Maria Luís Gameiro no pódio dos Portugueses no arranque do Dakar 2026

  • Maria Luís Gameiro completou o prólogo do Dakar 2026 com desempenho sólido, estabelecendo uma base segura para encarar as etapas seguintes e assegurou o lugar de terceiro melhor piloto português. 
  • A piloto portuguesa e a navegadora Rosa Romero demonstram entrosamento crescente a bordo do MINI JCW T1+ da X-Raid, num arranque focado em consistência e gestão estratégica da prova. 
  • Amanhã chega o primeiro teste verdadeiramente exigente: a Etapa 1 desenha um “loop” de 305 quilómetros cronometrados em redor de Yanbu.

Depois de semanas de preparação intensa, Maria Luís Gameiro deu hoje o primeiro passo na sua segunda participação no Dakar, ao completar o prólogo com um desempenho sólido e isento de problemas. A piloto portuguesa, aos comandos do MINI JCW T1+ da X-Raid e navegada pela espanhola Rosa Romero, concluiu os 22 km cronometrados na zona de Yanbu com o terceiro posto entre portugueses e o 56.º lugar na categoria Ultimate, resultado que garante uma base segura para encarar os longos dias de competição que se seguem.

O dia de abertura da prova apresentou um total de 73 km de ligações e um prólogo tecnicamente exigente, desenhado para testar desde cedo a adaptação dos pilotos ao terreno, ao ritmo de corrida e à navegação. Fiel à estratégia traçada para o arranque desta 48.ª edição do rali-raid mais duro do mundo, Maria Luís optou por uma abordagem deliberadamente conservadora, privilegiando a segurança, a consolidação de rotinas a bordo com Rosa Romero e a confirmação do excelente comportamento do MINI JCW T1+.

Para a piloto portuguesa, este arranque sem sobressaltos é um passo importante numa aventura que se estende por 14 dias em solo saudita. A consistência, a gestão do material e a capacidade de evitar erros maiores na fase inicial da prova são vistos por toda a equipa como fatores determinantes para construir um Dakar forte do ponto de vista desportivo.

Declarações de Maria Luís Gameiro

“Este prólogo era relativamente difícil e por isso encaramos estes primeiros quilómetros de forma conservadora, mas segura. A comunicação com a Rosa continua a ser trabalhada de forma progressiva e cada vez mais fluída. O MINI não deu qualquer sinal de problema, é um carro muito fiável, seguro e está completamente preparado para estes 14 dias que temos pela frente. Começamos finalmente o Dakar, esta grande aventura! As próximas duas semanas serão desafiantes, mas estamos preparadas e ansiosas por percorrer estas magníficas paisagens.

Com um prólogo cumprido dentro da estratégia definida, Maria Luís Gameiro e Rosa Romero avançam agora para as etapas seguintes com confiança reforçada, focadas em gerir o ritmo, evitar riscos desnecessários e extrair, dia após dia, todo o potencial do MINI JCW T1+ num Dakar que promete ser, mais uma vez, uma verdadeira prova de resistência física, técnica e mental. 

Etapa 1 – O primeiro grande teste

Amanhã, 4 de janeiro, chega o primeiro teste. A Etapa 1 desenha um loop de 305 quilómetros cronometrados em redor de Yanbu. O terreno rochoso inicial exigirá uma pilotagem precisa e atenção redobrada às suspensões e aos pneus – furos prematuros podem custar tempo precioso. A transição para secções mais rápidas e arenosas testará a coragem para manter velocidade em terreno solto, confiando no MINI e na navegação. O objetivo é claro: terminar sem problemas mecânicos, construir confiança no carro e estabelecer um ritmo sustentável para as próximas duas semanas. O Dakar não se ganha no primeiro dia, mas pode-se perder; cautela, inteligência e respeito pelo deserto serão as palavras de ordem.

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter