- José Pedro Fontes e Inês Ponte regressam aos comandos do Citroën C3 Rally2 para disputar o Rally de Lisboa 2025, prova que define a atribuição da Taça de Portugal de Ralis de 2025.
- A dupla do Citroën Rally Team chega a esta derradeira ronda de ralis do ano em Portugal motivada e com o desejo de conquistar mais um título para o seu recheado palmarés.
- Com troços técnicos, desafiantes e carregados de tradição, percorrendo alguns dos troços mais míticos da região da Grande Lisboa, o Rally de Lisboa 2025 promete um fecho de temporada vibrante, onde a velocidade, a precisão e o espetáculo estarão em destaque nas estradas da região da Grande Lisboa.
José Pedro Fontes e Inês Ponte estão prontos para enfrentar o último desafio da presente temporada de ralis, o Rally de Lisboa 2025, prova que se realiza entre 31 de outubro e 1 de novembro, numa organização do CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo. A dupla do Citroën Rally Team, aos comandos do seu competitivo Citroën C3 Rally2, chega a esta prova com o objetivo claro de terminar a época em alta.
Após uma segunda metade do ano consistente, a dupla conquistaria o quarto lugar no Campeonato de Portugal de Ralis, pretendendo, agora, encerrar a época de 2025 com a conquista da Taça de Portugal de Ralis 2025, o cetro em disputa neste fim de semana.
Com a cidade de Mafra a servir de centro nevrálgico da prova, o Rally de Lisboa encerra um percurso muito técnico e variado, que percorre troços emblemáticos das regiões de Lisboa, Mafra e Cascais, ao longo do qual é esperada a presença de muito público.
Para José Pedro Fontes, a intenção é transformar a motivação em resultados: “O Rally de Lisboa é uma prova especial, não só por encerrar a temporada dos ralis em Portugal, mas também por representar uma oportunidade para consolidar o bom trabalho que fizemos ao longo do ano e de conquistar um título. Temos sido muito competitivos nas últimas corridas, existindo uma boa sintonia entre todos os elementos de uma incansável equipa, a quem endereço, desde já, os meus agradecimentos por toda a dedicação e entrega ao longo de todo o ano. Para este Rally de Lisboa o objetivo é claro e único: queremos lutar pelo primeiro lugar e terminar 2025 com uma prestação que reflita o potencial do C3 Rally2 e do Citroën Rally Team. Vai ser um rali exigente, com troços técnicos, frente a uma elevada mancha de público, sendo que estamos muito motivados para proporcionar um bom espetáculo e alcançar um excelente resultado.”
Com o C3 Rally2 no mais elevado nível de competitividade, fruto da integração em pleno das mais recentes soluções técnicas e eletrónicas disponibilizadas pela Citroën Racing, e com a equipa em excelente forma, o Citroën Rally Team encara o Rally de Lisboa 2025 com confiança e ambição, determinado em encerrar a temporada com uma atuação de destaque nas estradas de asfalto da região da Grande Lisboa.
O RALLY DE LISBOA 2025 EM RESUMO*
Sob a organização do CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, o Rally de Lisboa 2025 vai para a estrada nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. O percurso, todo ele em pisos de asfalto, integra 13 Especiais, percorrendo-se 101,89 quilómetros cronometrados ao longo de um itinerário global de 440,61 quilómetros. O Centro Operacional e o Parque de Assistência estarão localizados em Mafra.
A competição arranca na manhã de sexta-feira (dia 31) com o Shakedown em Sobral da Abelheira (3,13 km), entre as 7h30 e as 10h30, oferecendo às equipas a oportunidade de realizar os últimos acertos antes do início oficial da prova. Logo depois, a partir das 12h00 terá lugar a Cerimónia de Partida, no icónico Miradouro do Parque Eduardo VII, em Lisboa.
A competição inicia-se numa 1.ª Etapa composta pelos troços de ES1 – Arranhó 1 (9,06 km, às 16h16), ES2 – Vila Franca de Xira 1 (5,90 km, às 16h59) e ES3 – Alenquer 1 (16,81 km, às 17h16), numa primeira secção que terminará com a ES4 – Vinhos de Lisboa (5,19 km, às 18h29). Ainda nesse dia correr-se-á a ES5 – Super Especial de Mafra, troço espetáculo com 1,63 km de extensão, a partir das 21h10.
A 2.ª Etapa corre-se no sábado (dia 1), repetindo-se três dos troços da véspera: ES6 – Arranhó 2 (9h16), ES7 – Vila Franca de Xira 2 (9h59) e ES8 – Alenquer 2 (10h16). Após nova passagem pelo Parque de Assistência em Mafra, a caravana dirige-se para a derradeira secção, onde se decidirão as posições finais desta prova que atribui., entre outros, a Taça de Portugal de Ralis 2025. Essa fase final leva os concorrentes até à zona de Sintra/Cascais, com as classificativas ES9 – Alcabideche 1 (5,46 km, às 13h12) e ES10 – Pé da Serra / Peninha 1 (9,61 km, às 13h38), que depois se repetem à tarde – ES11 – Alcabideche 2 (14h51) e ES12 – Pé da Serra / Peninha 2 (15h17), esta última a funcionar como Power Stage, atribuindo pontos extra aos pilotos mais rápidos a completá-la.
O Rally de Lisboa 2025 encerrará com o troço ES13 – City Stage Marina Cascais, uma curta especial de 1,39 km, disputada às 16h03, desenhada no perímetro daquela infraestrutura marítima, desta feita, já não contando para a classificação geral da prova. Assim, todos os que nela alinharem poderão mostrar as suas valências ao muito público que ali é esperado sem receio de colocar em risco o resultado alcançado durante o rali. Será, por isso, uma oportunidade de proporcionar ao público um último espetáculo da presente temporada.
A Cerimónia do Pódio terá também lugar na Marina de Cascais, celebrando-se o vencedor da prova e, em simultâneo da Taça de Portugal de Ralis de 2025, bem como das categorias de suporte, no que será desfecho de uma época repleta de competitividade e emoção.
* Nota: As horas indicadas referem-se ao primeiro carro na estrada.
