Pilotos portugueses marcam o ritmo em Fronteira

A 27ª bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira começou hoje com a realização dos treinos cronometrados, onde participaram 81 equipas e mais de 300 pilotos de sete nacionalidades. Na sessão que ditou a grelha de partida, os pilotos encontraram o traçado ainda mais desafiante devido ao aparecimento da chuva. A equipa Luís Cidade/João Monteiro/Mário Franco/Pedro Santinho Mendes (Can-Am Maverick R) foi a que mais arriscou e vai largar da pole position para a maratona que começa amanhã, às 15h00.

Na bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira, que se realiza seis horas antes, Luís Cidade realizou o melhor tempo com uma diferença de 33 s para o segundo! O piloto conseguiu o feito notável de fazer a pole position para as duas corridas do fim de semana “já corri aqui várias vezes e gosto muito da pista”, justificou.

O primeiro dia competitivo da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) foi difícil para os pilotos, que encontraram o piso extremamente escorregadio devido à muita lama. O grau de dificuldade desta aventura de 24 horas ou, dito de outra forma, de 1.440 minutos aumentou de forma significativa. Apesar disso, os concorrentes andaram quase sempre no limite ao longo dos 16,2 km com o objetivo de conseguir uma boa posição à partida.

Os pilotos mais rápidos realizaram os seus tempos na fase inicial da sessão, numa altura em que o piso ainda permitia andar depressa no exigente Terródromo de Fronteira. Durante três horas, assistimos a uma luta apertada pela pole-position entre as equipas portuguesas e francesas.

No início da sessão, Tiago Reis colocou a sua equipa na frente da tabela de tempos, mas depois Luís Cidade/João Monteiro/Mário Franco/Pedro Santinho Mendes (Can-Am Maverick R) fizeram um tempo ainda melhor e vão largar do primeiro lugar e com a expetativa de ganhar. “O piso estava um pouco degradado devido à chuva, mas sabíamos que tínhamos carro para fazer a pole position. O Luís Cidade apanhou uma volta limpa e conseguiu ser muito rápido. O nosso carro passa por cima de tudo e estamos confiantes para a corrida. Sair da pole é mais seguro, pois evitamos a confusão de 80 carros à partida”, disse João Monteiro.

O segundo melhor tempo foi para Laurent Poletti/Ronald Basso/Tiago Reis (MMP Buggy), a 31,5 s do mais rápido. O tempo foi realizado pelo piloto português “podia ter melhorado, mas a equipa decidiu parar mais cedo”, explicou Tiago Reis. Em relação a esta experiência, contou: “É tudo novo para mim e estou bastante satisfeito. Espero ajudar a equipa a ganhar esta prova novamente”.

A equipa constituída por Adrien Favarel/Beni/Jeremie Warna/Jeddia Favre (MMP Buggy) fez o terceiro tempo a 1m.05,3 e a formação luso-francesa constituída por Mário Andrade/Cédric Duple/Yann Morize/Florent Chavot realizou a quarta melhor volta a 1m.16,1. “Não conhecia este carro, fiz duas voltas com estes pneus e foi um susto, mas é igual para todos. A pista estava muito escorregadia e não dava para fazer um grande tempo, o importante era largar nos lugares da frente para evitar a confusão da primeira curva. A corrida é muito longa e há surpresas até final”, disse Mário Andrade, que ganhou esta prova quatro vezes e a sua equipa, Andrade Competition, detém o recorde de triunfos em Fronteira, com nove triunfos.

Luís Cidade dominador nos SSV  

Na competição destinada aos rápidos e muito espetaculares SSV, sobretudo com o piso escorregadio, Luís Cidade (Can-Am Maverick R) fez o melhor tempo e vai largar da pole position para a bp Ultimate 4 Horas SSV Fronteira. Vinte e nove pilotos participaram nos treinos cronometrados com a pista bastante enlameada, o que causou calafrios a muita gente. As equipas com mais experiência em todo-o-terreno acabaram por realizar os quatro melhores tempos.

Depois de ter ganho a prova o ano passado, Luís Cidade continua a dominar a categoria SSV e, na sua melhor volta, fez menos 33 s do que o segundo classificado! “Vai ser uma corrida sprint e a estratégia é arrancar na frente e ganhar alguma vantagem na fase inicial. O carro está bem preparado e vou dar o meu melhor. Se o resultado aparecer ótimo, se não aparecer são as corridas”, disse o piloto, que é o principal favorito a vencer, com a particularidade de fazer a prova a solo. Poucas horas depois de terminar a corrida dos SSV, Luís Cidade volta à pista para participar nas 24 horas integrado na equipa de João Monteiro/Mário Franco/Pedro Santinho Mendes (Can-Am Maverick R) “o nosso objetivo é andar depressa, sem estragar o carro, pois a corrida é muito longa”, disse.

A equipa Manuel Carvalho/António Maio/Tomás Neves (Can-Am Maverick R) realizou a segunda melhor volta. “O nosso tempo foi feito pelo Tomás Neves e podia ter sido melhor, mas perdemos algum tempo a ultrapassar dois pilotos. É a segunda vez que participo nesta prova, estou fascinado e vai ser um grande desafio para mim”, sublinhou António Maio. O piloto é recordista de vitórias na Baja Portalegre 500 em moto (8) e deixou em aberto a possibilidade de voltar a correr em “quatro rodas”.  A terceira melhor marca pertenceu a Vasco Martins (Can-Am Maverick) a 37 s e o quarto melhor tempo foi para a equipa Arnaldo Monteiro/João Dias (Polaris RZR Pro) a 41s.

A 27ª bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira vai ter três Zonas Espetáculo, onde o público pode observar em segurança o desenrolar da prova. Esses locais vão ter zonas de restauração e casas de banho. Existe também uma Zona Camping.

Link de acesso para chegar às zonas espetáculo: aqui

Programa 
Sábado, dia 6 de dezembro 
9h00 às 13h00 – Corrida bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira
13h15 às 13h30 – Saída das boxes e formação da grelha de partida
15h00 – Partida bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira

Domingo, dia 7 de dezembro 
15h00 – Chegada da bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira
16h15 – Cerimónia de Pódio

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter