CPT4x4 2025 – A Vila de Mação Consagrou os Campeões de Portugal

A festa dos Campeões

Depois do vendável veio a bonança, com a consagração dos Campões de Portugal de Trial 4×4, num palco soberbo para a prática da modalidade, um tempo magnífico depois do diluvio dos últimos dias, perante uma excelente moldura humana e notáveis equipas em competição.

Que mais se poderia esperar desta derradeira prova do CPT4x4, disputada num clima de festa onde foram coroados vencedores e campeões, naquela que foi uma das mais competitivas jornadas do Campeonato Portugal Trial 4×4 em pleno território conhecido pela “capital do presunto”, com a incerteza do vencedor a manter-se ao longo das três horas de provas.

Com um programa recheado de muita animação e competição o Clube Trilhos do Norte em parceria com o município de Mação e a Associação MAC TT, moveu escavações e elevou arranha-céus, proporcionando às duas dezenas de participantes as melhores condições para a prática da modalidade.

Apesar dos intervenientes atestarem a dureza da prova, participantes e espectadores confirmaram o verdadeiro evento de trial que aconteceu na Vila de Mação, com uma temperatura magnífica. Foram dois dias em que o Campeonato Portugal Trial 4×4 animou Mação, não só foi lembrada pelas várias modalidades e atividades ligadas ao desporto motorizado, mas também o melhor trial 4×4.

Ao cabo de seis jornadas o Campeonato Portugal Trial 4×4 chega ao seu término, mas, não fica por aqui! A próxima época já está a ser programada, 7 e 8 de Março é a primeira prova e claro está, será em Valongo, palco da abertura da temporada de 2026.

Dez anos volvidos, Flávio Gomes, acompanhado por Cristiano Fernandes manteve a chama do título bem viva na Vila de Mação, depois do último grande título conquistado em 2015. A dupla da “Tábô Team 4×4”, alcançou o título da Classe Super Proto. Na classe Proto, Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo), confirmaram o domínio da época ao conquistarem tanto a 1ª etapa desta jornada dupla, como o título nacional. Já na Extreme, a dupla da “Sonmovingui” celebrou o primeiro título, com César Marques/César Carneiro. Na classe Promoção, Diogo Santos e Diogo Rodrigues (Tony Antunes Automóveis) chegaram a Mação com favoritismo assumido e garantiram também a conquista do campeonato. Na Classe SSV, o titulo de Portugal já havia sido confirmado na jornada de Lordelo/Paredes com a dupla Carlos Martins /João Pinto da (Reciclopeças).

Numa jornada dupla com a vertente competitiva partilhada por sábado e domingo, a festa dos “campeões” fez-se bem cedo, com todas as Classes em competição a conhecer os seus campeões no final da 1ª etapa.

Com os campeões já definidos, o domingo permitiu que outras equipas brilhassem na pista maçaense. A dupla Paulo Ferreira/André Estima (QTAL) venceu a Classe Super Proto, sucedendo à dupla António Oliveira/Ricardo Diamantino (Team MS Espite Aventura) vencedora da 1ª etapa. Na Classe Proto, depois da vitória dos virtuais campeões no dia de sábado, foi a vez da “Canelas Pneus” com António Silva e Bruno Silva terminar a temporada com um triunfo muito aguardado. Na Extreme, João Teixeira e Fernando Pereira, da Inferninho Team, alcançaram a sua primeira vitória do ano, no culminar de um ano de estreia. A “HelderFil”, com Filipe Ribeiro e Alexandre Santos iniciaram a ronda de Mação com uma vitória.  Já na Classe Promoção, a festa terminou com a vitória dos estreantes da equipa “Lenhas do Costa”, Francisco Costa e António Dias a cruzarem a meta em primeiro lugar. No dia de sábado, os campeões de Portugal (Diogo Santos e Diogo Rodrigues) juntaram ao título o triunfo na corrida.

Com um balanço muito positivo, o CPT4x4 despede-se de 2025 com emoção até ao último instante. Pilotos, navegadores e equipas fecham agora uma época intensa e já começam a preparar os desafios e as máquinas para 2026.

Classe Super Proto “lado-a-lado”

Em termos Absoluto, o título foi conquistado pela dupla Flávio Gomes/Cristiano Fernandes, a que mantinha matematicamente a melhor vantagem para chegar ao tão desejado e apetecível título de Campeão de Portugal. A missão dos restantes candidatos não seria fácil, muitas coisas seriam necessárias, e, não dependeriam apenas de si próprios. Contudo, a vontade de vencer era enorme, o que tornou esta última ronda uma das melhores do ano, num duelo de titãs entre os melhores da modalidade. O “dever” do campeão foi cumprido na 1ª etapa, ao garantir a segunda posição, suficiente para a equipa da “Tábô Team 4×4” se sagrar campeã uma dezena de ano depois. António Oliveira e Ricardo Diamantino, fizeram valer o “rotulo” de mais rápidos e largaram na frente, resultado do melhor “crono” conseguido no prólogo. No final das seis voltas, apenas 17 segundos separam os dois mais rápidos, com vantagem para a dupla do “Team MS Espite Aventura”. Mas, as conquistas têm mais sabor com sofrimento e muita luta, argumentos que transbordam na vontade de vencer desta equipa de Espite, uma das grandes animadoras desta temporada de Trial 4×4. Paulo Ferreira e André Estima (QTAL) encerrou os lugares do pódio. Na etapa de domingo, a “QTAL” foi mais forte e “vingou” a temporada com uma saborosa e merecida vitória. Oliveira e Diamantino foram segundos, na frente da dupla Nelson Sousa/António Pereira (Sonmovingui), a terminar no pódio após algumas rondas de azar.

Classe Proto: Bacelo e Canelas repartem-se

Bem animada e disputada esta Classe Proto, com as contas baralhadas, e três candidatos matematicamente na posição de chegar ao título. No entanto, seria Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo) a conquistarem o título ao terminar a 1ª etapa no topo da classificação, saindo vencedores do “duelo” a três. António Silva e bruno Silva (Canelas Pneus) tudo fizeram para anular a vantagem da formação de Arouca na conquista do título, quedando-se pela segunda posição, na frente da “MM6018/Parts4x4/Americana Papelaria”, com Miguel Maques e Ivan Silva. Já no domingo, a “Canelas Pneus” terminou a temporada com um triunfo muito procurado e merecido. Com um andamento de grande nível conseguiram anular os problemas mecânicos no início da etapa de sábado e chegaram na frente da dupla da “MM6018/Parts4x4/Americana Papelaria”. Os campeões em título, acusaram problemas mecânicos e terminaram mais cedo a 2ª etapa, logrando encerrar os lugares do pódio.

Classe Extreme: HelderFil e Inferninho dividem-se

Com andamentos e objetivos muito próximos…seria a Sonmovingui a resolver a questão do título ainda no primeiro dia de competição, numa “luta” a três. Filipe Ribeiro e Alexandre Santos (HelderFil), vingaram o resultado menos conseguido na última ronda em Lordelo (Paredes) e venceram em Mação, numa “luta” lado-a-lado com Cesar Marque e César Carneiro (Sonmovingui), terminando ambos com 6 voltas. A segunda posição na etapa de sábado permitiu à dupla de Lordelo assegurara o título na Classe Extreme. Depois da estreia absoluta na segunda ronda em Bragança, a “Inferninho Team JR” com João Teixeira e Fernando Pereira, assumiu-se como sérios candidatos a vencer uma das etapas. No sábado ficaram-se pelo derradeiro lugar do pódio, vingando-se na etapa de domingo ao superar a dupla da “Capital do Móvel” e virtuais campeões, conseguindo a primeira vitória do ano. A “HelderFil” quedou-se pelo derradeiro lugar do pódio.

Classe Promoção: Estreantes na festa dos campeões

A festa estava preparada, com o título praticamente “reservado” para a dupla Diogo Santos/Diogo Rodrigues da “Tony Antunes Automóveis” que tinha a missão facilitada pela margem pontual que obtinha na classificação geral. Ainda assim a formação campeã impôs-se a toda a concorrência e conquistou mais uma vitória na etapa de sábado e carimbaram o título. Seriam as equipas estreantes a fazer frente aos favoritos. No sábado, Francisco Costa e António Dias (Lenhas do Costa), terminaram na segunda posição, na frente de Carlos Oliveira e Nelson Vieira (O Cantinho/MM6018). No domingo foram os “estreantes” a marcarem posições cimeiras, com a “Lenha da Costa” a vencer e o “Cantinho” a terminar em segundo.  Teixeira e Ivo Freitas (Auto ST4x4), a legrarem chegar na frente do restante pelotão. A dupla da “Tony Antunes Automóveis” terminou no derradeiro lugar do pódio.

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter