O Enduro Sprint e o Mini Enduro fecharam da melhor maneira a época de desportiva de 2025, com uma grande prova em Castelo Branco.
Castelo Branco recebeu, no passado fim de semana de 6 e 7 de dezembro, as últimas provas de campeonatos nacionais da época de 2025, com o fecho do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar e Troféus de Clássicas a ter lugar no sábado, enquanto, no dia seguinte, se realizou a ronda de encerramento do Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha.
Com quase uma centena de pilotos no domingo e 36 no sábado, foi, em ambos os dias, uma grande prova aquela que a Escuderia Castelo Branco montou, fechando da melhor maneira a temporada num fim de semana em que a chuva apenas apareceu na manhã de domingo, mas sem ser o suficiente para fazer estragos no percurso e nas especiais.
No sábado, com Gabriel Xavier (Yamaha) já na posse do título de Infantis desde a prova anterior, bem como Tiago Oliveira Castro (TM) no que respeita à coroa de Juvenis, restava atribuir o título de Campeão de Juniores, que estava a ser discutido por Robi Tikkanen (GasGas) e Pedro Godoy (KTM), que chegava a Castelo Branco com 3 pontos de atraso para o líder. O jovem espanhol acabou mesmo por vencer após boa luta com Tikkanen, assegurando assim o título Júnior no Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar. Luís Ribeiro (Beta) venceu e confirmou o vice campeonato em Infantis, enquanto Tiago Castro voltou a vencer entre os Juvenis, terminando o campeonato invicto.
Nos Troféus de Clássicas, Cristovão Nogueira (Honda) venceu a classe 2 e garantiu o troféu, Filipe Silva (Honda) venceu a classe 3, com o troféu a ir para Hugo Monteiro (Kawasaki), José Ferreira (Honda) venceu e confirmou o triunfo final na classe 4, e Filipe Fragoso (Honda) ganhou a classe 5 em Castelo Branco, mas este triunfo não chegou para retirar a vitória final no troféu a Renato Lourenço (Honda).
No domingo entraram em cena os pilotos do Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha, para aquela que foi a única ronda da época em formato ‘Closed Course’, com a manhã reservada à prova de enduro e a tarde a uma resistência de hora e meia, com pontuações independentes para cada parte da prova. Acabaram, no entanto, por ser os mesmo pilotos a vencer as suas classes em ambas as partes, com Ruben Ferreira (Beta) a dominar por completo a classe Elite e Gonçalo Jesus (Beta) em segundo também de manhã e à tarde. Luís Pinto Jr. (Sherco) foi o terceiro de manhã e, à tarde, dois problemas técnicos com a sua moto fizeram-no parar e perder tempo, com o lugar mais baixo do pódio a ir para Francisco Salgado (Kawasaki).
Grandes lutas se viveram na classe Verdes 1, com Rui Sousa (Fantic) a vencer de manhã e à tarde, enquanto Lucas Espinha (Beta) assegurou o triunfo final no troféu desta classe. Em Verdes 2, Paulo ‘Ballas Jr.’ Gonçalves (Sherco) chegou a Castelo Branco na liderança da tabela, mas ainda sem ter ganho este ano, algo que resolveu da melhor maneira nesta última ronda ao assinar uma vitoriosa ‘dobradinha’, que deu outro sabor à conquista do Troféu da classe Verdes 2.
Na Senhoras assistiu-se a novo triunfo, a dobrar, de Joana Gonçalves (Husqvarna) face a Rita Vieira (Yamaha) e Francisca Henriques (Honda), com Rita Vieira a secundar Joana no Enduro da manhã e Francisca a assegurar essa posição na Resistência da tarde.
Carlos Pedrosa (Fantic) também carimbou o triunfo final na classe de Veteranos com duas vitórias, o mesmo fazendo Albano Mouta (GasGas) em Super Veteranos, classe que dominou por completo toda a temporada, tal como fizeram Hugo Ribeiro (Yamaha) no troféu de Promoção e Mário Patrão (Stark Varg) na primeira edição do troféu de Enduro Sprint para Motos Elétricas.
Foi um excelente final de época este que a Escuderia Castelo Branco nos proporcionou, e resta-nos agradecer a todos os pilotos, equipas, patrocinadores e organizações, por mais esta grande época de Enduro Sprint e Mini Enduro que vivemos em 2025. Até para o ano!
Fotos: Escuderia Castelo Branco
