- Aston Martin anuncia a Breitling enquanto Parceiro Oficial de Relógios
- Parceria global plurianual liga o mundo dos veículos de alta performance manufaturados da Aston Martin à precisão e à mestria que a relojoaria envolve
- Primeiro relógio Aston Martin nascido desta colaboração será anunciado em 2026
- Parceria também anuncia a Breitling enquanto Parceiro Oficial de Relógios da Aston Martin Aramco Formula One™ Team
5 de fevereiro de 2026, Gaydon: A Breitling foi anunciada como Parceiro Oficial de Relógios do ultraluxuoso construtor automóvel britânico Aston Martin, assinalando uma colaboração de destaque entre duas marcas nascidas do fascínio pela velocidade, e de uma meticulosa atenção aos pormenores. A Aston Martin e a Breitling uniram forças para restabelecer uma ligação que tem sido partilhada ao longo da história, com as suas histórias a decorrerem em paralelo ao longo de mais de um século.
A colaboração englobará os mundos do design, da engenharia e da velocidade, culminando no lançamento do seu primeiro relógio no terceiro trimestre de 2026.
Os paralelismos entre as duas marcas remontam aos primórdios do automóvel. Em 1907, Leon Breitling apresentou o Vitesse (que, em francês, significa “velocidade”). Foi o primeiro cronógrafo a medir velocidades até 250 milhas ou quilómetros por hora. Este relógio era tão preciso que foi adotado pela polícia suíça para emitir as primeiras multas por excesso de velocidade. Alguns anos mais tarde, em Inglaterra, Lionel Martin e Robert Bamford testavam o seu automóvel desportivo, construído à mão, numa corrida decisiva, que decorria numa encosta íngreme e calcária: Aston Hill. O carro venceu, e o nome perdurou.
“A Aston Martin e a Breitling cruzaram-se em momentos-chave do design e da cultura”, afirma Adrian Hallmark, CEO da Aston Martin. “A parceria é uma montra perfeita da excelência, da mestria do design e da performance, algo que faz parte de tudo o que representa o nome Aston Martin”.
Na década de 1960, ambas as marcas tinham.se tornado símbolos de estilo e de engenharia moderna. Willy Breitling, neto do fundador, afasta-se da austeridade da relojoaria do pós-guerra com um outro relógio, o Top Time, um cronógrafo concebido para uma nova geração de apaixonados pela velocidade e pelo estilo. Quando surge no pulso de Sean Connery, em 007 – Operação Relâmpago (1965), como o primeiro relógio modificado por Q, com funções especiais, na saga James Bond, tornou-se um símbolo da época. O DB5 da Aston Martin, que fez a sua estreia em 007 – Contra Goldfinger (1964), e regressou em 007 – Operação Relâmpago, obteve o mesmo resultado no mundo das quatro rodas. Ao surgirem juntos no mesmo filme, captaram o fascínio cultural pelo mundo de James Bond, em que a sofisticação se aliava à velocidade e à intriga da alta tecnologia.
“A Aston Martin constrói automóveis em que a presença é tão importante quanto a performance”, afirma Georges Kern, CEO da Breitling. “Partilhamos a mesma herança de design emblemático: todas as linhas, acabamentos e proporções têm um propósito. Nada é deixado ao acaso”.
À medida que este legado partilhado continua a evoluir, os fãs da Breitling, da Aston Martin e da Aston Martin Aramco Formula One™ Team podem esperar lançamentos exclusivos ao longo dos vários anos da parceria, que têm início com o Navitimer B01 Chronograph 43 Aston Martin Formula One™ Team, um relógio que marca o regresso da Breitling à competição.
