- Sexta ronda da ADAC Opel Electric Rally Cup no ADAC Rallye Stemweder Berg
- O holandês Fabian Kamermans comemora a primeira vitória no Opel Corsa Rally Electric
- Alex Español aumenta a vantagem sobre Tom Heindrichs.
Fabian Kamermans garantiu a sua primeira vitória na ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSE” no ADAC Rallye Stemweder Berg com um desempenho dominante e graças a uma escolha perfeita de pneus. Após doze especiais ao longo de cerca de 108 quilómetros, o holandês e o seu copiloto Stefan Müller ficaram 11,1 segundos à frente da dupla alemã Kilian Nierenz e Milena Raithel. Os bávaros, por sua vez, superaram os espanhóis Alex “Sito” Español e Borja Odriozola por apenas 1,7 segundos. Español aumentou assim a sua vantagem na classificação geral sobre o belga Tom Heindrichs para oito pontos. O irmão do campeão mundial de ralis Thierry Neuville e o seu copiloto Jonas Schmitz terminaram em quarto lugar no rali de asfalto em Lübbecke.
Na final da temporada, de 16 a 19 de outubro, como parte do Rally da Europa Central, que faz parte do Campeonato do Mundo de Ralis, três pilotos ainda têm hipótese de conquistar o título: Español lidera Heindrichs por doze pontos, enquanto Nierenz está 29 pontos atrás e tem de esperar que os seus rivais percam o ritmo. Na ronda do Campeonato do Mundo em Passau ainda estão em jogo um máximo de 35 pontos.
A escolha certa dos pneus definiu o caminho para a vitória no Rally Stemweder Berg
A decisão preliminar para a vitória no ADAC Rallye Stemweder Berg, que faz parte do Campeonato Alemão de Ralis, já foi tomada na terceira especial na sexta-feira à noite. Kamermans/Müller foram os únicos do pelotão que tiveram a intuição certa e equiparam o seu Opel Corsa Rally Electric com pneus de chuva. Imediatamente antes do início da classificativa começou a chover e a dupla holandesa construiu uma vantagem significativa de 18,6 segundos.
Mas mesmo depois disso, Kamermans não se limitou a gerir a sua liderança, tendo consolidado a sua vantagem com mais três melhores tempos nas especiais. “A primeira vitória é fantástica. É claro que a escolha perfeita dos pneus na sexta-feira à noite jogou a nosso favor. Era evidente que tínhamos de manter a concentração e continuar a atacar. Na segunda etapa, no sábado de manhã, tivemos um verdadeiro momento de susto, mas depois abordámos o resto do rali como se tivesse acabado de começar. Essa foi a chave para esta vitória. Ganhar aqui depois do último rali, em que praticamente tudo correu mal, é simplesmente fantástico”, disse Kamermans.
Embora as suas hipóteses de conquistar o título sejam provavelmente apenas matemáticas, Kilian Nierenz ficou muito satisfeito com o segundo lugar, o quarto pódio desta temporada: “Começámos o rali na perfeição, com dois melhores tempos. A chuva na sexta-feira à noite surpreendeu-nos tanto quanto a todos, exceto ao Fabi. Ele foi simplesmente mais inteligente nessa altura. No segundo dia, cometi alguns erros, por isso estamos ainda mais felizes com este segundo lugar. Foi renhido, emocionante e muito divertido uma vez mais. O nosso objetivo agora é garantir o terceiro lugar na classificação geral na final.”
Alex Español, em terceiro lugar, estabeleceu três melhores tempos na prova, incluindo os da Power Stage final, e ficou satisfeito com a vantagem aumentada na classificação geral: “Como a maioria dos restantes, fizemos a escolha errada de pneus na sexta-feira à noite. Por isso, o plano para o segundo dia era claro: ataque total, conquistar o máximo de pontos possível. Isso funcionou muito bem e o facto de termos conseguido vencer a Power Stage no final e conquistar os cinco pontos bónus deu-nos um pouco mais de folga na classificação. No entanto, vamos entrar no Rali da Europa Central totalmente concentrados, como fizemos em todos os ralis anteriores. Porque essa é a única maneira de vencer a ADAC Opel Electric Rally Cup.”
Presidente da ADAC Sports, Dr. Ennser, muito satisfeito no final da prova. Fabian Vettel está igualmente entusiasmado
Como parte do programa de desenvolvimento, a lenda das corridas da Opel, Volker Strycek, pilotou mais uma vez o novo Opel Mokka GSE Rally de 207 kW (281 cv) como veículo líder nas especiais do ADAC Rallye Stemweder Berg. O potente veículo elétrico é o primeiro carro de ralis a ser desenvolvido de acordo com os regulamentos FIA eRally5, que entram em vigor em 2026.
Pela segunda vez após o Mont-Blanc Morzine Rally de 2024, o Dr. Gerd Ennser participou numa corrida da competição. Alternando com o seu filho Fabian, o presidente da ADAC Sports conduziu um Opel Corsa Rally Electric como veículo precedente e gostou da experiência: “A ADAC Opel Electric Rally Cup é única. Para a ADAC, é importante que a eletrificação no desporto motorizado progrida. Sou um grande fã de ralis desde jovem e fico sempre entusiasmado quando tenho a oportunidade de participar ativamente com um carro de ralis. Já não sou tão competitivo como os rapazes, mas continua a ser muito divertido!”
Acima de tudo, a diversão também será o foco de um piloto convidado de destaque daqui a três semanas. Como parte da final da temporada da ADAC Opel Electric Rally Cup, Fabian Vettel (26) fará a sua estreia no rali. O irmão do tetracampeão mundial de Fórmula 1 Sebastian Vettel irá partilhar o Corsa Rally Electric com o experiente copiloto Gino Kruhs no Rali da Europa Central.
Classificação da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSE” após 6 rondas:
- Español 172 pontos
- Heindrichs 160 pontos
- Nierenz 143 pontos
- Kamermans 121 pontos
- Lemke 109 pontos
- Neulinger 88 pontos
- Wittenbeck 71 pontos
- Rott 63 pontos
- Jungnickel 57 pontos
- Eertmans 52 pontos
- Steitz 42 pontos
