Luís Oliveira vence Enduro Sprint de Viana na ponta final

Foi mesmo no ‘cair do pano’ que Luís Oliveira venceu o Enduro Sprint de Viana do Castelo, batendo Rúben Ferreira por menos de 1 segundo.

Com mais de uma centena e meia de pilotos presentes, o Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha seguiu neste domingo em Viana do Castelo, com a terceira rodada das cinco agendadas no calendário 2024 desta competição.
O Moto Clube Foz do Lima estreou na organização de provas do Campeonato Nacional de Enduro Sprint com uma boa corrida, desenhando um percurso bem conseguido de 18 km, incluindo as duas especiais por volta, estas um tanto curtas e trabalhosas. A chuva caída na véspera, bem absorvida pelo piso, permitiu ter no domingo um terreno que proporcionava boa tração e estava livre de poeira.

O cenário estava montado para grandes lutas nas diversas classes, como se viu na Elite, categoria que Rúben Ferreira (Beta) liderou durante praticamente toda a prova, sempre perseguido por Luís Oliveira (Yamaha), até que, mesmo na última passagem, Oliveira conseguiu impor-se para vencer com menos de um segundo (0,95s) de vantagem sobre o rival. Gonçalo Reis (GasGas) subiu ao lugar mais baixo do pódio, a 55s do vencedor, com Renato Silva (Beta) e Bruno Charrua (GasGas) fechando o top 5.

Destaque também para o retorno às vitórias de Rita Vieira (Yamaha), em grande forma na classe Feminina, batendo Joana Gonçalves (Husqvarna) por 9 segundos e quebrando a série invicta da líder do campeonato. Mariana Afonso (KTM) foi a terceira. Também nos Super Veteranos, Cláudio Belchior (KTM) entrou na liça para interromper a série vitoriosa de Albano Mouta (GasGas), que terminou em 2º lugar à frente de João Moreira (GasGas), o mesmo acontecendo na Promoção, com Luís Brandão, que havia vencido as rodadas anteriores, a estar ausente em Viana e assim facilitar a tarefa de Lucas Cêpa (Fantic), que venceu na frente de Hugo Matos (GasGas) e José Batalim (Beta).

Nos Veteranos, Hélder Ribeiro (KTM) repetiu o triunfo obtido na Figueira da Foz, seguido por José Silva (Beta) a escassos 3,2s e por Carlos Pedrosa (Fantic).
Quem manteve sua invencibilidade na classe foi Luís Cardoso (Beta) em Verdes 2, enquanto na classe Verdes 1 acontecia o oposto, quando tivemos o terceiro piloto diferente vencendo este ano, desta vez Tomás Alves (GasGas).

O Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha prossegue a 17 de novembro em Penacova, antecedido, na véspera, pela quinta e penúltima prova do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar.

Fotos: Pedro Meira

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter