Ricardo Sousa / Luís Marques (86 pontos), Rafael Rêgo / Ana Gonçalves (62,6) e Iago Gabeiras / Ian Fernández (54,8). Será entre eles que se decidirá o título da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2025.
Após quatro emocionantes jornadas que percorreram o país de sul a norte, esta iniciativa organizada pela PEUGEOT Portugal, com o apoio logístico da Sports & You, atinge uma Grande Final que terá como palco os troços do Rally de Lisboa.
Ao longo de 2025, o PEUGEOT 208 Rally4 voltou a afirmar-se como o protagonista incontestável da competição monomarca, símbolo do compromisso da PEUGEOT com o talento, a performance e a fiabilidade. O modelo de tração dianteira, equipado com motor 1.2 Turbo e caixa sequencial de cinco velocidades, é a base de uma competição que alia espetáculo à formação, oferecendo a jovens pilotos e equipas privadas a oportunidade de evoluir num ambiente de elevada exigência técnica e desportiva.
Todas as atenções estarão, assim, concentradas nos troços em redor da capital portuguesa, numa derradeira ronda onde Sousa, Rêgo e Gabeiras chegam separados por escassas dezenas de pontos, desenhando-se um cenário para uma batalha decisiva, em que a aplicação do fator de multiplicação de pontos e o descarte obrigatório do pior resultado da época prometem uma matemática de suspense até ao último metro do rali.
O Rally de Lisboa 2025 divide-se em duas Etapas, integrando 13 Especiais em pisos de asfalto, num total de 98,02 quilómetros cronometrados, para um percurso global de 461,43 quilómetros.
UMA ÉPOCA DE PURA COMPETITIVIDADE
A segunda temporada da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL tem sido um exemplo notável da vitalidade dos ralis nacionais e da aposta da marca no desenvolvimento de novos talentos. Com base no já muito bem sucedido troféu Ibérico, a competição portuguesa quis ser a montra privilegiada para o muito talento que existe nos troços nacionais.
Com quatro provas já realizadas – Rallye Casinos do Algarve, Rali Terras d’Aboboreira, Rali da Madeira e Rali da Água Transibérico – Eurocidade Chaves-Verín – o equilíbrio foi constante, com vitórias repartidas e uma luta intensa pela liderança desde o arranque da época.
No arranque do troféu de 2025 a dupla Ricardo Sousa / Luís Marques abriu a temporada com uma vitória suada, numa prova que contou com 15 equipas em prova, destacando-se Guilherme Meireles /Pedro Alves e Rafael Rêgo / Ana Gonçalves como principais adversários, lote em que também se incluíram a dupla espanhola Iago Gabeiras / Ian Fernández.
Foi também de Ricardo Sousa a vitória no Rali Terras d’Aboboreira, aí sob pressão de Henrique Moniz / Jorge Diniz, com Sérgio Dias / Bruno Abreu a fechar o pódio, num rali onde Rafael Rêgo também teve uma palavra a dizer.
Seguiu-se o Rali da Madeira, com a Pérola do Atlântico a trazer para a liça um conjunto de novos protagonistas, como as duplas espanholas Giovanni Fariña / Alejandro Rodríguez e Miguel García / Osel Román que terminaram no primeiro e segundo lugares, seguidos do regular Ricardo Sousa que, a fechar o pódio, consolidava a liderança no troféu português.
Já o mais recente Rali da Água Transibérico ameaçava mudar, um pouco, o rumo do campeonato. com Rafael Rêgo ao ataque desde o primeiro troço, sem que largasse a liderança, vencendo de forma categórica um rali em que Guilherme Meireles garantiu o segundo posto e Iago Gabeiras a apostar na consistência, consolidando-se como sério candidatos ao cetro final.
RALLY DE LISBOA SERÁ O PALCO DE TODAS AS DECISÕES
Não surpreende, por isso, que sejam Ricardo Sousa, Rafael Rêgo e Iago Gabeiras a decidir quem, de entre eles, conquistará o título de Campeão da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2025, numa luta que só não é a quatro porque Guilherme Meireles, apesar de estar inscrito no rali, decidiu abdicar desse objetivo.
Com 30 pontos ainda em jogo – 25 atribuídos ao vencedor, mais 3 da Power Stage, ambos alvo de um fator de multiplicação em jogo neste rali – e com um resultado para deitar fora – dos cinco resultados obtidos nos cinco ralis da época, apenas se contabilizam quatro pontuações – são múltiplas as combinações possíveis. A pressão será, assim, máxima e a gestão estratégica dos tempos e dos pneus poderá ditar o novo campeão da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2025, o segundo da história mais recente desta competição monomarca.
Será, assim, o Rally de Lisboa, prova organizado pelo Clube de Promoção de Karting e Automobilismo e que, pela primeira vez, integra o calendário de um dos troféus da PEUGEOT, o palco de um percurso integralmente em pisos de asfalto, combinando 13 troços técnicos e seletivos, com zonas rápidas e exigentes. Serão 98 quilómetros contra o cronómetro, deles fazendo parte alguns dos troços mais míticos da história dos ralis portugueses, como as emblemáticas classificativas desenhadas na Serra de Sintra, que assim contribuirão para a atribuição do cetro ao Campeão da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2025.
Mais do que um troféu, a PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL distingue-se como uma escola de Campeões, um espaço de descoberta, de evolução e de superação, onde a marca do Leão continua a moldar as estrelas do amanhã, aproveitando o competitivo e fiável PEUGEOT 208 Rally4, uma das melhores propostas da categoria de duas rodas motrizes na disciplina dos ralis.
LISTA DE INSCRITOS – RALLY DE LISBOA 2025 – 5ª (e última) prova da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2025
| Nº | Piloto | Júnior * | Navegador |
| 11 | Ricardo Sousa | – | Luís Marques |
| 12 | Henrique Moniz | – | Jorge Dinis |
| 14 | Guilherme Meireles** | Júnior | Pedro Alves** |
| 15 | Rafael Rêgo | Júnior | Ana Gonçalves |
| 16 | Iago Gabeiras | – | Ian Quintana |
| 19 | Sérgio Dias | – | Bruno Abreu |
| 21 | Gil Antunes | – | Alexandre Ramos |
| 22 | Danny Carreira | – | Marco Villas Boas |
| 23 | Filipe Nogueira | – | Pedro Figueira |
| 24 | Francisco Custódio | Júnior | Paulo Marques |
| 25 | Joni Gonçalves | – | Paulo Lopes |
* Piloto Júnior – Nascido em ou após 1 de janeiro de 1998.
** Ausência do rali já foi confirmada oficialmente.
Todos em PEUGEOT 208 Rally4 (Grupo RC4)
TROÇOS MÍTICOS PARA ENCERRAR A ÉPOCA***
Organizado pelo CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, o Rally de Lisboa 2025 disputa-se entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro (sexta-feira e sábado), encerrando a temporada da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2025.
O rali divide-se em 2 Etapas e 4 Secções, integrando 13 Especiais (98,02 quilómetros) cronometradas, todas em asfalto, num percurso global de 461,43 quilómetros. O centro nevrálgico será em Mafra, localidade que acolherá, também, o Parque de Assistência.
A ação tem início na manhã de sexta-feira (dia 31) com o Shakedown das 07h30 às 10h30 em Sobral da Abelheira, num percurso de 3,13 quilómetros, sessão que permitirá às equipas fazer as derradeiras afinações antes do arranque oficial do rali. Segue-se a Cerimónia de Partida, no Padrão dos Descobrimentos, em Belém (Lisboa), às 13h45, marcando o arranque simbólico do rali.
A 1.ª Etapa sairá para a estrada ao início da tarde, com a ES1 – Arranhó 1 (9,06 km) às 16h16, seguindo-se a ES2 – Vila Franca de Xira 1 (5,90 km) às 16h58, a ES3 – Alenquer 1 (16,81 km) às 17h15 e a ES4 – Vinhos de Lisboa (5,19 km) às 18h08, que finaliza a 1.ª Secção. O dia terminará com a ES5 – Super Especial Mafra (1,63 km), troço espetáculo disputado em ambiente urbano a partir das 21h00, antecedendo a entrada em Parque Fechado dos concorrentes.
Disputada no sábado (dia 1), a 2.ª Etapa repete os troços da véspera – ES6 – Vila Franca de Xira 2 às 09h41, ES7 – Alenquer 2 às 09h58 e ES8 – Vinho de Lisboa 2 às 10h48, ronda que terminará com uma visita ao Parque de Assistência em Mafra, antes da derradeira secção do rali, onde tudo ficará decidido.
Essa secção final levará os concorrentes até à zona de Sintra / Cascais, com a ES9 – Alcabideche 1 (5,46 km) a correr-se às 13h34, seguida da ES10 – Pé da Serra / Peninha 1 (9,61 km) às 14h01, classificativas que se repetem logo de seguida, com a ES11 – Alcabideche 2 às 15h09 e a ES12 – Pé da Serra / Peninha 2 às 15h36, ambas decisivas para o desfecho do rali, com a última com o estatuto de Power Stage.
A caravana do rali seguirá depois para a ES13 – City Stage Marina Cascais, uma curta especial de 1,39 quilómetros que terá início às 16h17, mas cujos resultados já não contarão para a classificação final do rali, antes proporcionando-se um derradeiro espetáculo junto ao público, encerrando-se oficialmente a temporada de 2025 dos ralis nacionais.
A Cerimónia do Pódio desta prova decorrerá, também, na Marina de Cascais, coroando não só o Campeão da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2025, como também o vencedor do Rally de Lisboa 2025 e, consequentemente o Vencedor da Taça de Portugal de Ralis 2025.
*** Nota: As horas indicadas referem-se ao primeiro carro na estrada.
