“Clube Escape Livre – 40 anos de História e Aventura” apresentado em Coimbra

As celebrações dos 40 anos do Clube Escape Livre estenderam-se por um ano com várias iniciativas. A cerimónia decorrida no passado fim de semana nas instalações da Litocar Sul, em Coimbra, sublinhou este ano de comemorações com o lançamento do livro “Clube Escape Livre – 40 anos de História e Aventura”.
O lançamento da obra “Clube Escape Livre – 40 anos de História e Aventura” decorreu nas instalações da Litocar em Coimbra no passado dia 12 de setembro, exatamente o dia e o mês em que o clube foi fundado em 1986. Presentes estiveram o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, o vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda, António Fernandes, o presidente do Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio e João Cardoso, CEO do grupo Litocar.
Perante uma ampla audiência, o fundador do Clube Escape Livre lembrou os primeiros passos do clube e as dificuldades que uma agremiação do interior de Portugal experimentou para a sua afirmação. Recordou o caminho feito até aos dias de hoje e fez questão de salientar a equipa que o acompanha diariamente e todos aqueles que ao longo de 40 anos deram as mãos para solidificar o projeto que deixou de ser regional para adquirir âmbito nacional e até internacional.
Presentes estiveram, também, os autores da obra, António Catarino e José Manuel Costa. O primeiro é um amigo e colaborador da área editorial do Escape Livre há muitos anos. Jornalista alentejano radicado no Porto, desenvolveu vários trabalhos e foi figura de proa do jornalismo nacional dedicado ao automóvel e ao desporto motorizado. Foi ele quem se encarregou dos primeiros 30 anos de história plasmados na obra.
Por seu lado, José Manuel Costa tem uma carreira no jornalismo com a mesma idade do clube e sendo colaborador na área de conteúdos e comunicação do Clube Escape Livre, acabou encarregue dos últimos dez anos de história da associação da cidade mais alta. Um trabalho “gratificante” nas suas palavras nas quais foi acompanhado por António Catarino.
O livro é prefaciado por duas pessoas com ligação à história do Clube Escape Livre. A parte ligada aos primeiros 30 anos recebeu Hermínio Loureiro, a segunda que retrata os últimos dez anos de vida do clube acolheu Rui Ventura.
Esta cerimónia juntou-se a várias outras que sublinharam os parabéns a quatro décadas de vida do Clube Escape Livre. O primeiro evento foi o lançamento do vinho alusivo ao aniversário. Produzido pela Adega Beyra do reconhecido enólogo Rui Madeira, o Beyras Vinhas Velhas foi um enorme sucesso e sublinhou este aniversário com uma edição especial de 400 garrafas de vinho.
Depois, no dia 21 de fevereiro. o ilusionista Luís de Matos levou ao Teatro Municipal da Guarda um espetáculo onde foram agraciadas 40 personalidades e instituições que acompanharam o clube nesta caminhada.
O terceiro evento foi a exposição “40 anos do Clube Escape Livre” que esteve patente no Paço da Cultura, da Guarda, entre 29 de fevereiro e 15 de março. Foi possível ficar a conhecer a história, os prémios e comendas outorgadas ao clube e, muito particularmente, dois eventos que marcaram a história da Guarda, das Beiras e do país: o Land Rover Rota Histórica e o Rali da Guarda.
O lançamento do livro é a penúltima cerimónia antes do fecho deste ano de comemoração das quatro décadas de existência do Clube Escape Livre. O final da festa será na Guarda, no Centro Comercial La Vie, situado no centro da cidade mais Alta. Será feita a apresentação do livro aos guardenses e, paralelamente, será inaugurada uma nova exposição “40 anos do Clube Escape Livre.” Tudo acontecerá no dia 9 de outubro, ficando patente a exposição até ao dia 8 de novembro.
No final da cerimónia, Pedro Dias, secretário de Estado do desporto, declarou que “ficou evidente por todas as intervenções nesta cerimónia que o Clube Escape Livre possui excelência naquilo que faz para fazer jus ao seu lema. O seu trabalho ao longo de 40 anos foi muito além da sua missão no desenvolvimento do desporto e não só. E, por isso, temos de elogiar o trabalho do clube, do seu presidente, sempre dinâmico e dar os parabéns pelos 40 anos.”
Para António Fernandes, vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda “o Clube Escape Livre tem uma importância extrema, é já uma marca da cidade e projetou a Guarda e a região para fora das suas fronteiras. Os seus eventos levam a cidade consigo e trazem muita gente até nós, e a Guarda orgulha-se de ter este clube na cidade e no distrito.”
Por outro lado, para Rui Ventura, presidente do Turismo Centro de Portugal, os 40 anos do Clube Escape Livre traduzem “uma visão que, 40 anos depois, todos nós usamos para promover o Turismo. Luís Celínio e a sua equipa foram e são visionários. Isto é extraordinário e valoriza muito os produtos e as regiões do Centro. E dou um significativo exemplo: o Bucho! Muitos desconhecem o enchido tradicional, mas sobretudo, a história em redor dele, que com o raid todo-o-terreno realizado pelo clube é, hoje, muito mais conhecido.”

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter