6 Horas de Fuji: o PEUGEOT 9X8 #93 qualifica-se na segunda fila

  • Na sua primeira sessão de qualificação da temporada, Mikkel Jensen colocou o PEUGEOT 9X8 #93 na segunda fila da grelha de partida para as 6 Horas de Fuji.
  • O piloto dinamarquês completou uma impressionante série de voltas na Fuji Speedway (4,563 km) em menos de 1’29”, garantindo o quarto melhor tempo na sessão Hyperpole com 1:28.716.
  • Na sua última sessão de qualificação com o Team PEUGEOT TotalEnergies, Stoffel Vandoorne colocou o PEUGEOT 9X8 #94 na 12.ª posição da grelha, a apenas alguns décimos de conseguir a Hyperpole.

Após o seu melhor resultado coletivo alcançado em Austin, o Team PEUGEOT TotalEnergies iniciou a penúltima ronda da temporada 2025 no Japão com nota positiva. Depois de dominar os treinos livres 1 e 2 na sexta-feira, os Leões afiaram novamente as suas garras na tarde de sábado, durante a sessão de qualificação para as 6 Horas de Fuji.

Ao volante do PEUGEOT 9X8 #93, equipado com pneus médios, Mikkel Jensen registou a segunda volta mais rápida na qualificação com 1:28.989, marcando a primeira vez que um PEUGEOT ficou abaixo de 1:29 na Fuji Speedway.

Escolhido para qualificar o #93 pela primeira vez nesta temporada, Jensen melhorou ainda mais na sessão Hyperpole, estabelecendo a melhor volta em 1:28.716, ganhando mais de um segundo em relação ao ano passado — e ainda mais rápido do que o tempo da pole position de 2024.

O PEUGEOT 9X8 #93 ficou temporariamente na primeira fila, mas caiu para o quarto lugar por apenas algumas centésimas nos segundos finais. O #93 largará, portanto, da segunda fila do grid.

Entretanto, na sua última sessão de qualificação ao volante do PEUGEOT 9X8 #94, Stoffel Vandoorne ficou fora do top 10 — e de um lugar na Hyperpole — por apenas 34 milésimos de segundo. O #94 vai largar para as 6 Horas de Fuji da 12.ª posição.

Jean-Marc Finot, Vice-Presidente da Stellantis Motorsport: “A qualificação correu bem, com o PEUGEOT 9X8 #93 a arrancar da segunda fila. Tínhamos potencial para colocar os dois carros na Hyperpole. Nove equipas diferentes estão no top 10, o que mostra como os carros estão próximos em termos de desempenho — tudo se resumiu a margens mínimas. O Mikkel fez duas voltas excelentes e ficámos a apenas algumas centésimas de garantir um lugar na primeira fila. Para o Stoffel, as coisas foram mais difíceis: o seu melhor tempo foi feito na terceira volta, em vez da segunda o que o comprometeu, encontrando carros mais lentos na pista durante a sua volta rápida. O #94 vai largar da sexta fila. Dado o nosso ritmo durante os treinos livres, estamos um pouco desapontados, embora este seja um dos nossos melhores resultados de qualificação da temporada — o que, na verdade, é um bom sinal. Estamos bem posicionados para ser competitivos desde o início e fazer uma ótima corrida.”

Mikkel Jensen (PEUGEOT 9X8 #93): “Foi uma sessão de qualificação bastante complicada. Sabemos que, na qualificação, o primeiro objetivo é terminar entre os 10 primeiros para chegar à Hyperpole, por isso é preciso dar o máximo, mas mantendo a segurança. Na Hyperpole não consegui colocar os pneus na janela de funcionamento ideal no momento certo para extrair o máximo desempenho. Poderia ter alcançado o 2º  ou o 3º lugar. Estamos entre os cinco primeiros, o que deve ajudar-nos a evitar potenciais incidentes na largada — isso é o mais importante.”

Stoffel Vandoorne (PEUGEOT 9X8 #94): “Não foi a minha melhor sessão de qualificação da temporada. Foi um pouco complicado: demorámos algum tempo a aumentar o ritmo para fazer voltas rápidas e a escolha de tentar fazer o melhor tempo na terceira volta provavelmente não foi a estratégia mais acertada. Acabámos por ficar atrás dos outros e, com os tempos tão próximos, não foi suficiente para chegar à Hyperpole. É claro que estamos desapontados, porque vimos que havia muito mais potencial.”

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter