A Ayvens, líder global e nacional em mobilidade sustentável, revelou os vencedores da 20ª edição do Prémio Carro Frota, destacando o VOLVO EX30 como Carro Frota do Ano.
Ao longo dos últimos anos, o evento tem revelado o crescente protagonismo dos veículos elétricos, a culminar nesta edição com metade dos concorrentes a serem modelos elétricos e híbridos plug-in (PHEV). O prémio, que se consolidou como uma referência na indústria automóvel em Portugal, tem como principal objetivo distinguir os veículos que melhor se adaptam às exigências das frotas automóveis.
A cerimónia, realizada no Museu da Eletricidade, em Lisboa, contou com a presença de representantes da Ayvens, responsáveis pelas marcas automóveis participantes e um painel de jurados que avaliaram minuciosamente os modelos a concurso. Nesta edição, foram testadas cinco motorizações: PHEV, Gasolina, Diesel, Elétrico e GPL e os 12 veículos foram classificados em quatro categorias que refletem as preferências dos clientes Ayvens: Utilitário, Utilitário SUV, Pequeno Familiar e Médio Familiar.
Na categoria Utilitário, o vencedor foi PEUGEOT E-208, que competiu ao lado do SEAT IBIZA 1.0 TSI e do RENAULT CLIO V 1.0 TCe Techno Bi-Fuel. A insonorização, a caixa de velocidades e o design interior foram os fatores que estiveram na base da conquista do primeiro modelo desta categoria.
Na categoria Utilitário SUV, destaque para o vencedor VOLVO EX30, que se superiorizou aos modelos SMART #1 e TOYOTA YARIS CROSS. A caixa de velocidades, a insonorização e o conforto da suspensão / pisar da estrada foram os aspetos que mais se destacaram para a vitória deste modelo na sua categoria.
O MERCEDES CLASSE A 250e venceu na categoria Pequeno Familiar, destacando-se nos fatores qualidade dos materiais, design interior e caixa de velocidades. Em competição estiveram também os veículos PEUGEOT 308 SW 1.5 e VW ID.3.
Por fim, o vencedor da categoria Médio Familiar foi o TESLA MODEL 3, sendo que estiveram também em competição os modelos BMW I4 eDrive40 e VOLVO V60 2.0. A visibilidade exterior do condutor, a caixa de velocidades, a acessibilidade dos lugares e bagageira foram os aspetos que mais se destacaram para a vitória deste modelo na sua categoria.
Para António Oliveira Martins, diretor-geral da Ayvens em Portugal, “os 20 anos do Carro Frota representam um marco significativo na nossa trajetória. Este evento reflete não apenas a nossa experiência de mais de 30 anos no acompanhamento do mercado automóvel português, mas também as suas tendências e desafios. A presença de metade dos veículos a concurso como elétricos e híbridos plug-in (PHEV) reafirma o compromisso dos nossos clientes com uma mobilidade mais sustentável”.
“Estamos determinados a liderar essa transformação, oferecendo soluções que combinam alto desempenho, eficiência de custos e responsabilidade ambiental”, reforçou o responsável.
A pré-seleção dos modelos para avaliação do Carro Frota foi feita com base em diversos parâmetros:
· O TCO (Custo Total de Utilização), que teve um peso de 50%, refletindo a sua importância na gestão eficiente das frotas.
· As vendas, encomendas e entregas das Ayvens, que contribuiu com 20% para a avaliação.
· As Vendas Mercado ACAP, que representaram 10% do critério de seleção.
A avaliação foi realizada por um júri composto por 12 clientes frotistas Ayvens, de diversas empresas nacionais e multinacionais. O processo consistiu numa série de test drives, durante os quais os jurados tiveram a oportunidade de experimentar e avaliar os veículos em condições reais de condução. Cada modelo foi analisado com base em diversos critérios, incluindo o habitáculo, o conforto, a estética, o motor e a dinâmica de condução.
Os vencedores de cada categoria foram definidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes tiveram um peso equitativo na pontuação final.