A prova de estreia do Campeonato Nacional de Motocross Feminino – Liqui Moly, em Aveiras de Baixo, teve em Bruna Antunes a vencedora das duas mangas.
Com o tempo a ajudar, a segunda ronda do Campeonato Regional de Motocross Centro-Sul – MX Ribatejo realizou-se este domingo, uma boa jornada de Motocross que integrou também a estreia do Campeonato Nacional de Motocross Feminino – Liqui Moly e, ainda, corridas pontuáveis para os Campeonatos Nacionais de MX50 e MX85.
A Campeã Nacional de Enduro Sprint, Bruna Antunes (GasGas), dominou amplamente o fim de semana na prova de MX Feminino desde o primeiro momento, vencendo ambas as mangas e entrando assim para a história do Motocross luso, ao tornar-se a primeira vencedora de uma prova do Campeonato Nacional de MX Feminino. Diana Murta (Husqvarna) secundou sempre a piloto de Sesimbra, subindo ao pódio no 2º posto, mas a luta pelo último degrau do pódio foi mais discutida. Ândria Sousa (Yamaha) começou por ocupar o 3º posto nas primeiras voltas, mas acabou batida por Bárbara Nunes (Yamaha), que ocuparia aquela posição até final. Na segunda manga, com Bruna Antunes e Diana Murta intocáveis na frente, a luta pelo terceiro posto travou-se entre Ãndria Sousa, Bárbara Nunes e Janaína Souza (Yamaha), sendo esta última que, após boa recuperação, viria a levar a melhor na segunda metade da corrida.
Com uma lista de participantes ainda reduzida (apenas 9 pilotos inscritas), esperam-se mais senhoras para a próxima ronda de MX Feminino, agendada para 28 de abril em Cortelha.
Quanto aos mais jovens, a primeira prova do Campeonato Nacional de MX85 contou com 18 inscritos e teve em Rafael Leonardo o vencedor das duas mangas, sempre secundado por Duarte Pinto, ambos em GasGas. Com Leonardo Gaio (Yamaha) e Bernardo Caiado (GasGas) a alternarem no 3º posto.
Entre o bem composto pelotão de 22 pilotos do Nacional de MX50, que cumpriam aqui a sua segunda ronda do ano, foi Edgar Salustiano (KTM) a dominar as duas mangas, com Santiago Pereira a terminar em segundo em ambas as ocasiões. Rodrigo Matos foi terceiro na manga inaugural, com Diego Loureiro a ocupar aquela posição na segunda manga. Quanto a Lucas Araújo, duplo vencedor da primeira jornada do Campeonato, na Carvoeira, sentiu mais dificuldades na pista mais ‘pesada’ de Aveiras de Baixo, com algumas quedas a impedirem-no de ir além do 8º e 6º lugares, respetivamente.
Classificações completas em www.penta-control.com
Fotos: Hugo David Photos