Após uma espetacular recuperação, Jean-Éric Vergne terminou no terceiro lugar do pódio na primeira das duas corridas em Portland (EUA).
Stoffel Vandoorne também conquistou pontos preciosos ao terminar em nono lugar.
DS Automobiles e PENSKE AUTOSPORT ascendem ao terceiro lugar na classificação de Equipas.
O Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E está este fim de semana em Portland (EUA) para cumprir a 13ª e 14ª rondas da 10ª temporada. Para os pilotos da DS PENSKE, o objetivo na primeira das duas corridas americanas era avançar na classificação geral após uma qualificação complicada.
Ao volante dos DS E-TENSE FE23, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne estiveram em grande forma. Saindo do 14º lugar da grelha, Vergne fez uma excelente recuperação na segunda metade da corrida. Depois de ter liderado a corrida no início, JEV terminou num fantástico terceiro lugar, conquistando o 36º pódio da sua carreira e o 51º para a DS Automobiles. Também Stoffel progrediu na classificação, passando do 16º para o nono lugar.
Somando 17 pontos, o desempenho dos pilotos da DS PENSKE permitiu à equipa franco-americana ascender ao terceiro lugar do campeonato de Equipas. Um excelente desempenho, quando faltam apenas três jornadas.
Quanto à classificação dos pilotos, JEV mantém-se em sexto lugar, mas a apenas 24 pontos do ‘top 3’. O Campeão do Mundo de 2018 e 2019 mantém, assim, todas as possibilidades para subir ao pódio no final da época.
A competição prossegue hoje, domingo, em Portland, com a realização da 14ª das 16 corridas que compõe a presente época.
Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance:
“Foi um dia incrível e emocionante, que começou com algumas dificuldades e acabou por ser particularmente positivo. A qualificação foi difícil, pois os dois pilotos depararam-se com obstáculos durante as suas melhores voltas. Apesar disso, sabíamos que éramos rápidos nesta pista e que tudo era possível, o que acabou por acontecer. Partindo do 14º lugar, JEV levou o seu DS E-TENSE FE 23 ao terceiro lugar final, graças a uma condução extraordinária e a uma estratégia inteligente. Este brilhante terceiro lugar representa praticamente uma vitória no cômputo geral. Stoffel também realizou uma boa corrida. Tendo partido do 16º lugar da grelha, o piloto belga terminou em nono. Os nossos pilotos garantiram uma excelente pontuação em ambos os campeonatos. Agora estamos concentrados na segunda corrida, que será crucial para o campeonato.”
Jean-Éric Vergne, Campeão de Fórmula E em 2018 e 2019:
“Estou verdadeiramente feliz com o resultado desta corrida. Quando olhamos para a posição de partida, podemos dizer que fizemos uma excelente recuperação. Penso que fizemos exatamente a jogada certa. Graças à nossa terceira posição, somámos pontos importantes, o que permite à equipa regressar ao terceiro lugar no Campeonato de Equipas. Vamos continuar a dar o nosso máximo na segunda corrida.”
Stoffel Vandoorne, Campeão de Fórmula E em 2022:
“Depois das dificuldades na qualificação, que não representaram o nosso verdadeiro potencial, reagimos bem na corrida. Para recuperar, tivemos de ser eficientes, especialmente em termos de estratégia, utilizando os ‘Attack Modes’ no momento certo. Embora pense que poderíamos ter tido um resultado melhor no sábado, não podemos esquecer que conseguimos pontos importantes para o campeonato. Agora estamos concentrados na corrida de domingo.”