- O Tridente terminou o campeonato em grande, com vitória de Louis e Philippe Prette na Corrida 2, à frente de Pirri/Rosina, vencedores na classe Prata. Potty ficou em primeiro lugar na Silver na Corrida 1, Yu Lee no Masters na Corrida 2. Bovy/van den Hengel também subiram ao pódio
O Maserati Corse terminou a ronda final da temporada de 2026 da GT2 European Series powered by Pirelli em grande estilo, no ano em que celebra o seu primeiro centenário no desporto automóvel. No circuito português, o Tridente conquistou cinco pódios nas diferentes classes na Corrida 1 (uma vitória, três segundos lugares e um terceiro lugar) e quatro na Corrida 2 (três vitórias nas respectivas categorias e um terceiro lugar), totalizando nove presenças no pódio.
O grande destaque do fim de semana foi a vitória absoluta na Corrida 2 da dupla de pai e filho Philippe e Louis Prette (LP Racing). Philippe, o piloto mais experiente, que disputou a ronda anterior, em Zandvoort, foi coroado campeão na classe Masters. Desta feita, com o título já garantido, alinhava na classe Pro Am. Pai e filho terminaram à frente de outra equipe da LP Racing, composta por Niccolò Pirri e Stefano Rosina. Na primeira corrida do dia, disputada durante a manhã, terminaram em terceiro lugar na classificação geral.
A Maserati, que marcou a presença de 4,6 km no circuito de Portimão com seis equipas, conquistou também a pole position nas duas sessões de qualificação, garantindo os dois primeiros lugares da grelha para a primeira corrida e as quatro primeiras posições para a segunda.
As Iron Dames, Sarah Bovy e Laura Van den Hengel, regressaram também a Portugal e subiram ao pódio nas respectivas classes. Antoine Potty (i4Race), depois de ter falhado na ronda anterior neerlandesa, regressou à competição e somou pontos em ambas as corridas: de manhã, conquistou o segundo lugar à geral (e primeiro na classe Silver). Thomas Yu Lee (LP Racing) venceu a classe Masters na Corrida 2. Roberto Pampanini e Mauro Calamia (DINAMIC Motorsport) também competiram em Portugal, terminando em quarto lugar na classe Pro Am na corrida da tarde.
O compromisso da Maserati Corse com este campeonato foi reforçado pela sua nomeação, pelo segundo ano consecutivo, como fornecedora oficial de viaturas do GT World Challenge Europe powered by AWS, com o Maserati GT2 Stradale e o MCPURA a desempenharem, respetivamente, as funções de Safety Car e Leading Car .
O Maserati GT2 estreou-se também em grande estilo no GT America powered by AWS, conquistando duas vitórias absolutas no Indianapolis Motor Speedway. Inscrito pela equipe Risi Competizione e pilotado por Peter Dempsey, o carro número 100 venceu ambas as corridas de 40 minutos, disputadas a 10 e 11 de outubro.
Na grelha de partida da Corrida 1, disputada no domingo de manhã , os Maserati GT2 ocuparam a primeira linha, com Potty na pole position e Pirri a partir do segundo lugar. A dupla da frente arrancou bem, com o jovem italiano Pirri a responder de imediato com uma excelente ultrapassagem para o defensor na segunda posição. No meio da corrida, a entrada do Safety Car desencadeou uma intensa sucessão de paragens nas boxes. Não recomeço, os carros do Tridente proporcionaram um verdadeiro espetáculo. Na classificação geral, Potty terminou em segundo lugar, com Philippe e Louis Prette a ocuparem o terceiro degrau do pódio e Pirri/Rosina a terminarem em quarto. Na classe Silver, Potty conquistou a vitória, com Pirri/Rosina garantiram o segundo lugar. No Pro Am, os Prette cortaram a meta na segunda posição, tendo as Iron Dames Laura Van den Hengel e Sarah Bovy terminado em terceiro. Na classe Masters, uma prestação sólida permitiu a Yu Lee alcançar o segundo lugar.
Na segunda corrida, disputada no domingo à tarde, a Maserati garantiu as duas primeiras linhas da grelha após uma excelente qualificação: Louis Prette na pole position , seguido de Potty, Calamia e Rosina. Numa corrida repleta de reviravoltas, o Tridente alcançou resultados expressivos. Louis e Philippe Prette conquistaram a vitória absoluta, à frente de Pirri/Rosina, que venceram na respectiva classe (com Potty a terminar em terceiro). Yu Lee protagonizou uma boa recuperação e triunfou na classe Masters, encerrando um fim de semana continental para a Maserati.
Vincent Biard, Head da Maserati Corse : ” Este final de temporada é a melhor forma de comemorar mais um ano marcante para o Maserati GT2, num ano em que a Maserati assinalou 100 anos de história no esporte automóvel. É motivo de grande orgulho para nós ver tantos carros e equipamentos diferentes a competição ao volante do Tridente. Os resultados alcançados aqui, em Portimão, confirmam mais uma vez a competitividade do Maserati GT2 e a sua capacidade de se afirmar como uma referência, com equipamentos e pilotos de diferentes proveniências. A par do terceiro título consecutivo de Philippe Prette, estes resultados são o reconhecimento do compromisso da Maserati Corse. Acreditamos firmemente na GT2 European Series e continuamos a crescer neste campeonato, consolidando o GT2 e visando o futuro com o desenvolvimento do Project GT4 ”.

