Uma ocasião que não só honra o passado da Marca como também reforça o seu compromisso com um futuro de excelência. O foco já está em 2026 com o centenário do logótipo e os primeiros 100 anos da Maserati nas corridas.
Os holofotes ainda não se apagaram sobre o “Maserati Meccanica Lirica” e sobre o regresso da produção do GranTurismo e do GranCabrio à histórica fábrica da Viale Ciro Menotti, e hoje a Maserati celebra o 111.º aniversário da sua fundação – um marco que a torna a marca mais antiga do Motor Valley italiano.
Estes dois marcos fazem da Maserati o expoente máximo do luxo italiano no cenário global, guiando a Marca rumo ao Ano do Centenário do Tridente – 2026 – marcando 100 anos do seu icónico logótipo e, ao mesmo tempo, 100 anos desde a sua estreia no automobilismo. Foi precisamente em 1926 que o Maserati Tipo 26, o primeiro carro a ostentar o Tridente no capô, correu na Targa Florio e venceu na sua classe.
Mas a história deste ícone Made-in-Italy começou uma década antes, em 1914, quando Alfieri Maserati e os seus irmãos Ettore e Ernesto fundaram a “Ditta Alfieri Maserati” na Via de’ Pepoli 1A, mesmo no centro de Bolonha. Conforme indicado no documento de declaração de atividade individual, a nova empresa iniciou oficialmente as operações a 1 de dezembro de 1914 (com o documento a ser registado no Município de Bolonha a 14 de dezembro). Os irmãos Maserati eram apaixonados por mecânica e amavam a velocidade, não hesitando em assumir eles próprios o volante de um carro de corrida.
Outro irmão, Mario, contribuiu ao desenhar o logótipo do Tridente – inspirado na Fonte de Neptuno, no centro de Bolonha – e o último irmão, Bindo, juntou-se às Officine Maserati em 1932, após a morte de Alfieri.
Como mencionado, o primeiro carro a ostentar o Tridente foi o Tipo 26 – um carro de corrida que fez sua estreia na Targa Florio de 1926, onde conquistou o primeiro lugar na classe até 1,5 litros com Alfieri ao volante. Foi a primeira de uma longa série de conquistas, incluindo duas vitórias consecutivas nas 500 Milhas de Indianápolis (1939 e 1940), quatro vitórias consecutivas na Targa Florio (1937, 1938, 1939 e 1940), nove vitórias na Fórmula 1 e o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 1957 com Juan Manuel Fangio. Mais recentemente, a Maserati voltou às vitórias com o MC12, que conquistou seis campeonatos internacionais FIA GT entre 2005 e 2010: a mais alta expressão das competições de GT para carros derivados de produção. Desde 2023, o Maserati GT2 trouxe novamente o Tridente para as competições de rodas fechadas, conquistando vitórias e tornando-se elegível para competir em mais de 20 campeonatos em todo o mundo.
No final de 1939, com a chegada da família Orsi, a Maserati iniciou a sua mudança para Módena, onde a fábrica da Viale Ciro Menotti abriu a 1 de janeiro de 1940, permanecendo, desde então, a casa do Tridente. Em 1947, a colaboração entre os irmãos Maserati e a Marca chegou ao fim, e foi apresentado o primeiro carro de estrada, o A6 1500. Depois, em 1963, a Marca estreou o Quattroporte, criando o segmento das berlinas de luxo de altas prestações. Após um breve período sob propriedade da Citroën (1968–1975), durante o qual a empresa introduziu os seus primeiros processos industriais modernos, a posterior era de De Tomaso (1975–1993) assistiu à criação e ao sucesso comercial de um dos modelos mais icónicos e mais vendidos da Marca: o Biturbo.
Assente nestas fortes bases históricas e industriais, a fase mais recente da evolução da marca italiana tem sido marcada por novos modelos e grandes inovações, desde 2007. A quinta geração do Quattroporte estreou no Salão Automóvel de Detroit, seguida pelo icónico GranTurismo no Salão Automóvel de Genebra. O GranCabrio chegou em 2009; a sexta geração do Quattroporte e o Ghibli em 2013; três anos depois surgiu o Levante, o primeiro SUV da Maserati.
Em 2020, com a introdução das linhas de produção do novo Maserati MC20, o modelo de referência de uma nova era para a Marca, a fábrica da Viale Ciro Menotti passou por uma grande renovação, incluindo uma área de pintura própria e outra dedicada ao desenvolvimento e montagem do revolucionário motor Maserati Nettuno, protegido por patentes internacionais e 100% produzido pela Maserati. Dois anos depois, veio a estreia do Grecale, o novo SUV que melhor expressa o espírito de granturismo da Maserati, combinando desempenho e elegância numa experiência de condução inigualável. Em 2023, foi a vez do Maserati GT2 Stradale, um superdesportivo homologado para estrada que une dois mundos icónicos da Maserati: elegância e competição. Este modelo incorpora a alma desportiva da marca, oferecendo simultaneamente conforto e prazer de condução na utilização diária. No ano seguinte, os holofotes viraram-se para o MCXtrema, uma “fera” exclusiva para pista limitada a apenas 62 unidades, equipada com uma versão extrema do motor V6 Nettuno de 730 cv.
Finalmente, 2025 será um ano verdadeiramente histórico para a Marca e para as suas instalações em Módena, marcado por três momentos: o início da produção do MCPURA, a mais pura expressão da energia e desempenho da Maserati; a revelação do BOTTEGAFUORISERIE, um novo projeto que une as forças criativas da Alfa Romeo e da Maserati; e o regresso a casa do GranTurismo e do GranCabrio, voltando ao local de nascimento das suas gerações anteriores.
Santo Ficili, CEO da Maserati, afirmou: “É uma verdadeira honra para mim celebrar os primeiros 111 anos da história da Maserati na cidade que representa o coração pulsante da nossa Marca. Após as celebrações do Maserati Meccanica Lirica, é motivo de grande orgulho – especialmente no nosso aniversário – destacar o excecional know-how preservado nesta região. Há mais de um século que ele alimenta uma visão única de performance, design e mestria artesanal, personificando a expressão mais pura do Luxo Italiano.
Quero estender um agradecimento às mulheres e aos homens da Maserati, à nossa rede de concessionários e a todos os nossos parceiros. Com efeito, os mais recentes acontecimentos deste ano demonstram, mais uma vez, tanto a força do vínculo da Maserati à cidade como o verdadeiro compromisso da Marca em aproveitar e encontrar novas oportunidades de crescimento, olhando para o futuro com confiança”.
