Depois da infelicidade ontem registada com o prematuro abandono de Gonçalo Guerreiro com um braço fraturado, o bp Ultimate Adventure Team viu hoje Martim Ventura ascender ao 4º lugar Rally 2 após completar a nona etapa do Rali Dakar 2026, jornada que marcou o início da segunda etapa maratona desta que é a prova mais dura do todo-o-terreno mundial. Uma etapa composta por um setor seletivo cronometrado de 410 quilómetros, disputada maioritariamente em percursos rochosos, culminando numa exigente travessia de dunas.
Martim Ventura, que no Dakar Rally 2026 compete como piloto oficial HRC Honda, perdeu bastante tempo até ao KP 41, o primeiro ponto de controle horário desta etapa, onde passou a perder 21m11s, com o 79º tempo, mas depois disso encetou uma notável recuperação até o 14º lugar na categoria sendo um dos mais rápidos de diversas posições assumindo um andamento que lhe permitiu ser um dos pilotos mais rápidos do dia, perdendo apenas tempo para o vencedor da etapa.
Apesar desse contratempo inicial, o resultado hoje alcançado permitiu ao jovem piloto do bp Ultimate Adventure Team subir ao 4º lugar entre os concorrentes Rally 2, encontrando-se agora a apenas cinco minutos do pódio da categoria, mantendo ainda a 14ª posição da classificação geral absoluta a 34m do Top 10.
A caravana do Dakar enfrenta amanhã a 10ª etapa da competição, correspondente à segunda parte da jornada maratona, que leva os concorrentes do acampamento, onde ficam esta noite, até Bisha, que conta com 371 quilómetros cronometrados. Um troço que apresenta um extenso setor de dunas.
