- Rali da Europa Central: O piloto convidado belga Tom Heindrichs vence a jornada final da taça de 2024, corrida numa ronda do Campeonato do Mundo de Ralis
- Apesar de uma saída de estrada antes da chegada, o francês Anthony Rott garante o segundo lugar na competição
Que estreia para Tom Heindrichs com o Opel Corsa Rally Electric na ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by Gse”. Na grande jornada final da presente temporada, no âmbito do Rali da Europa Central e com apenas vinte anos, o meio-irmão de Thierry Neuville, líder do Campeonato do Mundo de Ralis, estreou-se nas vitórias na primeira taça de ralis monomarca para automóveis elétricos do mundo, juntamente com o seu copiloto Jonas Schmitz. Apesar de não ter recebido nem os pontos, nem os prémios monetários relativos à vitória – o jovem belga foi piloto convidado no Opel Corsa elétrico de 100 kW (136 cv) – Heindrichs estava sem palavras no final da prova, em Passau: “Nunca esperei este resultado. Habituámo-nos rapidamente ao carro e conseguimos ir melhorando de uma forma constante. Dedicamos a vitória à equipa de Philipp Reich e Johannes Fürst, que tornaram isto possível e estavam tão motivados quanto nós. Aprendemos muito e divertimo-nos imenso neste ambiente fantástico. Tiro o meu chapéu à Opel e à ADAC. Construíram aqui uma supertaça, uma plataforma de entrada perfeita para o desporto profissional de ralis.”
Christian Lemke e Jan-Eric Bemmann cruzaram a linha de meta a apenas 4,7 segundos dos belgas, conquistando a totalidade dos pontos em disputa pela terceira vez esta época. “Foi um rali difícil. Ontem, sábado, falhámos um pouco o arranque. Hoje, conseguimos melhorar e somar todos os pontos no final. Em suma, podemos estar muito satisfeitos. A final, como parte do Campeonato do Mundo, foi um grande evento, muito bem organizado. As etapas foram ótimas, todos estavam bem-dispostos, foi realmente muito divertido.”
Lemke consolidou, assim no ranking geral da taça, o seu quarto lugar, aproximando-se do espanhol Alex Español, piloto cujas suas ambições de vencer já tinham sido prejudicadas pelo despiste e consequente reparação do seu Corsa Rally Electric logo na primeira especial do rali. Ainda assim, o piloto da Opel Espanha recuperou a dinâmica e foi o mais rápido na Power Stage.
O terceiro lugar ficou para o jovem neerlandês Fabian Kamermans, que assim se colocou numa excelente posição na luta a três para um cockpit, a tempo inteiro, na ADAC Opel Electric Rally Cup 2025, patrocinada pela associação neerlandesa, KNAF, frente aos seus compatriotas Hank Melse e Esmee Den Hartigh.
Os irmãos Anthony e Adrien Rott estavam a caminho de uma potencial vitória à entrada da última especial, mas uma saída de estrada na Power Stage motivou uma queda para o 10.º lugar da geral. Rott estava, portanto, tudo menos satisfeito com o resultado: “Foi um rali muito difícil, que começou bem para nós e correu muito bem até três quilómetros antes do final. Infelizmente, cometemos um pequeno erro que nos custou a vitória. Fica o bom desempenho ao longo de toda a época”. Apesar do erro, a dupla da Alsacia garantiu o título de Vice-Campeões, atrás do austríaco Luca Pröglhöf, que não pôde participar nesta jornada de encerramento da época devido a doença.
A equipa Waldherr Motorsport encontrou um substituto à altura em cima da hora, Daniel Mayer, vienense de 24 anos que aceitou o desafio sem grande preparação, terminando a prova no quinto lugar, atrás da dupla de alemães convidados René Noller/Stephan Schneeweiß. As posições 6 e 7 foram asseguradas pela duplas Johannes Wittenbeck/Maximilian Kugler e pelas francesas Emma Chalvin/Amandine Borderie. A piloto de 23 anos da FFSA Academy ocupa, assim, o quinto lugar na classificação geral da taça, sendo a melhor participante feminina, surgindo empatada em pontos com Wittenbeck, que fica classificado atrás de Chalvin devido a resultados individuais mais fracos.
Responsável da Opel Motorsport, Jörg Schrott resumiu de forma positiva do último rali do ano da taça: “A ADAC Opel Electric Rally Cup apresentou-se muito bem no impressionante cenário do Campeonato do Mundo, aqui em Hauzenberg. Os 16 Corsa Rally Electric deram um bom espetáculo para os cerca de 90.000 espetadores. A luta pela vitória foi tão emocionante como em todos os ralis da época. Tivemos vários pilotos convidados rápidos e mais de 30 convidados entusiastas dos concessionários Opel na Alemanha e na Áustria, bem como o nosso patrocinador Total Energies no local. O ambiente foi muito especial. Estou muito satisfeito com a final e com toda a época. Os ralis elétricos funcionam, são divertidos e oferecem uma plataforma perfeita para uma taça júnior monomarca.”
Resultados finais da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” após oito jornadas
- Pröglhöf 216 pontos.
- Rott 188.
- Español 170.
- Lemke 154.
- Chalvin 113.
- Wittenbeck 113.
- Pottier 77.
- Hangodi 66.
- Baudet 65.
- Kamermans 61.
- Melse 37.
- Bayer 36.
- Den Hartigh 36.
- Felke 13.