O piloto da Marinha Grande liderou de fio a pavio o primeiro dia do Constáliva Rallye Vouzela Viseu, terminando a primeira etapa com o tempo de 21m13,8s. Nas especiais da tarde deste sábado, o marinhense “sufocou” a concorrência, deixando o segundo classificado a 29,3 segundos.
Aos comandos de um Skoda Fabia Rally2 Evo, a dupla formada por Ernesto Cunha e Rui Raimundo evidenciou toda a sua classe nas especiais desenhadas em Vouzela e regressou ao parque fechado, instalado em Viseu, na liderança do Constáliva Rallye Vouzela Viseu.
Ernesto Cunha terminou a etapa inaugural com o tempo de 21m13,8s, tendo quase meio minuto de vantagem sobre o segundo classificado, o piloto de São Pedro do Sul, Carlos Matos, que divide o Skoda Fabia R5 com Ricardo Faria, 1m00,6s sobre os terceiros, na circunstância André Cabeças e Bino Santos, ao volante de um Ford Fiesta R5.
Na quarta posição terminou Paulo Carvalheiro, em Porsche 911 GT3 CUP e navegado por Dércio Carvalheiro, a 1m34,2s, relegando para o quinto posto Pedro Silva e Ricardo Moura, em Peugeot 208 Rally 4, a 1m44,8s.
Refira-se que o piloto da Marinha Grande começou o dia ao ataque, saltando para a liderança da prova do Gondomar Automóvel Sport, na primeira passagem pela especial de Penoita, evidenciando que estava na competição promovida pela Promolafões com o único propósito: vencer.
Quando ao Campeonato Start Centro de Ralis, Daniel Ferreira e Gonçalo Henriques foram os mais rápidos ao volante de um Mitsubishi Carisma GT, com o tempo de 23m02,2s. A acelerar em “casa”, João Marcelino, navegado por Marco Macedo, conduziu o Renault Clio RS ao lugar intermédio do pódio, a 22,5s. Já José Gomes, que faz equipa com José Azevedo aos comandos de um Honda Civic Type R, fechou o dia na terceira posição, a 23,6s do líder.
Relativamente ao Campeonato Promo de Ralis, a dupla formada por Tiago Pereira e Fernando Pereira foi a mais célere com o Citroën C2 R2, com o tempo de 24m04,9s. A formação João Araújo e Luís Araújo, num Ford Fiesta N5, terminou logo a seguir, a 22,8s, com Adruzilo Lopes e Vítor Hugo, em Skoda Fabia N5, a terminarem em terceiro, a 2m10,1s.
No Campeonato Start Centro de Ralis, João Marcelino e Marco Macedo foram os mais rápidos com o Renault Clio RS, com o tempo de 23m24,7s, enquanto José Gomes e José Azevedo, em Honda Civic Type R, foram segundos, a somente 1,1s de diferença. Pedro Pereira Jr. e Tiago Silva terminaram o dia no terceiro posto com o Renault Clio Rally 4/5, a 21,0s.
No Campeonato de Portugal GT de Ralis, Paulo Carvalheiro e Dércio Carvalheiro, em Porsche 911 GT3 CUP, chegaram ao fim do primeiro dia na liderança, com o tempo de 22m48,0s, com a dupla formada por Carlos Oliveira e Duarte Castro, em Porsche 997 GT3 CUP, a terminar em segundo, a 1m40,0s.
Na FPAK Júnior Team de Ralis, Ricardo Rocha e Gonçalo Palmeira conduziram o KIA Picanto GT ao topo da classificação, com 24m57,9s, relegando para a segunda e terceira posição, Afonso Costa/Frederico Meireles e Eduardo Santos/José Marques, ambos em viatura idêntica, a 24,5s e 1m17,7s, respetivamente. No KIA Rally Cup, a classificação é exatamente a mesma da FPAK Júnior Team de Ralis.
Finalmente, e no que diz respeito ao Clio Trophy Portugal, Pedro Pereira Jr., navegado por Tiago Silva, saíram vitoriosos no primeiro dia de prova, com o tempo total de 23m45,7s. A luta pela segunda posição teve momentos de grande expetativa, com Nuno Coelho e Jorge Carvalho, a 9,5s dos líderes, cabendo a Gil Antunes e Diogo Correia, fixarem-se no terceiro posto, a 9,8s do topo e a 0,3s do segundo posto.
Para amanhã, domingo, segundo dia de prova, serão disputadas também duplas passagens pelas classificativas de Povolide (7,10 km – 11h37 e 14h19) e Santa Eufémia (10,70 km – 12h02 e 14h44). Pelas 15h40, as equipas entram em parque fechado na Feira de S. Mateus, procedendo-se, posteriormente, à entrega de prémios no palco principal do certame.