- Entregas na América do Norte aumentam 43%, com crescimento também na América do Sul, Médio Oriente e África, China e Índia e Ásia-Pacífico.
A Stellantis N.V. divulgou hoje as suas estimativas consolidadas de entregas. O termo “entregas” refere-se ao volume de veículos entregues a concessionários, distribuidores ou diretamente da empresa a clientes de retalho e frotas, que impulsionam o reconhecimento de receitas.
As entregas consolidadas para os últimos três meses de 2025 foram estimadas em 1,5 milhões de unidades, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Este aumento foi impulsionado principalmente pela América do Norte e também apoiado pelo crescimento das entregas relativamente ao ano anterior na América do Sul, no Médio Oriente e África. Este progresso foi parcialmente contrariado por uma queda na Europa Alargada, devido a uma combinação de contração do mercado de veículos comerciais ligeiros e pressões competitivas.
- Na América do Norte, as entregas no quarto trimestre cresceram aproximadamente 127 mil unidades em comparação com o mesmo período de 2024, representando um aumento de 43% em relação ao ano anterior. Esta melhoria significativa reflete os benefícios da normalização dos níveis de inventário, em comparação com a iniciativa de redução de inventário do ano anterior, bem como o aumento do impulso na região, com as encomendas do quarto trimestre de 2025 a aumentarem quase 150% em relação ao ano anterior, impulsionadas em grande parte pelas ofertas novas e renovadas das marcas Jeep®, Ram e Dodge. As entregas do Jeep® Grand Cherokee atualizado e do Ram LD HEMI® V8 representaram mais de 30% do crescimento anual, parcialmente compensado por uma diminuição nas entregas de veículos PHEV.
- A Europa Alargada registou uma diminuição de aproximadamente 26 mil unidades, ou 4% em relação ao ano anterior. As entregas de veículos de passageiros e de veículos comerciais ligeiros sofreram uma contração. O aumento das entregas dos quatro modelos da plataforma Smart Car (Citroën C3, C3 Aircross, Opel Frontera, Fiat Grande Panda) registou um acréscimo de 61 mil unidades, ou 127% em relação ao ano anterior, devido ao progresso na implementação de cada um dos produtos, numa gama crescente de variantes de motorização BEV, MHEV e ICE. No entanto, tal não foi suficiente para reverter uma queda geral de 21 mil unidades em veículos de passageiros (-4%) em relação ao ano anterior, impulsionada principalmente pela Peugeot, cujas entregas caíram aproximadamente 30 mil unidades, devido ao declínio nos volumes do Peugeot 208 e do Peugeot 308, antes do seu recente MCA. Além disso, os volumes de veículos comerciais ligeiros diminuíram 5 mil unidades (-3%) em relação ao ano anterior, num contexto de mercado que caiu 7% no volume da indústria em relação ao ano anterior.
- Nas outras regiões da Stellantis, as entregas cresceram 24 mil unidades líquidas no total, representando um aumento de 6% em relação ao ano anterior, impulsionado principalmente por um aumento de 18 mil unidades na América do Sul (+7% em relação ao ano anterior) e um aumento de 3 mil unidades, tanto no Médio Oriente e África (+2% em relação ao ano anterior), como na China, Índia e Ásia-Pacífico (+20% em relação ao ano anterior). A Stellantis manteve a sua liderança na América do Sul, com um aumento de 7% em relação ao ano anterior, apoiado pela sólida procura no Brasil. O crescimento no Médio Oriente e África foi impulsionado principalmente por evoluções positivas na Turquia e, em menor grau, pelo aumento da produção local na Argélia e pelo crescimento contínuo em Marrocos.
(1) As entregas consolidadas incluem apenas as entregas das subsidiárias consolidadas da Empresa, que representam veículos novos faturados a terceiros (concessionários/importadores ou clientes finais). Os volumes de entregas consolidadas para o quarto trimestre de 2025 aqui apresentados não foram auditados e podem ser ajustados.
(2) O Médio Oriente e África excluem o Irão, o Sudão e a Síria. A partir de 2025, esta região exclui Israel e a Palestina (os períodos anteriores não foram revistos). Europa Alargada: a partir de 2025, esta região inclui Israel e a Palestina (os períodos anteriores não foram revistos).
Sobre a Stellantis
Stellantis N.V. (NYSE: STLA/ Euronext Milan: STLAM/ Euronext Paris: STLAP) é um dos principais fabricantes mundiais de automóveis, cuja missão é proporcionar aos seus clientes a liberdade de escolha do seu meio de mobilidade, adotar as tecnologias mais recentes e criar valor para todas as partes interessadas. O seu portefólio único de marcas icónicas e inovadoras inclui Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, FIAT, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Para mais informações, visite www.stellantis.com.
