, na frente de Afonso Barata (KR) e Max Radeck (CRG), que encerraram o top-5.
O regressado Hugo Marreiros (Tonykart) obteve um positivo sexto lugar e o ‘rookie’ David Mello (IPK) foi sétimo e venceu a categoria KZ2 Master. João Nunes (Tonykart) garantiu a oitava posição, na frente de Pedro Valério (Kalikart) – campeão nacional X30 Super Shifter e Gentleman – e de Ricardo Sousa (Sodikart) – vencedor da categoria X30 Super Shifter Master –, que fechou o top-10 em Braga. Nuno Portela (Birelart) foi 11.º da geral, mas já tinha confirmado em Baltar o título de campeão nacional da categoria KZ2 Master.
Categoria Júnior
Duarte Alves (LN), líder do campeonato, venceu as duas mangas de qualificação, pelo que assegurou a pole-position para a Pré-Final. Nesta corrida, triunfou Leonor Rocha (TB Kart) e garantiu a primeira posição na grelha de partida da Final, tendo a seu lado Miguel Martins (KR), enquanto da segunda linha arrancaram Francisco Correia (CRG) e Duarte Alves.
Na Final, disputada em 16 voltas, Leonor Rocha começou na liderança, mas depois Francisco Correia passou para o comando na terceira volta, tendo, contudo, a piloto de Ponte de Lima regressado à primeira posição para não mais a largar até à bandeira xadrez, fazendo assim uma corrida de excelente nível e com mais uma vitória para o seu curriculum. Duarte Alves foi segundo classificado, suficiente para festejar mais um título de campeão nacional. O piloto de Penafiel fez um campeonato muito positivo e chegou a Braga praticamente para a consagração.
Tomás Carapucinha (LN), que arrancou da nona posição, foi recuperando lugares e conseguiu encerrar as presenças no pódio, na frente de Miguel Martins (KR) – que chegou a rodar na segunda posição – e Martim Acúrcio (Birelart), que fez uma prova positiva e fechou o top-5.
Vicente Rodrigues (KR) foi o sexto classificado, na frente de Miguel Barbosa (KR), Romeu Mello (TB Kart), Francisco Correia (CRG) – autor da volta mais rápida em 54,632s –, Francisco Sousa (DR), Santiago Barros (CRG) – que ainda rodou na segunda posição – e Francisco Iglésias (Birelart), respetivamente.
Categoria X30 Mini
A categoria X30 Mini teve 14 pilotos na pista de Braga e o líder do campeonato, Mateus Gomes, foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 59,979s. O britânico Harris Barber (KR) venceu as duas mangas de qualificação à geral, no sábado, e depois também triunfou na Pré-Final e na Final, no domingo, conseguindo a sua primeira vitória no Campeonato de Portugal de Karting Toyota. Na corrida decisiva, disputada em 13 voltas, Mateus Gomes (KR) terminou no 14.º lugar, mas garantiu o título de campeão nacional X30 Mini, culminando uma época memorável para o jovem piloto de 11 anos. O espanhol Matteo Rodríguez (FA) foi 2.º classificado na Final (com vitória entre os U10), logo seguido por Tomás Soeiro (DR), que terminou a época em excelente forma, subindo ao pódio na prova de Braga.
Duarte Rodrigues (TBKart) e Luís Fernandes (KR) fizeram excelentes recuperações na Final, rumo ao top 5, enquanto Artur Loureiro (TBKart) mostrou andamento para discutir a vitória com Harris Barber, mas foi penalizado por saída parcial dos corredores de partida, terminando no 6.º posto (com a volta mais rápida da corrida). Este resultado permitiu ao jovem piloto de Vila Nova de Gaia sagrar-se campeão nacional X30 Mini U10, depois dos títulos nacionais já conquistados na Iniciação e na Cadete. Guilherme Aguiar (TBKart) foi 7.º classificado da geral e ficou muito perto de um novo pódio nos U10, com Martim Gomes (Parolin), outro dos grandes protagonistas da época, a ser 8.º em Braga. Miguel Barbosa (KR) e João Diogo Barros (FA) completaram os 10 primeiros na derradeira prova do CPK.
Categoria Cadete
No sábado, Sviatoslav Mishin (KR) com uma vitória e um segundo lugar nas mangas de qualificação assegurou a pole-position para a Pré-Final. Nesta corrida, disputada hoje, venceu José Gonçalves (FA), tendo a seu lado na grelha de partida Manuel Miranda (FA), enquanto da segunda linha partiram Duarte de Deus (KR) e Raúl Vilarinho (TBKart).
Na corrida decisiva, disputada em 11 voltas, Manuel Miranda foi o primeiro líder e, mais tarde, Sviastoslav Mishin, tendo depois, à passagem da oitava volta, José Gonçalves passado para a liderança para não mais a largar até à bandeira xadrez.
Manuel Miranda, que fez uma excelente corrida, garantiu a segunda posição, na frente de Raúl Vilarinho, que completou o pódio e festejou o título de campeão nacional, na frente de Sviatoslav Mishin, que foi quarto classificado e de Rodrigo Carreira (KR), que fechou o top-5 em Braga.
Duarte de Deus (KR), que voltou a lutar pelos lugares do pódio, garantiu a sexta posição, na frente de Afonso Salgado (T Group), Aliaksandr Shlapunou (KR), Mauro Cubela (CS55), Esme Barret (TB Kart), Tomás Raposo (CRG) – autor da volta mais rápida em 1m02,326s –, Margarida Soeiro (DR), Breno Arruda (DR) e Otávio Amorim (KR), respetivamente.
