A PSCI prepara-se para dar mais um passo decisivo no seu crescimento sustentado. A organização encontra-se atualmente em negociações avançadas com um Grupo de Media português para assegurar a transmissão integral, em direto, das seis rondas da temporada de 2026.
O Grupo de Media em negociação integra alguns dos canais de maior audiência nacional, o que permitirá levar a Porsche Sprint Challenge Ibérica a milhões de espectadores, ampliando a exposição dos pilotos e equipas. A comunicação mediática do campeonato será ainda reforçada nas restantes plataformas do grupo, incluindo conteúdos digitais e programas especializados. Esta projeção mediática poderá traduzir-se num aumento do número de carros em pista e, consequentemente, num espetáculo mais competitivo e atrativo, reforçando significativamente o retorno para patrocinadores e parceiros.
A quarta temporada da PSCI contará com seis jornadas. Duas terão lugar em Portugal, ambas no Autódromo do Estoril – que volta a receber a Grand Finale – e quatro em Espanha, nos circuitos de Monteblanco, Valência, Jerez de la Frontera e Navarra. Com o calendário definido, abre-se agora uma época para pilotos e equipas, tanto os que já integram o pelotão como aqueles que irão juntar-se a uma competição onde a igualdade técnica dos Porsche 911 GT3 Cup coloca o foco exclusivamente no talento e na capacidade competitiva de quem os conduz.
Em termos desportivos, a temporada de 2026 introduz uma novidade. Os treinos livres passam de 20 para 30 minutos, reforçando o tempo de pista disponível para equipas e pilotos, mantendo-se a restante estrutura competitiva, com duas sessões de qualificação (15 minutos cada), duas corridas Sprint (20 minutos + 1 volta) e uma prova de endurance (50 minutos) por jornada.
José Monroy, Series Manager da PSCI e responsável máximo da P21 Motorsport, sublinha o momento vivido pela competição: “2025 superou todas as nossas expectativas e queremos que 2026 seja ainda melhor. No ano passado tivemos transmissões em “streaming”, em canais dedicados ao desporto automóvel na Alemanha e em Itália e a jornada final em direto na V+ e na TVI, com esta transmissão a dar um retorno enorme aos pilotos e aos patrocinadores. Para esta época estamos em negociações avançadas e esperamos brevemente anunciar um acordo para a transmissão direta em canal aberto de todo o campeonato.”
Quanto à estrutura da competição, destaca “o aumento das sessões de treinos livres para 30 minutos, mantendo-se a restante estrutura do programa. Este ano vamos ter à disposição para testes o novo Porsche 992.2 Cup Car, que só será utilizado na Supercup e na Porsche Cup Norte América, mas que em 2027 irá correr em todo o lado. Vai também estar em ação o programa Porsche Ignition Série GT4 para jovens provenientes do Karting, “Gentleman Drivers” e pilotos com menos experiência, que correrão em conjunto, com a classificação separada. Finalmente, a “Women Academy”, que foi um êxito em 2025 e estamos a ser contatados por mais mulheres desejosas de entrar em competição, algumas com um palmarés interessante, deixando antever que voltará a ser um sucesso».
Com uma estrutura desportiva consolidada, um calendário equilibrado e uma forte ambição mediática, a Porsche Sprint Challenge Ibérica entra em 2026 determinada a elevar novamente o nível competitivo e a projeção internacional da competição.

