- Micael Simão nas Motos, Tomás Paulo nos Quad e a dupla Nelson Caxias/André Lopes nos SSV lideram campeonatos
A Baja Portalegre 500, sexta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que se disputa sob a égide da FMP, compreende uma lista de inscritos com 270 participantes, dos quais se contabilizam 101 Motos, 34 Quad, 72 SSV, 36 participantes Hobby e 27 jovens que irão disputar a Mini Baja.
Parada de estrelas na competição Moto
Com um campeonato que está a ser dominado por Micael Simão, em Gas Gas esta edição da Baja Portalegre 500 apresenta-se como uma verdadeira parada de estrelas. Vão estar presentes os vencedores de 14 edições remontando a 2007: António Maio (Yamaha) com 8 triunfos, Sebastian Bühler (KTM) com 3, Luís Oliveira (Yamaha) com 2 e ainda Bruno Santos (Husqvarna) que venceu em 2023. A estes nomes junta-se ainda, como candidato à vitória, André Sérgio em Beta (2º em 2023 e 3º em 2021). Saúdam-se ainda os regressos de Luís Correia em Beta e Salvador Vargas em Husqvarna.
De entre os participantes habituais do campeonato referencias especiais para Gustavo Gaudêncio, que em Honda e no 3º do CNTT, lidera a classe TT1, Tomás Dias em Honda e Bernardo Megre em KTM, 4º e 5º do CNTT. Outras referências vão para João Duarte em Honda, Fernando Ferreira em Kawasaki e Nelson Cunha também em Kawasaki que lideram respetivamente entre os Juniores, Veteranos e Promoção. António Maio, vai disputar a prova numa Yamaha Ténéré, sendo atualmente o líder da Classe Trail, competição que irá contar com oito participantes.
Título já decidido nos Quad
Entre os quad, onde Tomás Paulo já é campeão, depois de somar por vitórias a sua participação nas cinco provas já disputadas, a Baja Portalegre 500 2025 contará com a participação dos vencedores das quatro últimas edições: o campeão nacional Luís Fernandes e João Vale. A eles junta-se também como candidato a posições de pódio e Rodrigo Alves, atual 2º classificado do CNTT, e todos em Yamaha.
Tudo em aberto nos SSV
A competição SSV regista também a participação de dois anteriores vencedores: o regressado e ex-campeão SSV, João Dias que irá competir de Polaris e que venceu em Portalegre em 2015 e 2020 e também Marco Pereira que venceu em 2019. Todavia os atuais três primeiros classificados todos em Can-Am já venceram a Baja Portalegre 500, mas de Quad. Nelson Caxias triunfou em 2006, André Carita venceu em 2013 e Roberto Borrego triunfou por oito vezes entre 2010 e 2019. A edição de 2025 regista ainda a participação de dois ex-campeões auto, Pedro Grancha e Filipe Campos, ambos em Can-Am e outros dois pilotos que já subiram ao pódio em Portalegre, Tiago Cunha em 2010 e Teo Viñaras em 2012. Outras referências entre candidatos às primeiras posições para Pedro Antunes e Arnaldo Monteiro em Polaris e Vasco Martins, Pedro Pinha, Francisco Guedes em Can-Am, sendo seguro que, numa prova como Portalegre, muitas poderão ser as surpresas e os triunfos menos esperados. De referir ainda que Alexandre Silva em Polaris, lidera tanto entre os concorrentes da Classe Stock como no Troféu Polaris que disputa a sua derradeira etapa e onde nada menos do que sete pilotos podem matematicamente aspirar ao título.
Destaque para a participação feminina com nove pilotos e mais cinco navegadoras. A competição moto conta com Daniela Mateus em Gas Gas, Maria Taranto em Honda e a regressada Janaina Sousa em Yamaha Ténéré. Nos SSV regista-se a estreia da dupla Teresa Serrano e Filipa Realinho, para além da participação de navegadoras como a ex-campeã de ralis Inês Grancha, Catarina Ferreira, Barbara Pereira e Ana Lopes. A estas juntam-se cinco meninas da Mini Baja: Maria Bourbon, Matilde Cardoso, Clara Belo, Piedade Cortes e Mariana Laranjeiro.
A 39ª edição da Baja Portalegre 500, penúltima etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, percorrerá os concelhos de Alter do Chão, Abrantes, Crato, Chamusca, Fronteira, Gavião, Monforte, Nisa, Sousel, Ponte de Sor e Portalegre num total de 601,38 km. A prova alentejana arranca na sexta-feira com um prólogo de 3,77 km e um setor seletivo de 76,64 km. No sábado cumpre-se o derradeiro troço cronometrado com 287,61km.
Classificação CNTT
MOTO
1º Micael Simão, (Gas Gas), 112 pontos; 2º Martim Ventura (Husqvarna), 68; 3º Gustavo Gaudêncio (Honda) 62.
QUAD:
1º Tomás Paulo (Yamaha), 136pontos; 2º Rodrigo Alves (Yamaha) 72; 3º Luís Fernandes (Yamaha) 68.
SSV:
1º Nelson Caxias (Can-Am) 96 pontos; 2º André Carita (Can-Am) 69, 3º Roberto Borrego (Can-Am) 53.
Mais classificações do CNTT aqui
Mais informações sobre a Baja Portalegre 500 em https://bajaportalegre.com
Ou em Sportity com a pass: BAJA500MOTO
Classificações do CNTT aqui
Mais informações sobre o CNTT em https://cntt.pt e www.facebook.com/CampeonatoNacionaldeTT
Vídeos do CNTT em www.youtube.com/user/A2COMUNICACAO/videos
