- Depois de celebrar o 70.º aniversário do lendário DS no Retromobile de 2025, a DS Automobiles apresentará quatro veículos presidenciais especiais na edição deste ano.
- Do DS 21 (1965) do General de Gaulle ao DS N°8 Presidencial (2025) e ao SM Presidencial (1972), vários ícones automóveis da 5.ª República, cuidadosamente selecionados pela L’Aventure DS, estarão reunidos no stand da DS Automobiles.
- O DS e o SM, assim como a DS Automobiles, estabeleceram uma relação única com a Presidência da República Francesa. Inúmeros modelos presidenciais ilustram essa colaboração histórica, registada e destacada através de uma exposição fotográfica.
- O evento será realizado no stand da marca no pavilhão 7.2, com pré-estreia na noite de terça-feira, 27 de janeiro.
A 50.ª edição do Salão Retromobile terá lugar em Paris, na Porte de Versailles, de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026. Depois de celebrar o 70.º aniversário do lendário DS em 2025 com uma exposição notável, a DS Automobiles regressa ao Retromobile em 2026 com um stand totalmente novo, com uma área de 250 m².
A área de exposição contará com quatro viaturas presidenciais especiais, reunidas pela primeira vez num evento desta magnitude, graças ao apoio inestimável da L’Aventure DS, a organização dedicada à preservação do património da marca.
“A 50.ª edição do Retromobile: a oportunidade perfeita para mostrar a nossa colaboração histórica com a Presidência da República Francesa. Desde o DS do General de Gaulle até ao DS N°8 PRESIDENCIAL, a DS Automobiles está empenhada em trabalhar ao lado do Palácio do Eliseu através de modelos incríveis, simbólicos da excelência francesa.”
Xavier PEUGEOT, CEO da DS Automobiles
QUATRO AUTOMÓVEIS PRESIDENCIAIS EXTRAORDINÁRIOS
- DS 21 PALLAS utilizado pelo General de Gaulle (1965)
Saído da linha de produção da fábrica de Javel, no 15.º arrondissement de Paris, em 29 de setembro de 1965, este DS 21 PALLAS foi utilizado pelo General de Gaulle, Presidente da República Francesa de 1959 a 1969. Apresentado a 2 de outubro de 1965 com o número de matrícula 1737 RX 75, apresentava acessórios especiais para uso oficial, incluindo palas laterais para os bancos traseiros, suportes para bandeiras integrados no para-choques dianteiro, bem como um suporte para insígnias e um suporte para documentos no painel de instrumentos.
Este DS 21 PALLAS foi utilizado principalmente nas viagens do General de Gaulle entre o Palácio do Eliseu e a sua residência em Colombey-les-Deux-Églises (Haute-Marne). Em novembro de 1967, o automóvel foi vendido ao gerente da cooperativa leiteira de Colombey-les-Deux-Églises, antes de permanecer na sua família até 2021.
Após uma mudança de proprietário, o DS 21 PALLAS foi leiloado em outubro de 2023, tendo sido vendido por 59.040 €. Completamente restaurado nos últimos dois anos, respeitando a sua autenticidade, foi exibido no pátio do Palácio do Eliseu durante as Jornadas Europeias do Património, em setembro passado.
- PRESIDENTIAL DS 21 (1968)
Para suceder à limusina construída sobre o chassis Traction Avant pelo fabricante de carroçarias Franay em 1955, a Presidência da República encomendou um novo automóvel cerimonial, entregue no Palácio do Eliseu a 14 de novembro de 1968. Único no seu género, este DS 21 alongado cumpria especificações particularmente exigentes, estipulando, entre outras coisas, que tinha de ser maior do que o automóvel então utilizado pelo Presidente dos Estados Unidos.
Concebido pela equipa do Quai de Javel e posteriormente equipado pelo fabricante de carroçarias Henri Chapron, este DS 21 Presidencial foi objeto de um comunicado de imprensa publicado em 13 de novembro de 1968:
“Concebido para uso oficial (cerimónias e procissões), o novo veículo, com matrícula 1 PR 75, é um Citroën com tração dianteira, suspensão hidropneumática, carroçaria e configuração especiais. Mede 6,53 m de comprimento e 2,13 m de largura. É capaz de circular durante várias horas a velocidades muito baixas (desfiles), mesmo com temperaturas muito elevadas.”
Este modelo especial, com a sua cor Trade Wind Grey e tejadilho cinzento prateado, também se destaca pelo equipamento especialmente vanguardista para a época, com iluminação inovadora (4 faróis, incluindo 2 auxiliares com díodos de longo alcance), luzes deslizantes na traseira para os indicadores, bem como bandeiras laterais iluminadas e um emblema luminoso integrado no capô.
No interior, o DS 21 Presidencial oferece um nível excecional de conforto e requinte: um vidro divisório curvo separa o condutor e o aide-de-camp dos passageiros traseiros, enquanto o interior está equipado com estofos inteiramente em couro castanho, vidros elétricos, ar condicionado, iluminação direta e indireta, bem como um intercomunicador e um minibar.
Com uma distância entre eixos de 3,78 metros, oferece um espaço traseiro particularmente generoso, permitindo dois ou mesmo três passageiros, complementado por um banco rebatível virado para os ocupantes, destinado, entre outras coisas, a um intérprete.
- PRESIDENTIAL SM (1972)
A 12 de maio de 1972, dois novos veículos cerimoniais foram oficialmente anunciados no Palácio do Eliseu: dois PRESIDENTIAL SM idênticos, descapotáveis, em cinzento metálico escuro com 4 portas.
No comunicado de imprensa publicado nesse dia pela marca do Chevron, afirma-se:
“A primeira saída dos dois automóveis concebidos para cerimónias oficiais e recentemente adquiridos pelo Serviço de Automóveis do Eliseu terá lugar a 15 de maio, por ocasião da visita de Sua Majestade a Rainha de Inglaterra a França. Estes substituem os dois Simca descapotáveis de 1959.”
Especialmente adaptados para o seu uso cerimonial, estes SM presidenciais beneficiam de uma carroçaria totalmente redesenhada pelo fabricante Chapron. Cada exemplar foi alongado em 71 centímetros, elevando o comprimento total do veículo para 5,60 metros (de série com 4,89 metros). Embora a largura permaneça idêntica à do modelo de produção, com 1,84 metros, a secção traseira adota um design totalmente especial, sendo a dianteira a única secção estritamente em conformidade com o SM original.
Para lidar com o aumento da distância entre eixos para 3,47 metros (de série com 2,95 metros) e com um aumento de peso para 1.780 kg em comparação com 1.450 kg da versão de produção, a suspensão, o sistema de travagem – com quatro travões de disco e distribuição de travagem – bem como os pneus foram adaptados. O propulsor permanece inalterado, com um motor V6 que desenvolve 170 cavalos de potência às 5.500 rpm. A sua transmissão sincronizada tem 5 velocidades, com relações adaptadas que permitem ao automóvel ser conduzido a baixa velocidade durante muito tempo.
Os SM Presidential descapotáveis são equipados com uma capota preta de operação hidráulica e o seu interior é estofado em couro natural. Na zona dianteira, os bancos foram deslocados para as laterais exteriores para permitir a instalação de um banco rebatível para o intérprete. Esta configuração especial resultou no deslocamento do volante em cerca de seis centímetros para a esquerda, bem como no reposicionamento do travão de mão para a frente.
Estes SM Presidential foram utilizados sucessivamente por vários presidentes da República Francesa: Georges Pompidou, Valéry Giscard d’Estaing, François Mitterrand e Jacques Chirac.
- PRESIDENTIAL DS N°8 (2025)
Com um design único, o PRESIDENTIAL DS N°8 reúne o mais distinto savoir-faire do fabrico artesanal francês. Foi disponibilizado à Presidência da República Francesa antes do lançamento do novo topo de gama da DS Automobiles, o DS N°8, que estaria à venda em setembro de 2025. O Chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, participou nas comemorações do 80.º aniversário do Armistício de 8 de maio de 1945 no PRESIDENTIAL DS N°8. Tornou-se assim o primeiro presidente da República do mundo a deslocar-se num automóvel oficial 100% elétrico.
O DS N°8 PRESIDENTIAL foi modificado de várias formas pelos engenheiros e equipas criativas da DS Automobiles. Em primeiro lugar, tem uma cor azul-safira (como o DS 7 ÉLYSÉE), exclusiva do DS N°8 e perfeita para um modelo que se junta à frota de veículos presidenciais. O acabamento é feito com painéis laterais pintados de preto. A sua grelha DS LUMINASCREEEN iluminada apresenta as cores azul, branco e vermelho da República Francesa. Outros detalhes exteriores incluem emblemas especiais em azul, branco e vermelho que também adornam a parte dianteira e traseira do automóvel, bem como a instalação de suportes para bandeiras nas extremidades do para-choques dianteiro.
O DS N°8 PRESIDENTIAL possui acessórios específicos para desfiles, tais como barras de apoio e pegas para que seja possível manter-se em pé e um banco corrido mais curto.
Com um design exclusivo baseado em experiência e tecnologia para incorporar a Arte de Viajar, o DS N°8 PRESIDENTIAL foi criado com a ajuda de vários artesãos e parceiros franceses:
- Marchetaria de palha dos ateliers Lison de Caunes, aplicada no painel de instrumentos e nos painéis das portas,
- Satin Dream Blue da organização Métaphores, combinado com um novo plissado feito pelo Atelier Lognon, realçado com costura “pérola”,
- Bancos fabricados pelos mestres estofadores da DS Automobiles, combinando couro Nappa e Alcantara® Dream Blue para um requinte único,
- Sistema de áudio especial produzido pela FOCAL, um parceiro de longa data da DS Automobiles,
- Motor 100% elétrico fabricado em França. As baterias NMC (níquel-manganês-cobalto) são fornecidas pela ACC (Automotive Cells Company) na Gigafactory localizada em Billy Berclau Douvrin (62), enquanto o motor elétrico é fabricado pela Emotors em Trémery, na Lorena. O novo topo de gama 100% elétrico da DS Automobiles, o DS N°8, tem uma autonomia recorde de até 750 km.
DS, SM, DS Automobiles E OS PRESIDENTES EM FOTOGRAFIA
A Presidência da República Francesa sempre teve uma relação especial com os modelos DS e SM e, atualmente, com a DS Automobiles. Uma colaboração histórica ilustrada pelo fornecimento de muitos veículos icónicos, começando com o DS 19 do General de Gaulle em 1958.
Ao longo das décadas, esta relação continuou através de modelos marcantes, como os que agora estão reunidos no stand da DS Automobiles na Retromobile. Também continuou nos tempos contemporâneos com o DS 5 descapotável utilizado na tomada de posse de François Hollande (15 de maio de 2012) – que mais tarde se tornou o veículo oficial da Presidência numa versão com carroçaria completa – o DS 7 CROSSBACK PRESIDENCIAL apresentado na tomada de posse de Emmanuel Macron (14 de maio de 2017), o DS 7 CROSSBACK ÉLYSÉE, veículo oficial da Presidência entre novembro de 2021 e junho de 2022, antes do DS 7 ÉLYSÉE assumir a partir de julho de 2022.
É neste contexto que os visitantes poderão ver uma exposição fotográfica dedicada ao DS e ao SM presidenciais, retratando em imagens esta relação única entre o automóvel francês especial e a Presidência da República Francesa.
Por fim, estará também disponível no stand uma loja que permitirá aos entusiastas levarem consigo uma lembrança desta visita.
