Campeonato de Portugal de Karting Toyota pleno de emoção no Bombarral

Mário Borges, Hugo Marreiros, Paulo Martins, Martim Meneses, Gabriela Teixeira, Téo Pelfrene, Artur Loureiro e Lana Pelfrene venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, no fecho da terceira jornada dupla que decorreu no KIRO- Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.

Os 75 participantes da terceira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota voltaram a brindar hoje os aficionados da disciplina com corridas muito intensas.

Na categoria X30, novamente com uma grelha de 23 pilotos, Santiago Alves (Parolin) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 45,803s. Na manga de qualificação, venceu Gabriel Caçoilo (LN), na frente de Tomás Gomes (TBKart), com ambos a partilharem a primeira linha da grelha de partida para a Final. Martim Meneses (DAP) e Santiago Alves largaram logo atrás, da segunda linha.

Na Final, disputada em 19 voltas, Gabriel Caçoilo aproveitou bem a pole-position para liderar a primeira volta, mas a partir daí Martim Meneses passou para o comando e não mais o largou até final, rubricando também a volta mais rápida em 46,088s. Foi a quarta vitória do jovem piloto madeirense numa categoria onde faz a sua estreia esta época.

Gabriel Caçoilo e Miguel Silva (Pantano) terminaram a discutir a segunda posição, tendo o primeiro acabado por levar a melhor, pelo que Miguel Silva, que arrancou do 8.º posto, foi um honroso terceiro classificado. João Faria (CRG) também esteve na luta pelos lugares do pódio, mas acabou por ser o quarto classificado, enquanto Tomás Gomes (TBKart) fechou o top-5, terminando logo a seguir Diogo Pinto (Maranello), Rodrigo Vilaça (Tonykart), Henrique Ventura Oliveira – que viu a bandeira xadrez no quinto lugar, mas uma penalização levou-o para o oitavo posto –, Martim Romão (DR) e Luís Aguiar (TBKart) que fechou o top-10. Francisca Queiroz recuperou do 22.º até ao 11.º lugar e venceu a classe feminina.

Categoria X30 Super Shifter

Hugo Marreiros (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Master com a marca de 43,823s. Na manga de qualificação, venceu Rodrigo Ferreira (Sodikart), na frente de André Serafim (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Henrique Cruz (Birel ART) e Hugo Marreiros (Sodikart) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 17 voltas, Rodrigo Ferreira aproveitou bem a pole-position para liderar as primeiras oito voltas, mas a partir daí Mário Borges (Maranello) assumiu o comando para não mais o largar até final, vencendo assim quer à geral quer na classe Sénior. Henrique Cruz, que foi um dos principais opositores de Mário Borges, garantiu a segunda posição à geral e na Sénior, tendo Rodrigo Ferreira completado o pódio à geral e na Sénior, na frente Joseph Oliveira (Lenzokart) que também pontua para a classe Sénior.

Hugo Marreiros fechou o top-5 e venceu na classe Master e Paulo Martins (Birel ART) cruzou a meta na sexta posição e triunfou na classe Gentleman, na qual Rui Pires (Kali Kart) e Sérgio Carvalho (Lenzokart) completaram o pódio. Na Master, as presenças no pódio ficaram completas com Ricardo Alves (Kosmic) e André Serafim, piloto que viu a bandeira xadrez na quarta posição à geral e na primeira da classe Master, mas uma penalização levou-o para o nono lugar à geral e terceiro da Master.

Categoria Júnior

João Barros (LN) foi hoje o mais rápido nos treinos cronometrados, com uma volta em 47,524s. Na manga de qualificação, Gabriela Teixeira (Kart Republic) conseguiu bater toda a concorrência e assegurou a pole-position para a Final, tendo Afonso Ferreira (TBKart) a seu lado na primeira linha da grelha. António Macedo (CRG) e Diogo Caetano (Birel ART) partiram logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 19 voltas, Gabriela Teixeira aproveitou bem a pole-position e liderou as primeiras cinco voltas, tendo, a partir daí, Afonso Ferreira assumido o comando, mas sempre muito pressionado por Gabriela Teixeira e António Macedo. O piloto de Famalicão resistiu e acabou mesmo por ser o primeiro a ver a bandeira xadrez. Contudo, duas penalizações – uma de três segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida e outra de cinco segundos por danos na carenagem frontal – fizeram com que Afonso Ferreira fosse relegado para a sétima posição.

Assim, a vencedora da corrida foi Gabriela Teixeira – autora da volta mais rápida em 49,696s –, na frente de António Macedo, enquanto Afonso Lopes (KR) completou o pódio, após muita luta com Martim Marques (KR), que esteve na luta pela liderança na primeira metade da corrida –, tendo Jan Rodrigues encerrado o top-5.

Afonso Azevedo (KR) também fez uma boa corrida e foi sexto classificado, seguindo-se Afonso Ferreira, como já mencionámos, Tomás Fernandes (TBKart), João Barros (LN) e Diogo Caetano (Birel ART), no top-10.

Categoria X30 Mini

Téo Pelfrene (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 52,109s. Na manga de qualificação, venceu Mário Silva Lora (CRG), na frente de Francisco Correia (CRG)), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Téo Pelfrene e Leonor Rocha (TBKart) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 17 voltas, Mário Silva Lora largou da pole-position e liderou as primeiras quatro voltas, tendo a partir daí passado para o comando Téo Pelfrene, que não mais o largou até final, para festejar a sua primeira vitória no Campeonato de Portugal de Karting da categoria X30 Mini.

Francisco Correia – que rubricou a volta mais rápida em 52,130s – e Leonor Rocha travaram um duelo nas últimas voltas pela segundo posição, tendo o primeiro levado a melhor e a piloto de Ponte de Lima assegurado o terceiro lugar do pódio. Interessante foi igualmente a luta pela quarta posição, que ficou na posse de Mário Silva Lora, enquanto José Pedro Pinto (Birel ART) e Guilherme Morgado (Birel ART), foram, respetivamente, os quinto e sexto classificados.

Mateus Gomes (Birel ART) garantiu a sétima posição, na frente de Francisco Iglésias (Birel ART) – que arrancou do 15.º lugar –, Santiago Barros (Birel ART) e Duarte Rodrigues (DR) que fechou o top-10.

Categoria Cadete

Artur Loureiro (Parolin) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 55,949s. Na manga de qualificação, o piloto de Vila Nova de Gaia voltou a ser o mais forte, na frente de Lourenço Antunes (Birel ART), com ambos a partilharem a primeira linha da grelha de partida para a Final. João Barros (KR) e Luís Fernandes (Birel ART) largaram logo atrás, da segunda linha.

Na Final, disputada em 11 voltas, Artur Loureiro largou da pole-position, mas quem liderou a primeira volta foi Lourenço Antunes, tendo, contudo, logo a seguir Artur Loureiro assumido o comando para não mais o largar até final, conseguindo assim mais uma vitória no Campeonato de Portugal de Karting da categoria Cadete.

Lourenço Antunes foi o segundo a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização de cinco segundos por alegada falsa partida, fez com que caísse para o terceiro lugar, tendo João Barros sido o segundo classificado e com a volta mais rápida em 55,424s.

Luís Fernandes foi o quarto classificado, na frente de José Diogo Martins (Tonykart) e de Guilherme Aguiar, respetivamente.

Categoria Iniciação

Rodrigo Carreira (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m21,148s. Na manga de qualificação, venceu Lana Pelfrene (Birel ART), na frente de Rodrigo Carreira, com ambos a partilharem a primeira linha da grelha de partida para a Final. Salvador Glória (Parolin) e Manuel Miranda (Birel ART) largaram logo atrás, da segunda linha.

Na Final, disputada em 5 voltas, Lana Pelfrene (Birel ART) tirou o melhor proveito de largar da pole-position para liderar de princípio a fim, festejando assim a sua segunda vitória consecutiva no Campeonato de Portugal de Karting da categoria Iniciação. Salvador Glória garantiu o segundo lugar e Rodrigo Carreira terminou na terceira posição, com a volta mais rápida da corrida em 1m21,352s. Por sua vez, o estreante absoluto Manuel Miranda foi o quarto classificado.

A quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para 20 e 21 de julho e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter