Oliver Solberg conquistou uma vitória impressionante no Rallye Monte-Carlo, Elfyn Evans terminou em segundo lugar e Sébastien Ogier em terceiro lugar, preenchendo o pódio para a equipa TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team. Numa edição extremamente desafiante do lendário evento que deu início ao Campeonato Mundial de Ralis da FIA.
Oliver Solberg deu início à sua primeira prova da época na equipa TGR-WRT Rally1 de forma espetacular, O jovem Solberg e o seu copiloto Elliott Edmondson conquistaram agora duas vitórias nas suas duas primeiras participações no GR YARIS Rally1, após a vitória na estreia no Rally da Estónia do ano passado.
Solberg liderou o rali desde a segunda etapa na quinta-feira à noite, e o piloto de 24 anos tornou-se o mais jovem vencedor do Rallye Monte-Carlo da era moderna – pouco menos de um ano mais novo que Ogier quando conquistou a primeira das suas 10 vitórias em 2009. Solberg é também o primeiro membro da sua famosa família de pilotos de rali a vencer a prova.
O resultado é o primeiro pódio conquistado por um único fabricante no rali desde 2015 e a primeira vez que a Toyota alcança esse feito. A vitória de Solberg é a sétima conquistada com um Toyota.
Embora o Rallye Monte-Carlo seja famoso pelas condições meteorológicas de inverno nas estradas dos Alpes franceses, a edição deste ano foi das mais exigentes de sempre. A maioria das etapas foi coberta por uma combinação de neve, gelo, chuva e lama, com muito pouco asfalto seco.
Solberg nunca tinha terminado acima do 14.º lugar nas seis participações anteriores no evento, mas parecia confiante e relaxado ao volante do seu GR YARIS Rally1. As condições trouxeram muitos perigos, e Solberg saiu de estrada numa etapa no sábado, mas conseguiu regressar à estrada e ainda assim vencer a etapa.
A etapa final de domingo nas montanhas acima de Mónaco trouxe condições de gelo e neve ainda mais desafiadoras, incluindo o icónico Col de Turini, e Solberg teve mais alguns momentos difíceis, mas acabou por garantir a vitória por 51,8 segundos.
Evans e o copiloto Scott Martin terminaram em segundo lugar, conquistando o seu quinto pódio no Rallye Monte-Carlo em sete tentativas com a TGR-WRT. Também venceram a Power Stage, que encerrou o rali, por 6,5 segundos sobre Solberg, e ficaram em segundo lugar na classificação do Super Sunday (como a equipa Rally1 mais rápida), começando a temporada com uma forte pontuação.
Ogier, com o copiloto Vincent Landais, travou uma disputa renhida com Evans durante grande parte do rali, garantindo no final o seu 15.º pódio em 17 participações no Rallye Monte-Carlo, além de ser o terceiro mais rápido na Power Stage.
Takamoto Katsuta atrasou-se na sexta-feira devido a danos nos pneus em duas etapas e perda da direção hidráulica após um impacto, mas recuperou bem e terminou em sétimo lugar com alguns tempos competitivos. O carro de Sami Pajari teve de ser retirado devido a danos sofridos num acidente no sábado, em condições escorregadias e com lama.
O piloto do TGR WRC Challenge Program, Yuki Yamamoto, estava em sexto lugar na sua classe com o seu carro GR Yaris Rally2 na sua segunda participação no Monte Carlo, até ter de se retirar devido a danos na segunda etapa de domingo.
RESULTADO FINAL, RALLYE MONTE-CARLO:
1 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR YARIS Rally1) 4h24m59.0s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +51.8s
3 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) +2m02.2s
4 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +5m59.3s
5 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +10m29.8s
6 Léo Rossel/Guillaume Mercoiret (Citroën C3 Rally2) +12m58.4s
7 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +13m05.4s
8 Roberto Daprà/Luca Guglielmetti (Škoda Fabia RS Rally2) +15m07.9s
9 Arthur Pelamourgues/Bastien Pouget (Hyundai i20 N Rally2) +18m09.4s
10 Eric Camilli/Thibault de la Haye (Škoda Fabia RS Rally2) +18m36.4s
Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) Não terminou.
Mundial de Ralis da FIA 2026 – Campeonato de Pilotos no final da primeira prova:
1 Oliver Solberg 30 pontos
2 Elfyn Evans 26
3 Sébastien Ogier 18
4 Adrien Fourmaux 17
5 Thierry Neuville 10
6 Léo Rossel 8
7 Takamoto Katsuta 6
8 Yohan Rossel 6
9 Roberto Daprà 4
10 Arthur Pelamourgues 2
Mundial de Ralis da FIA 2026 – Campeonato de Fabricantes no final da primeira prova::
1 TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team 59 pontos
2 Hyundai Shell Mobis World Rally Team 35
