A ARTE DA CONDUÇÃO NO INVERNO

§  A importância dos pneus adequados sob tempo mais agreste e estradas mais perigosas

§  Das comuns correntes de neve, às tecnologias de apoio à condução

§  Como a conceção dos habitáculos dos veículos influi na concentração dos condutores

Numa altura em que estamos em plena estação invernal, a preparação de um automóvel para enfrentar as inerentes exigentes condições climatéricas nunca se mostrou tão importante como agora. E uma boa preparação começa com uma viatura equipada com as ferramentas certas para essa realidade, a começar por pneus devidamente adequados e preparados para o inverno, com um piso resistente. A escolha certa depende de onde e como conduz: desde os invernos urbanos mais amenos, às passagens de montanha ou mesmo a estradas geladas do extremo norte do planeta.

Na Europa, existem três categorias principais de pneus:

  • Para todas as estações: trata-se de uma opção cada vez mais popular, contando com o símbolo do floco de neve e homologados para o inverno. Para regiões com invernos mais amenos e condições variáveis, podem ser uma opção prática e segura. Estes modernos pneus para todas as estações costumam oferecer um bom desempenho em estradas molhadas e frias, oferecendo uma enorme conveniência ao longo de todo o ano para condutores que percorrem quilometragens moderadas.
  • De montanha no inverno: trata-se do pneu standard para a maior parte dos países que compõem a Europa Central. O seu composto de borracha mais duro permanece estável mesmo sob temperaturas acima de zero, enquanto os sulcos profundos removem a água e a lama. Proporcionam segurança equilibrada em estradas secas, molhadas e com neve.
  • De inverno nórdico: Concebidos para os climas mais rigorosos da Escandinávia e em partes da Europa Oriental. O seu composto muito macio e lamelas densas aderem firmemente à neve e ao gelo, mesmo sob 20 graus negativos. Oferecem segurança máxima em estradas congeladas, mas podem desgastar-se rapidamente e parecer menos precisos em asfalto molhado ou seco.

Em zonas de neve mais profunda ou quando as passagens nas montanhas ficam geladas, as correntes para neve continuam a ser um elemento importante para estar na bagageira de um veículo. Elas melhoram a tração quando os pneus, por si só, atingem os seus limites de aderência. Em países como a Áustria, Itália ou Suíça, é obrigatório ter correntes no veículo, em determinadas regiões ou sob condições meteorológicas específicas.

A visibilidade é outro fator a ter em conta na preparação de um veículo, mas que é frequentemente subestimado. Limpar todas as janelas antes de partir, para além de retirar qualquer neve que esteja acumulada no tejadilho, é tão importante quanto ficar atento à estrada e. Igualmente importante é ser visto pelos outros. Os faróis, luzes de travão e indicadores também devem ser limpos da neve e gelo neles acumulados, para que todos os sinais cheguem aos demais condutores sem quaisquer obstruções. 

CONDUZIR COM CALMA E PRECISÃO

Uma vez em movimento, a temporada de inverno exige um estilo de condução mais suave, disposição para reduzir a velocidade e para deixar espaço entre os veículos. Conduzir e travar com calma e alguma antecipação ajuda a evitar transições bruscas de pesos que podem tornar as viaturas instáveis em pisos com neve ou gelo, sublinhando-se a importância de distâncias de travagem mais longas.

Uma mão firme, antecipação e velocidades adequadas são fatores essenciais para algum domínio sob condições de condução mais desafiantes. Quando combinados com o apoio das tecnologias modernas que estão presentes nos veículos, esses hábitos transformam a condução sob condições atmosféricas mais adversas e exigentes numa experiência mais segura e controlada.

TECNOLOGIAS DE APOIO Á CONDUÇÃO 

Por mais atento e experiente que seja um condutor, os apoios em condições imprevisíveis são sempre bem-vindos. Neve, lama e gelo podem alterar uma estrada de um momento para o outro, situações em que as tecnologias fornecem uma rede de segurança.

A tração integral, nomeadamente o sistema Mazda i-Activ AWD, oferece uma maior estabilidade e maior tração. O sistema monitoriza constantemente a aderência e o equilíbrio da viatura, distribuindo a potência por cada roda conforme necessário, ajudando-a a manter-se estável quando as superfícies se tornam mais escorregadias. Essa assistência adicional advém de sistemas como o Controlo Dinâmico de Estabilidade, a Distribuição Eletrónica da Força de Travagem e o Controlo G-Vectoring, que estabilizam as viaturas nas curvas, equilibram as forças de travagem ou suavizam as manobras da direção.

Essas funções apoiam o condutor sem se mostrarem intrusivas, proporcionando a estabilidade necessária para que o condutor consiga lidar com as diferentes estradas percorridas em tempo de inverno mais rigoroso.

CONFORTO FÍSICO E VISUAL

Mesmo contando com as melhores tecnologias, a concentração continua a ser um dos recursos mais valiosos na condução no inverno. Para um condutor, estar a tremer de frio ou a ter de procurar os comandos são situações de distração e mostram-se inseguras. O conforto não é, portanto, um luxo, mas algo que sustenta a concentração. Os habitáculos dos modelos Mazda são concebidos para apoiar os condutores, incluindo bancos e volantes aquecidos, juntamente com um controlo da climatização de ação rápida, criando ambientes acolhedores que permitem ao corpo relaxar e à mente manter-se concentrada. Essa linear ergonomia garante que todas as funções estejam naturalmente ao alcance das mãos.

Igualmente importante é o design em si dos habitáculos e do painel de instrumentos. As distrações devem ser minimizadas, sendo por isso que os interiores dos modelos Mazda seguem o princípio japonês de Ma, a utilização e a harmonia dos espaços abertos. As superfícies são límpidas, as transições suaves e os comandos estão colocados onde a intuição comum espera que estejam. O resultado é um ambiente onde os condutores se sentem à vontade, livres de confusões.

Resumindo: com uma preparação adequada e uma condução atenta, suportada por níveis de conforto e tecnologias confiáveis, conduzir em estradas com pisos escorregadios, sob neve ou gelo, pode resultar numa experiência segura.

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter