Quando a situação fica difícil, os fortes entram em ação. E no Dakar 2026, a FPT provou mais uma vez ser a potência líder no desafio de automobilismo mais extremo do mundo. Foi um grande sucesso para a marca, marcando uma histórica dobradinha no pódio para as equipas de Rooy FPT, lideradas pelos pilotos Vaidotas Žala e Aleš Loprais, ambos apoiados pela FPT como Parceira Técnica.
A edição de 2026 foi verdadeiramente especial para a marca. Os camiões, equipados com o icônico motor CURSOR 13 , ditaram o ritmo desde as primeiras etapas do rali, duna após duna, dominando a classificação geral do início ao fim e confirmando a excelência da tecnologia FPT mesmo nas condições mais extremas. Com confiabilidade comprovada, potência líder na categoria e resposta ultrarrápida, o CURSOR 13 oferece o desempenho necessário para conquistar o deserto , pistas off-road de alta velocidade e as condições mais desafiadoras, tornando-se a escolha estratégica para aqueles que buscam ultrapassar todos os limites na corrida.
“Estamos orgulhosos de ver as nossas soluções de powertrain triunfarem no Dakar 2026, graças ao desempenho de ponta, confiabilidade e serviço! A FPT fornece energia e auxilia clientes em todo o mundo em suas missões diárias. Aqui, levamos nossa tecnologia e capacidade de atendimento ao cliente para as dunas mais difíceis do deserto para obter sucesso no rali mais extremo do mundo”, declara Giovanni Crepaldi, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da FPT. “Gostaria de agradecer a toda a equipa da de Rooy FPT por alcançar este resultado extraordinário, bem como às outras equipas que, acertadamente, depositaram a sua confiança no nosso potencial.”
Em linha com o slogan da marca, “Power You Trust” (Potência em que você confia), o motor CURSOR 13 personifica a confiança absoluta que pilotos e equipas depositam na tecnologia FPT. Ser o Parceiro Técnico das equipas de Rooy FPT permite que a marca coloque as suas habilidades de engenharia à prova no rali raid mais icônico do mundo, fortalecendo o papel da empresa como referência tecnológica nas condições mais extremas e reafirmando a paixão pela inovação que sempre definiu os seus motores.
Desde 2023, as três primeiras posições têm sido ocupadas por camiões equipados com motores FPT, que estabeleceram o padrão no rali mais difícil do mundo. Além disso, o icônico motor CURSOR 13 forneceu potência e confiabilidade a 20 dos 46 camiões que competiram no rali.
Vaidotas Žala estreou-se no Dakar em 2016 na categoria Carro e competiu em diversas edições consecutivas, demonstrando uma evolução constante ao longo dos anos. Após várias temporadas na categoria Carros, ele estreou -se nos camiões em 2025 com a equipa Skuba Team De Rooy FPT, conquistando o quinto lugar. Após vencer a edição de 2026, ele declarou: “Tenho certeza de que temos um dos melhores motores do Rally Dakar, principalmente em termos de potência. E tudo funcionou perfeitamente. Não tivemos nenhum problema. Considerando que foram duas semanas e 5.000 quilômetros de corrida off-road, podemos afirmar que foi uma grande conquista técnica. Tenho orgulho de que a FPT esteja estampada na grade dianteira do nosso camião, pois é uma das principais marcas do mundo e parte integrante do legado da equipa de Rooy. Quando decidi mudar para os camiões, pensei: ou faço direito com a melhor equipa, ou não faço nada. Então, posso dizer que a estratégia valeu a pena.”
Aleš Loprais, piloto experiente e sobrinho do lendário Karel Loprais, estreou-se no Dakar em 2006. Ao longo dos anos, conquistou vitórias em etapas e pódios, consolidando-se entre os melhores pilotos. Na etapa final da prova, onde terminou em segundo lugar, declarou: “O meu foco é manter a concentração, a cabeça fria e o foco absoluto no desempenho. Há muita coisa para fazer durante a prova, o cérebro trabalha bastante. É preciso estar atento a tudo e sobreviver ao rali mais longo do mundo, o Dakar. O que eu mais gosto neste motor é o torque, porque permite explorar bastante as dunas e usar toda a faixa de torque. Tudo precisa estar a 100% para atingirmos o objetivo pelo qual viemos.”
Por trás do sucesso, a Equipa de Atendimento ao Cliente da FPT desempenhou um papel crucial durante todo o rali. Graças a um sistema de monitoramento contínuo e à capacidade de antecipar possíveis problemas, o motor demonstrou uma confiabilidade operacional excepcionalmente alta. O trabalho constante da equipa de Atendimento ao Cliente, apoiado por soluções telemáticas avançadas e personalizadas – que atendem a rigorosos requisitos de troca de dados – e verificações proativas, aprimorou ainda mais o desempenho geral, garantindo zero tempo de inatividade. Para os clientes da FPT, essa abordagem significa ter um verdadeiro mecânico virtual a bordo , capaz de detectar e prevenir possíveis falhas, garantindo operação ininterrupta e máxima eficiência.
CLASSIFICAÇÃO EM PODIOS ETAPA A ETAPA
Vaidotas Žala – Piloto, Paulo Fiuza – Navegador, Max Van Grol, Mecânico
Terminam com 9 pódios em etapas
1º lugar: ST7
2º lugar: ST2, ST6, ST8, ST9, ST10, ST11, ST12
3º lugar: ST4
Aleš Loprais – Piloto, David Křípal – Navegador, Jiří Stross, Mecânico
Terminam com 8 pódios em etapas
1º lugar: ST1, ST6, ST9, ST10, ST11
2º lugar: ST3, ST7
3º lugar: ST13
