No início deste ano a Polestar afirmou que pretendia fazer de 2025 um ano de viragem em Portugal.
O objetivo passava por crescer as vendas no País entre 60% e 80%, alavancada em três pilares estratégicos:
- Novo e mais activo modelo de negócio, reforçado pela chegada de novos parceiros e pela abertura de novos Polestar Spaces.
- Primeiro ano completo a comercializar mais do que um modelo, consolidando a presença no mercado.
- Renovação contínua da gama, culminando com a chegada do novo Polestar 5, que elevaria ainda mais a marca.
Que balanço podemos fazer de 2025?
1.Novo modelo de negócio e maior rede física
Reforçámos a presença com novos parceiros e abrimos dois novos Polestar Spaces. Um em Lisboa cuja abertura ocorreu em Fevereiro em parceria com a Santogal e outro, a semana passada em Faro em conjunto com a Pontautos.
Estes espaços vieram juntar-se ao Polestar Space Porto que é uma referência mundial em parceria com a Triauto.
2.Primeiro ano completo com gama alargada
Foi, de facto, o primeiro ano completo com vários modelos disponíveis. O grande destaque vai para o Polestar 4, que se tornou o nosso modelo mais vendido, tanto junto de clientes particulares como empresariais. O Polestar 2 continuou a sua consolidação de anos anteriores e o Polestar 3 foi também muito bem aceite com quotas de mercado interessantes no segmento onde está inserido.
3.Renovação da gama e chegada do Polestar 5
Ao longo do ano, através dos MY26 introduzimos melhorias nos modelos existentes, especialmente no Polestar 2. E, no final do ano, chegou o Polestar 5 — um marco que elevou ainda mais a percepção da nossa marca.
Apresentado em Portugal no segundo semestre, este GT elétrico é a nossa visão de futuro materializada e em apenas dois meses, já conquistou encomendas e prémios, confirmando o impacto positivo no mercado nacional. Destacamos o Prémio de Melhor Automóvel Elétrico no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico e o Prémio Design do Ano para a Revista Frontline.
Melhor ano de sempre em Portugal
Graças a esta estratégia atingimos, pela primeira vez, mais de 500 matrículas anuais, crescendo mais de 65% face a 2024.
Este é o terceiro ano consecutivo de crescimento, consolidando a Polestar como uma marca de referência em Portugal.
2025 foi o ano em que deixámos de ser um nome emergente para nos afirmarmos com estatuto consolidado. E não queremos ficar por aqui.
2026: O que se segue? Vamos entrar em 2026 com metas ambiciosas.
Pretendemos crescer cerca de 20% em relação a este 2025 histórico.
Para isso, contamos com uma rede comercial sólida — será o primeiro ano completo com três parceiros experientes, de norte a sul.
Por outro lado teremos novidades de produto: o Polestar 5 chegará às estradas portuguesas, haverá renovações nos modelos atuais e outras surpresas que, para já, não podemos revelar.
Por último, queremos sublinhar algo para nós essencial: numa altura em que vemos a União Europeia e várias marcas tradicionais a quererem abrandar o ritmo da eletrificação, a Polestar mantém-se firme.
Firme no nosso compromisso ambiental. Não abdicamos dos nossos objetivos de sustentabilidade. Acreditamos que o futuro da mobilidade é elétrico e sustentável e creio que é isso que nos diferencia e uma das razões pelas quais temos vindo a crescer!!
Boas Festas a todos e muito obrigado!
