- A nova época do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E começou com uma corrida repleta de ação em São Paulo, marcada por um incidente aparatoso na fase final.
- Maximilian Günther terminou em sexto lugar, somando oito pontos no campeonato, enquanto Taylor Barnard terminou em 13.º.
- O próximo E-Prix terá lugar a 10 de Janeiro, no México.
O Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E celebrou o arranque da Temporada 12 no sábado, na cidade brasileira de São Paulo. No famoso Sambódromo, com as suas longas retas e curvas apertadas, houve ação constante do início ao fim. Perto do final de uma corrida muito disputada, um incidente espetacular provocou bandeiras vermelhas e, posteriormente, um reinício atrás do safety car.
Apesar de tudo, Maximilian Günther conseguiu marcar os seus primeiros pontos no campeonato. Ao volante do seu DS E-TENSE FE25, o piloto alemão realizou uma excelente recuperação, passando de 16.º para o sexto lugar. Isto permitiu-lhe arrecadar oito pontos valiosos para a DS PENSKE na classificação por equipas.
Taylor Barnard também teve oportunidade de terminar nos pontos, mas o piloto inglês não teve sorte no Brasil.
Precisamente quando ativou o seu Attack Mode, sendo o único piloto no top 10 que ainda mantinha a vantagem da potência adicional, a bandeira vermelha interrompeu o seu forte progresso. Durante a neutralização, o novo piloto da DS PENSKE foi mesmo forçado a deixar o carro nas boxes devido a um problema com a bateria de 12 volts. Classificado em 13.º, Taylor demonstrou, ainda assim, ter tudo o que é necessário para brilhar rapidamente no seu novo ambiente.
No final da primeira ronda, a DS Automobiles e o seu parceiro PENSKE AUTOSPORT regressaram com muita informação valiosa para o resto da Temporada 12. O próximo E-Prix está previsto para 10 de janeiro de 2026, no México, no circuito Hermanos Rodriguez.
Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance:
“Foi uma primeira ronda repleta de ação, com muitos incidentes e surpresas. Conquistámos alguns pontos valiosos graças a uma excelente recuperação do Max, mas poderíamos ter conseguido muito mais, não fosse o azar do Taylor. A Fórmula E é sempre imprevisível! Vamos agora trabalhar em alguns ajustes e regressar ainda mais fortes no México.”
Maximilian Günther:
“É importante ter conquistado alguns pontos preciosos logo no início da temporada. Graças a uma grande recuperação, conseguimos alcançar o sexto lugar. Na qualificação, as coisas não correram exatamente como queríamos. Mas mantivemos a calma e conseguimos terminar esta primeira corrida. Mesmo sofrendo no final, sem o ‘Attack Mode’, segurámos a posição e fomos recompensados com alguns pontos.”
Taylor Barnard:
“O primeiro fim-de-semana da temporada não terminou exatamente como esperávamos. É bastante frustrante, pois estávamos numa boa posição para marcar pontos. Acredito que poderíamos ter terminado em sexto se o carro não tivesse parado na via das boxes durante o período de bandeira vermelha. Posto isto, temos agora de dar o nosso melhor e concentrar-nos na próxima corrida.”
Palmarés da DS Automobiles desde a sua entrada na Fórmula E:
- 138 corridas
- 4 títulos de Campeão
- 18 vitórias
- 55 pódios
- 26 pole positions
