- Michelin acelera o seu crescimento com a aquisição do Cooley Group e da Tex Tech Industries, dois líderes nos mercados de tecidos revestidos e têxteis técnicos
- Aumento de cerca de 20% da faturação da atividade de Polymer Composite Solutions, que em breve se tornará num segmento específico de reporte financeiro do Grupo
- Operações integralmente financiadas com tesouraria disponível, preservando a solidez financeira; conclusão das transações prevista para o primeiro semestre de 2026
No âmbito da sua estratégia “Michelin in Motion 2030”, o Grupo aproveita os seus conhecimentos, e a sua experiência, para expandir-se para novos mercados de alto valor acrescentado. Nos últimos dois meses, a Michelin fechou acordos para adquirir o Cooley Group, especialista em tecidos industriais revestidos, e a Tex Tech Industries, design e fabricante líder de têxteis e tecidos especializados. Ambas as empresas estão alinhadas, na perfeição, com a estratégia do Grupo, dado que partilham o mesmo compromisso com a inovação e a qualidade dos produtos, além de operarem em geografias complementares.
A Cooley, que comemorará o seu centenário em 2026, e tem a sua sede em Rhode Island (EUA), é mundialmente reconhecida pela sua experiência em tecidos revestidos de polímeros de alta performance. A empresa está integrada verticalmente, com competências em tecelagem, tricotado, e extrusão, de polímeros. O Cooley Group concebe e fabrica soluções poliméricas inovadoras e sustentáveis para vasta gama de aplicações, incluindo dispositivos sanitários, impermeabilização, retenção de água e produtos químicos, assim como outras soluções ambientais críticas.
Fundada, em 1904, no Maine (EUA), a Tex Tech Industries é um dos principais designers e fabricantes de têxteis, tecidos e revestimentos especializados para um amplo leque de indústrias e de aplicações especializadas. A empresa criou soluções para algumas das aplicações mais exigentes, como sistemas de proteção térmica para veículos espaciais, materiais resistentes ao fogo para a fuselagem de aviões, tecidos ignífugos para bancos de avios, e tecidos criados sob medida para aplicações compostas.
A Michelin é já o líder europeu no sector dos tecidos revestidos, com marcas como a Orca. Estas duas aquisições acelerarão consideravelmente a sua expansão para novos mercados e regiões, e aumentarão em, aproximadamente, 20% (cerca de 280 milhões de dólares) a faturação da atividade de Polymer Composites Solutions (PCS) da Michelin.
Prevê-se que as duas operações sejam concluídas durante o primeiro semestre de 2026, sujeitas aos habituais ajustes e às autorizações de controlo de fusões nas respetivas jurisdições. Serão inteiramente financiadas pela tesouraria disponível, por montantes não divulgados nesta fase.
Dado que a atividade PCS está a atingir uma dimensão significativa dentro do negócio da Michelin, o Grupo tem previsto criar um segmento de reporte específico a partir de 2026.
Este comunicado de imprensa não constitui uma oferta de venda, nem uma solicitação de uma oferta de compra de títulos da Michelin. Caso deseje obter informação mais completa acerca da Michelin, convidamo-lo(a) a consultar os documentos públicos apresentados em França perante a Autoridade de Mercados Financeiros, também disponíveis no nosso site da Internet michelin.com.
Este comunicado pode conter certas declarações de carácter prospetivo. Ainda que a Sociedade considere que estas declarações se baseiam em hipóteses razoáveis à data de publicação do presente documento, estão, pela sua própria natureza, sujeitas a riscos e incertezas, que podem dar lugar a uma diferença entre as cifras reais e as indicadas, ou deduzidas, em tais declarações.
