TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team (TGR WRT) inicia uma época de 2026, com um novo visual, com o icónico Rallye Monte-Carlo, de 22 a 25 de janeiro. É a 10.ª temporada do Campeonato Mundial de Ralis da FIA.
A equipa TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team, com nova formação, iniciará a sua 10ª temporada de competição quando o Campeonato Mundial de Rali da FIA de 2026 começar com o icônico Rali de Monte Carlo, de 22 a 25 de janeiro.
Após uma temporada de 2025 que bateu recordes, a TGR-WRT inicia este ano com o objetivo de defender com sucesso os títulos de construtores, pilotos e navegadores. Sem se acomodar com as conquistas, a equipa continua a trabalhar para aprimorar o imbatível GR YARIS Rally1, que também ostenta uma nova e marcante pintura em vermelho, branco e preto.
Aproveitando os jokers de homologação disponíveis para a temporada final do atual regulamento de Rally1, a equipe concentrou-se no desenvolvimento de melhorias na aerodinâmica e na suspensão. Isso inclui uma nova asa traseira (instalada nos três carros de fábrica na primeira etapa), enquanto a introdução de novas peças no sistema de suspensão permite maiores possibilidades de ajuste.
A equipa conta mais uma vez com uma formação de pilotos forte e empolgante, com todas as cinco duplas do GR YARIS Rally1 em ação na primeira prova.
Sébastien Ogier conquistou seu nono título mundial, igualando o recorde, em uma emocionante conclusão da temporada de 2025, guiado pelo copiloto Vincent Landais. Ele também é o piloto mais vitorioso na longa história do Rali de Monte Carlo, realizado em sua cidade natal, Gap, nos Alpes franceses, tendo conquistado sua décima vitória no ano passado.
Antes do início do rali no porto de Mônaco, na quinta-feira, uma nova edição especial do GR Yaris, em comemoração ao nono título de Ogier, será revelada e exibida ao lado do GR Yaris MORIZO RR, criado em parceria com o presidente da TGR-WRT, Akio Toyoda, e apresentado no Tokyo Auto Salon.
Elfyn Evans inicia sua sétima temporada completa consecutiva com a TGR-WRT, ao lado do copiloto Scott Martin. Vice-campeões do ano passado, eles conquistaram quatro pódios no Rali de Monte Carlo durante sua trajetória na equipa, incluindo o segundo lugar em 2025.
Oliver Solberg e seu copiloto Elliott Edmondson juntam -se à equipa para a temporada de 2026, após a campanha dominante que os levou ao título do WRC2 no ano passado com o GR Yaris Rally2, além da vitória em sua estreia no Rallye 1 com o GR Yaris Rally1 na Estônia. Com seis participações anteriores no Rallye de Monte Carlo, Solberg é o terceiro piloto finalista indicado para somar pontos no campeonato de construtores pela TGR-WRT.
Também competindo em um quarto carro sob a bandeira da TGR-WRT está Takamoto Katsuta, buscando melhorar seu melhor resultado anterior, um sexto lugar no evento, ao lado do co-piloto Aaron Johnston. Sami Pajari, por sua vez, inicia sua segunda temporada sob a bandeira da TGR-WRT2, com o objetivo de dar continuidade ao forte progresso demonstrado durante sua temporada de estreia no ano passado, ao lado do co-piloto Marko Salminen.
O compromisso da TGR-WRT em apoiar jovens pilotos se estende ao Programa Desafio WRC. Após demonstrar um forte progresso durante 2025, o piloto da segunda geração do Programa, Yuki Yamamoto, dá mais um passo, embarcando em uma temporada completa de ralis do WRC ao volante de um GR Yaris Rally2.
O carro de Yamamoto é um dos sete GR Yaris Rally2 inscritos no Rali de Monte Carlo. Filip Mareš, Chris Ingram, Eliott Delecour (filho do vencedor do Rali de Monte Carlo de 1994, François), Olivier Burri e Johannes Keferböck também estão inscritos no WRC2, assim como Paolo Vallivero.
O Rali de Monte Carlo é famoso pelas suas condições climáticas frequentemente variáveis, que podem trazer gelo e neve para as estradas de asfalto. A escolha dos pneus pode ser crucial, com uma gama mais ampla de pneus – alguns equipados com pregos – disponíveis para se adequarem às condições. O rali deste ano começa e termina no porto de Mônaco e, pela primeira vez desde 2008, inclui uma superespecial utilizando parte do circuito de Fórmula 1 do principado.
Na quinta-feira, a ação segue direto para as montanhas com três especiais disputadas no caminho de volta a Gap, duas delas à noite. Três especiais a oeste de Gap serão percorridas duas vezes na sexta-feira, enquanto o sábado reserva mais três trechos de montanha antes da superespecial no Circuito de Mônaco à noite. Um par de especiais repetidas acima de Mônaco compõem o final do rali no domingo, incluindo a Power Stage, que encerra o rali, sobre o famoso Col de Turini.
Declarações:
Jari-Matti Latvala (Chefe de Equipe):
“É sempre emocionante começar uma nova temporada, seja você piloto, chefe de equipe ou fã. É interessante ver o nível das equipes e dos pilotos e quem parece estar em boa forma para o ano que se inicia. Com o trabalho de desenvolvimento que fizemos na suspensão e na aerodinâmica, nosso GR YARIS Rally1 deve ser forte, mas sabemos que nossos rivais também têm trabalhado duro para melhorar. O Rali de Monte Carlo é a prova mais difícil e estressante da temporada, mas também a mais gratificante se você conseguir chegar ao pódio em Mônaco. Sébastien já fez isso mais vezes do que qualquer outro piloto e sei que, mesmo depois de conquistar seu nono título mundial, ele ainda estará com muita vontade de vencer. Elfyn também mostrou um desempenho incrível ao longo da última temporada e não precisa fazer nada diferente para ser um candidato ao título novamente este ano. Também estamos animados com a chegada de Oliver à nossa equipe e para ver o que ele, Taka e Sami podem fazer durante a temporada.”

Elfyn Evans (Piloto do carro 33)
: “Após um curto período de preparação, como sempre, estou ansioso pela nova temporada e espero estar lutando na ponta. Tenho certeza de que será um ano competitivo e teremos que dar o nosso melhor. Há bastante continuidade em termos do carro e dos pneus, e embora tenhamos terminado a última temporada em uma posição muito boa, a equipe está sempre trabalhando para encontrar melhorias e aquele pouco mais de desempenho que nós, como pilotos, sempre pedimos. O Rali de Monte Carlo é sempre um pouco uma incógnita, no sentido de que você não pode ter certeza de quais condições enfrentará. É um grande desafio e tudo se resume a se adaptar da melhor maneira possível durante o evento.”

Sébastien Ogier (Piloto do carro 1)
: “Foi bom ter um tempo para celebrar e apreciar o que conquistamos no ano passado, mas o foco já está na nova temporada, quando todos começam do zero. Mesmo não participando de todos os ralis como nas últimas temporadas, o calendário ainda será bastante intenso. Vamos tentar tirar o melhor proveito disso junto com esta grande equipe, que está sempre se esforçando para melhorar a cada ano. Como sempre, é emocionante para mim começar o Rali de Monte Carlo. É o rali que mais significa para mim e aquele que me fez sonhar, então foi um momento de orgulho vencê-lo pela décima vez no ano passado. O objetivo será o mesmo desta vez, mas nunca fica mais fácil.”

Oliver Solberg (Piloto do carro 99)
: “É um sonho começar a nova temporada como piloto da Toyota Rally1. Não tenho expectativas claras em relação aos resultados deste ano; só quero fazer o meu trabalho da melhor forma possível e ver como corre. Embora conheça bem o carro no terra, sinto que ainda tenho que aprender um pouco no asfalto. Nesta superfície, sente-se uma diferença maior entre os carros de Rally2 e Rally1 em termos de velocidade, mas tivemos alguns bons testes e estou com uma ótima sensação no carro. O Rallye Monte-Carlo é um evento que simplesmente não se pode deixar de amar, mesmo sendo muito complicado e provavelmente o rali mais difícil do ano. É sempre uma experiência especial e estou muito ansioso por ele.”

Takamoto Katsuta (Piloto do carro 18):
“É sempre especial começar uma nova temporada em Monte Carlo. As condições são algumas das mais difíceis que enfrentamos durante a temporada, então o sentimento antes da prova pode ser bastante misto: você está ansioso, mas ao mesmo tempo nunca sabe o que vai acontecer. Precisamos ter uma boa comunicação com nossas equipes de informações de percurso, que nos fornecem as informações mais recentes sobre as condições, que podem mudar muito rapidamente. Em nosso teste pré-evento, havia gelo e neve, mas estava derretendo, então também pudemos ver como o carro e os pneus se comportavam no asfalto molhado, e senti uma boa evolução. Meu objetivo este ano é conquistar mais resultados e estou pronto para dar o meu melhor.”

Sami Pajari (Piloto do carro 5)
: “É uma sensação emocionante começar minha segunda temporada com o carro Rally1. O ano passado foi praticamente todo dedicado ao aprendizado, já que na maioria dos ralis era minha primeira vez com este carro. Mesmo assim, no segundo semestre, as coisas foram melhorando cada vez mais, e agora me sinto muito mais preparado para ser competitivo. O carro é praticamente o mesmo do ano passado, assim como os pneus, e me sinto muito mais confiante em entender do que ele é capaz. O Rali de Monte Carlo é talvez o evento mais desafiador da temporada, com a possibilidade de uma grande variedade de condições diferentes, mas espero ter uma boa experiência e aproveitar bastante.”
Yuki Yamamoto (Piloto do Programa WRC Challenge GEN2)
: “Estou muito animado para começar esta nova temporada repleta de eventos do WRC. Enquanto os anos anteriores foram mais focados em adquirir experiência, acho que é hora de começar a mostrar meu valor e construir um ritmo consistente. Acredito que podemos obter bons resultados nesta temporada e, com sorte, alguns pódios e vitórias no WRC2. O Rali de Monte Carlo é especial, e no ano passado, na minha primeira vez lá, não foi fácil, com muitas condições e desafios novos. Não estou inscrito para pontuar no WRC2, mas espero aprender mais sobre este evento e mostrar a velocidade onde puder, sendo inteligente sobre onde forçar e onde evitar riscos.”
