§ O plano atualizado permitirá que a empresa responda de forma mais flexível ao objetivo de obtenção de energia de forma estável, promovendo, simultaneamente, a redução de CO₂.
§ Os planos de descarbonização incluem a cocriação com indústrias energéticas e o apoio de fornecedores locais.
A Mazda Motor Corporation (Mazda) atualizou o seu roteiro para a neutralidade carbónica e definiu uma meta intermédia para 2030 para as suas fábricas e escritórios nacionais[1], estruturas que, no seu conjunto, representam cerca de 75% das suas emissões de dióxido de carbono (CO₂), como parte do seu plano para alcançar a neutralidade carbónica em todas as suas instalações de produção globais até 2035.
Com esta atualização, a Mazda definiu uma nova meta intermédia de redução de CO₂ para o Ano Fiscal de 2030 de 46% ou mais, em comparação com os níveis de 2013, em linha com a meta nacional do Japão.
Antecipando desenvolvimentos futuros na disponibilidade e tecnologia de combustíveis alternativos, a Mazda atualizou o seu roteiro de neutralidade carbónica para permitir uma estratégia de aquisição de energia mais flexível e estável que apoie as suas operações, reduzindo, em simultâneo, as emissões de CO₂.
De acordo com o novo plano, a empresa impulsionará a descarbonização através da introdução de um sistema de cogeração a gás[2], alimentado por gás natural canalizado derivado de GNL[3], assente numa tecnologia comprovada de geração de energia. O sistema também permitirá à Mazda fazer a transição gradual para o hidrogénio – um combustível essencial para alcançar a neutralidade carbónica – com apenas pequenas modificações nos equipamentos. A Mazda pretende avançar na descarbonização, em linha com a adoção mais ampla de combustíveis neutros em carbono na sociedade.
Apontando ao futuro, a Mazda trabalhará em conjunto com a Kawasaki Heavy Industries, Ltd. para desenvolver as especificações do sistema, focando-se em alcançar uma elevada eficiência energética e permitir uma gestão de energia otimizada e adaptada às operações das fábricas. A empresa também promoverá a transição em parceria com os fornecedores locais de energia, Hiroshima Gas Co., Ltd. e Chugoku Electric Power Co., Inc.
A Mazda pretende alcançar a neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de abastecimento até 2050, com foco em três pilares principais: iniciativas de economia de energia, utilização de energias renováveis e adoção de combustíveis neutros em carbono. No âmbito desses esforços, a Mazda está empenhada em construir uma sociedade sustentável e próspera, colaborando com empresas parceiras e comunidades locais.
[1] Para Fábricas e Escritórios da Mazda no Japão, consulte a secção INSTALAÇÕES PRINCIPAIS no Portal Corporativo.
[2] Um sistema de cogeração a gás é um sistema que utiliza energia primária (combustível) para acionar turbinas a gás ou motores a gás, extraindo continuamente múltiplas formas de energia secundária (eletricidade, vapor, etc.).
[3] GNL = Gás Natural Liquefeito
