Introduzida em 2019 a Superpole Race trouxe para cada etapa do campeonato do mundo Superbike 62 pontos em discussão e no arranque da sexta temporada com esse formato apenas cinco pilotos pilotando o feito de vencer as três corridas no fim de semana, um deles precisamente no arranque deste novo ano.
O primeiro membro do Clube dos 3 foi Álvaro Bautista e logo quando se estreou no campeonato, precisamente em 2019 . Chegado ao paddock do mundial de MotoGP para ocupar o lugar de Scott Redding na formação da Ducati o espanhol entrou a ‘matar’ no campeonato para concorrer 11 vitórias consecutivas e até hoje conseguiu 10 ‘hat-tricks’ para ser o piloto com maior número de triplas vitórias na história do campeonato.
Jonathan Rea foi quem se sagrou campeão do mundo em 2019 e depois do arranque demolidor de Álvaro Bautista o irlandês conseguiu o seu primeiro ‘hat-trick’ em Donington Park , o local onde o campeonato nasceu em Abril de 1988 . Rea conseguiu depois disso mais três ‘plenos’ em rodadas do campeonato, mas desde a rodada da Holanda de 2021 que não consegue atingir esse feito.
Melhor no registo total de ‘hat-trick’ é o turco Toprak Razgatlioglu . O bi-campeão do mundo conseguiu seus primeiros ’62 pontos’ em Donington 2022 e depois somou mais vitórias máximas, sendo que cinco em 2024 assinou quatro de forma consecutiva para se sagrar campeão do mundo de Superbike pela segunda vez em sua carreira.
Nesta lista de eleitos apenas um piloto ‘independente’ figura na mesma, Danilo Petrucci . Aquele que é o seu único fim de semana de domínio total foi alcançado com precisão em solo italiano, mais propriamente em Cremona no ano passado. Após uma longa e penosa recuperação devido a uma lesão o ex-piloto de MotoGP tornou-se no primeiro piloto ‘independente’ a conseguir a tripla vitória com os núcleos da Barni Racing Team .
O 22º ‘hat-trick’ na história do campeonato do mundo foi conquistado pela mão de Nicolo Bulega precisamente no arranque deste ano de 2025 . O jovem piloto da Ducati se uniu assim ao Clube do ‘Hat-Trick’ depois de um fim de semana de sonho e deixou antever mais momentos de sonho para um dos candidatos ao título mundial.
Será que em Portimão voltamos a ter um piloto para conquistar os 62 pontos em discussão?
Os bilhetes para a prova do Mundial Superbike estão à venda no site oficial do Autódromo Internacional do Algarve em: www.autodromodoalgarve.com