ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by Gse”: Sensações em alta no final da época na Baixa Baviera

  • Rali da Europa Central: O piloto convidado belga Tom Heindrichs vence a jornada final da taça de 2024, corrida numa ronda do Campeonato do Mundo de Ralis
  • Apesar de uma saída de estrada antes da chegada, o francês Anthony Rott garante o segundo lugar na competição

Que estreia para Tom Heindrichs com o Opel Corsa Rally Electric na ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by Gse”. Na grande jornada final da presente temporada, no âmbito do Rali da Europa Central e com apenas vinte anos, o meio-irmão de Thierry Neuville, líder do Campeonato do Mundo de Ralis, estreou-se nas vitórias na primeira taça de ralis monomarca para automóveis elétricos do mundo, juntamente com o seu copiloto Jonas Schmitz. Apesar de não ter recebido nem os pontos, nem os prémios monetários relativos à vitória – o jovem belga foi piloto convidado no Opel Corsa elétrico de 100 kW (136 cv) – Heindrichs estava sem palavras no final da prova, em Passau: “Nunca esperei este resultado. Habituámo-nos rapidamente ao carro e conseguimos ir melhorando de uma forma constante. Dedicamos a vitória à equipa de Philipp Reich e Johannes Fürst, que tornaram isto possível e estavam tão motivados quanto nós. Aprendemos muito e divertimo-nos imenso neste ambiente fantástico. Tiro o meu chapéu à Opel e à ADAC. Construíram aqui uma supertaça, uma plataforma de entrada perfeita para o desporto profissional de ralis.”

Christian Lemke e Jan-Eric Bemmann cruzaram a linha de meta a apenas 4,7 segundos dos belgas, conquistando a totalidade dos pontos em disputa pela terceira vez esta época. “Foi um rali difícil. Ontem, sábado, falhámos um pouco o arranque. Hoje, conseguimos melhorar e somar todos os pontos no final. Em suma, podemos estar muito satisfeitos. A final, como parte do Campeonato do Mundo, foi um grande evento, muito bem organizado. As etapas foram ótimas, todos estavam bem-dispostos, foi realmente muito divertido.”

Lemke consolidou, assim no ranking geral da taça, o seu quarto lugar, aproximando-se do espanhol Alex Español, piloto cujas suas ambições de vencer já tinham sido prejudicadas pelo despiste e consequente reparação do seu Corsa Rally Electric logo na primeira especial do rali. Ainda assim, o piloto da Opel Espanha recuperou a dinâmica e foi o mais rápido na Power Stage.

O terceiro lugar ficou para o jovem neerlandês Fabian Kamermans, que assim se colocou numa excelente posição na luta a três para um cockpit, a tempo inteiro, na ADAC Opel Electric Rally Cup 2025, patrocinada pela associação neerlandesa, KNAF, frente aos seus compatriotas Hank Melse e Esmee Den Hartigh.

Os irmãos Anthony e Adrien Rott estavam a caminho de uma potencial vitória à entrada da última especial, mas uma saída de estrada na Power Stage motivou uma queda para o 10.º lugar da geral. Rott estava, portanto, tudo menos satisfeito com o resultado: “Foi um rali muito difícil, que começou bem para nós e correu muito bem até três quilómetros antes do final. Infelizmente, cometemos um pequeno erro que nos custou a vitória. Fica o bom desempenho ao longo de toda a época”. Apesar do erro, a dupla da Alsacia garantiu o título de Vice-Campeões, atrás do austríaco Luca Pröglhöf, que não pôde participar nesta jornada de encerramento da época devido a doença.

A equipa Waldherr Motorsport encontrou um substituto à altura em cima da hora, Daniel Mayer, vienense de 24 anos que aceitou o desafio sem grande preparação, terminando a prova no quinto lugar, atrás da dupla de alemães convidados René Noller/Stephan Schneeweiß. As posições 6 e 7 foram asseguradas pela duplas Johannes Wittenbeck/Maximilian Kugler e pelas francesas Emma Chalvin/Amandine Borderie. A piloto de 23 anos da FFSA Academy ocupa, assim, o quinto lugar na classificação geral da taça, sendo a melhor participante feminina, surgindo empatada em pontos com Wittenbeck, que fica classificado atrás de Chalvin devido a resultados individuais mais fracos.

Responsável da Opel Motorsport, Jörg Schrott resumiu de forma positiva do último rali do ano da taça: “A ADAC Opel Electric Rally Cup apresentou-se muito bem no impressionante cenário do Campeonato do Mundo, aqui em Hauzenberg. Os 16 Corsa Rally Electric deram um bom espetáculo para os cerca de 90.000 espetadores. A luta pela vitória foi tão emocionante como em todos os ralis da época. Tivemos vários pilotos convidados rápidos e mais de 30 convidados entusiastas dos concessionários Opel na Alemanha e na Áustria, bem como o nosso patrocinador Total Energies no local. O ambiente foi muito especial. Estou muito satisfeito com a final e com toda a época. Os ralis elétricos funcionam, são divertidos e oferecem uma plataforma perfeita para uma taça júnior monomarca.”

Resultados finais da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSe” após oito jornadas

  1. Pröglhöf 216 pontos.
  2. Rott 188.
  3. Español 170.
  4. Lemke 154.
  5. Chalvin 113.
  6. Wittenbeck 113.
  7. Pottier 77.
  8. Hangodi 66.
  9. Baudet 65.
  10. Kamermans 61.
  11. Melse 37.
  12. Bayer 36.
  13. Den Hartigh 36.
  14. Felke 13.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter