Evento decorreu nos dias 17 e 18 de junho, em Barcelona
Diretora do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade foi oradora no painel “Persistência: Tornar o carro um problema do passado”
Guimarães marcou presença no encontro anual da CIVINET Iberia, a rede local da CIVITAS em Espanha e Portugal, cujo objetivo principal é promover a mobilidade sustentável em ambos os países. O município foi o único nacional a estar presente no evento, através da diretora do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, Dalila Sepúlveda, que foi oradora no painel “Persistência: Tornar o carro um problema do passado”. A iniciativa, que decorreu nos dias 17 e 18 de junho, em Barcelona, contou ainda com representação portuguesa do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
Durante a sessão, Dalila Sepúlveda deu a conhecer a experiência de Guimarães, uma das 100 cidades comprometidas com atingir a neutralidade climática até 2030, em matérias de sustentabilidade. Num território disperso e difuso, onde 70% dos residentes se deslocam dentro do município e 76% das pessoas utilizam o automóvel como principal meio de deslocação, o município criou uma série de iniciativas para promover meios de transporte alternativos e incentivar o pedestrianismo. As medidas incluem tarifas gratuitas ou reduzidas para os transportes públicos e a criação de um sistema de governação – o Pacto Climático, que já conta com mais de 120 subscritores –, no âmbito do qual foram discutidos os principais objetivos a atingir e a forma de os alcançar.
Ao longo dos dois dias, representantes de municípios e entidades tiveram a oportunidade de visitar os Transportes Metropolitanos, o que permitiu o intercâmbio de conhecimento, de modo a criar um futuro da mobilidade urbana sustentável e a torná-la uma prioridade, enquanto se exploram simultaneamente quais as melhores soluções de transporte sustentáveis para reduzir a dependência do automóvel. Com dois painéis estruturados com diversos palestrantes e um formato de mesa de brainstorm, os participantes discutiram as questões e soluções fundamentais, promovendo um espaço para a transferência de conhecimento tecnológico e colaboração.
O encontro permitiu, assim, a troca de boas práticas ligadas à mobilidade sustentável, a partilha de ideias sobre projetos, bem como a criação de parcerias e sinergias para fomentar a inovação neste âmbito. Entre os temas explorados nos diferentes painéis e apresentações, destaque para a poupança e eficiência energética do metro, formas de moderar a utilização dos carros, a importância das estratégias e dos diagnósticos como forma de medir o impacto na natureza, investimento em ciclovias e bicicletas e ferramentas de consciencialização dos cidadãos para a mobilidade sustentável.
Sobre a CIVINET Iberia
A CIVINET Iberia tem como objetivos a transferência de conhecimentos e de melhores práticas e a criação de projetos conjuntos de transportes sustentáveis centrados no utilizador. Através do intercâmbio entre os principais intervenientes, da construção de comunidades e da formação, a rede promoverá o compromisso político e impulsionará o conhecimento coletivo, dotando as cidades com as ferramentas necessárias para colocar a mobilidade no centro da descarbonização.