A Rampa da Arrábida, prova organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal, ficou marcada por uma grande jornada para a MNE Sport, que saiu da serra sadina com quatro pódios em cinco pilotos, a primeira vitória da época de José Carlos Magalhães no Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group e vários sinais claros de evolução coletiva.
Aos comandos do Peugeot 205 Rallye, José Carlos Magalhães dominou de forma imperial a competição reservada aos 1300, conquistando finalmente a vitória que há muito perseguia e dando um passo significativo rumo à conquista do vice-campeonato. Depois de uma época marcada por contratempos técnicos em momentos decisivos, o piloto e líder da MNE Sport conseguiu, na Arrábida, transformar em resultado todo o potencial já demonstrado.
“Foi um fim de semana fantástico para a MNE Sport e para todos nós. Foi muito produtivo e acho que compensou todo este ano de empenho. Estes resultados, com quatro pódios em cinco pilotos, mostram a dinâmica do trabalho feito e, acima de tudo, o empenho de todos no sentido de termos um 2027 ainda mais consistente”, afirmou José Carlos Magalhães.
Para o piloto do Peugeot 205 Rallye, esta vitória teve um sabor especial. Depois de ter estado muito perto do triunfo na Covilhã, de ter ficado pelo caminho em Santa Marta quando também discutia a liderança e de novo em Boticas quando estava na frente, a Arrábida trouxe finalmente o desfecho que há muito parecia anunciado.
“Procurava esta vitória já há algum tempo. Tive essa oportunidade na Covilhã, onde perdi por algumas milésimas, depois em Santa Marta e em Boticas também estava na luta quando surgiram problemas. Finalmente, depois de resolvidos todos estes pequenos problemas, que na verdade eram grandes, consegui este resultado. Fiquei muito, muito feliz”.
O andamento de José Carlos Magalhães foi claro ao longo do fim de semana, com o Peugeot 205 Rallye a mostrar fiabilidade, eficácia e competitividade. O piloto considera mesmo que o tempo alcançado na Arrábida terá sido uma das melhores marcas recentes entre os 1300 naquele traçado.
Também Salvador Coelho voltou a estar em excelente plano. O jovem piloto maiato levou o Toyota Yaris ao Top 3 da Divisão Turismo 1300 e terminou no quarto lugar da geral nas contas do Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group. Um resultado que o aproxima do terceiro lugar da tabela pontual do campeonato e que alimenta a possibilidade de a MNE Sport terminar a época com dois pilotos no pódio final.
“O Salvador fez o terceiro lugar na Divisão, com áreas já bastante melhores do que aquilo que vinha tendo. Fizemos ali um upgrade, inclusivamente fiz o Rally de Vizela com o carro para ajudar a melhorá-lo, e isso foi visível. Ele ficou já muito próximo dos tempos do Armando e dos pilotos da frente”, destacou José Carlos Magalhães.
O líder da MNE Sport não esconde a confiança no futuro do jovem piloto: “Com apenas 18 anos, o Salvador é um dos jovens com muito talento que estão na Montanha. Temos procurado apoiá-lo para que possa crescer e tornar-se mais uma certeza no futuro da modalidade”.
Paulo Oliveira, ao volante do Peugeot 106 XSi, voltou também a cumprir com consistência, terminando no quinto lugar da geral dos 1300. Num carro ainda em processo de evolução e menos adaptado a determinados tipos de rampa, o piloto continuou a crescer subida após subida, confirmando o caminho positivo que tem vindo a percorrer.
“O Paulo fez o que pôde, evoluiu subida a subida e fomos fazendo algumas alterações para que se sentisse mais confortável. Vai continuar nos 1300 com esta viatura, mas mais evoluída. O crescimento tem de ser feito grau a grau, para que cada piloto perceba o caminho certo e encontre as afinações que melhor se adaptam à sua forma de conduzir”, explicou José Carlos Magalhães.
No Super Challenge, Ivo Machado deu mais um motivo de satisfação à MNE Sport, levando o Fiat Punto 45S à vitória na Divisão SC-D. O resultado representa um prémio justo para a evolução que o piloto tem evidenciado ao longo da temporada e para a forma como abraçou este projeto dentro da equipa.
“O Ivo fez o que pôde e o que não pôde. É uma figura extremamente simpática, bem-disposta e alguém que nos faz crescer como pessoas dentro da equipa. Tem cumprido muito bem este desafio e espero que continue na nossa estrutura”, referiu o responsável da MNE Sport.
A jornada da Arrábida ficou ainda marcada pelo pódio de Fernando Salgueiro nos Clássicos, aos comandos do Ford Escort Mk2. Depois de ter estado ausente em Boticas devido à participação no Caramulo Motorfestival, o piloto do Caramuko Racing Team que tem o apoio técnico da MNE Sport regressou em bom plano, assinando uma exibição consistente e alcançando o terceiro lugar.
“Fez aquilo que normalmente faz. Penso que os tempos que alcançou estão entre os melhores que já conseguiu nesta rampa. Cumpriu, foi terceiro, ficou feliz e nós também ficámos satisfeitos. Foi mais uma boa exibição”, destacou José Carlos Magalhães.
No final, o balanço dificilmente poderia ser mais positivo para a MNE Sport: cinco carros à partida, cinco carros à chegada, sem qualquer anomalia, quatro pódios e uma vitória de enorme significado no Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group.
Foi uma jornada de afirmação coletiva, de confirmação do trabalho desenvolvido ao longo da época e de projeção para um futuro que José Carlos Magalhães quer cada vez mais sólido.
“A Arrábida foi perfeita. Todos os carros iniciaram e terminaram sem qualquer problema. Agora esperamos conseguir estar presentes no Caramulo, porque acho que faz sentido estarmos todos lá”, concluiu.
