Safety-Car provoca vencedores surpresa

A primeira corrida do fim-de-semana de Valência do Iberian Supercars e Supercars España confirmou a expectativa de uma luta cerrada pelo triunfo no Circuito Ricardo Tormo. Pequenas diferenças de tempo e uma gestão estratégica perfeita das paragens nas boxes foram determinantes para uma classificação surpreendente.
Os múltiplos períodos de Safety-Car juntaram o pelotão e favoreceram quem antecipou a troca de pilotos assim que abriu a janela regulamentar, uma aposta que viria a ser decisiva para o desfecho da corrida.
A classificação final foi dominada pelos concorrentes da GT4 Pro-Bronze, que ocuparam os três primeiros lugares da geral. Alexandres Areia e Nuno Afonso (Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Gainfranco Motorsport) geriram de forma exemplar a corrida e conquistaram a vitória absoluta e da divisão, coroando uma execução estratégica perfeita, ao pararem assim que a janela de troca de pilotos abriu.
Logo atrás, a dupla Andrius Zemaitis / Karel Staut (Toyota, Speedy Motorsport) estreou-se da melhor forma, subindo ao pódio, com uma prestação consistente de ambos os pilotos. Bruno Pires e Mark Kastelic (Mercedes AMG GT4, Lema Racing) completaram o pódio da divisão e da classificação geral, resistindo à pressão de Guillermo Aso e Filip Vava (Mercedes, NM Racing Team) até ao cair da bandeira de xadrez.
Na GT4 Pro, a história foi escrita em ritmo de ataque desde a luz verde. Francisco Mora arrancou de forma fulgurante e liderou a corrida no primeiro stint, antes de entregar o Toyota da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal a Francisco Abreu, que consolidou a posição e levou a equipa à vitória da categoria. No entanto, ao parar demasiado tarde, ficando à mercê dos Safety-Cars, viam a bandeira de xadrez no quinto posto da geral.
Os jovens Henrique Ventura Oliveira e Luca Savu (Aston Martin Vantage AMR GT4, Racar Motorsport) estrearam-se no pódio da divisão com um sólido segundo lugar, enquanto César Machado e Adrián Ferrer (Toyota, Speedy Motorsport) fecharam o top-3 depois de uma corrida de consistência e resistência à pressão dos adversários, um bom debute para o jovem espanhol ao lado do campeão de GT4 de 2024.
Roberto Faria e Mathieu Martins (Aston Martin, Racar Motorsport), apesar do forte início e de rodarem no encalço dos líderes durante a primeira metade da prova, viram a sua estratégia comprometida pelos Safety-Cars e pelo handicap de três segundos aplicado em virtude do pódio em Vila Real, terminando em quarto e cedendo a liderança do campeonato da sua divisão no Iberian Supercars.
A GT4 Bronze viveu também a sua própria batalha, com o local Manuel Bertolin (BMW M4 GT4 EVO, GT Corse) a sagrar-se vencedor, muito embora Paulo Macedo e Luís Calheiros (Porsche Cayman CS RS, Veloso Motorsport) não tenham ficado longe, a menos de dois segundos. Miguel Nabais / André Nabais (Toyota, Gianfranco Motorsport), que fecharam os lugares do pódio com uma corrida consistente, aproveitando da melhor forma os percalços dos líderes da divisão.
Já na GTX, a vitória foi para António Almeida, a fazer a sua segunda prova na categoria, e o experiente inglês Thomas Roche (Ginetta, Tockwith Motorsport), que jogaram bem com as situações de Safety-Car. Ángel Santos / Alejandro Iribas (Ligier, Petrogold) ficaram com o segundo lugar, enquanto Henrique Moura Oliveira (BMW, Monteiros Competições), que liderou a divisão na primeira metade da prova, sendo o mais rápido da divisão, completou o pódio, à frente de Pompeu Simões / Duarte Camelo (Porsche, Speedy Motorsport), que ainda ameaçaram o terceiro lugar nas últimas voltas.
Na GT4 Am, Ruben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende (Aston Martin, Araujo Competição) conquistaram a vitória, depois de uma corrida sem erros e ritmo consistente, mantendo a invencibilidade. Smörg e Javier Macias (BMW, Promotion Motorsport) foram segundos, depois de um furo os ter roubado a possibilidade de lutarem pela vitória.
Por fim, na CUP, Rui Miritta (Monteiros Competições) impôs-se de forma categórica na batalha dos Porsche 911 Cup, segurando o triunfo perante o ataque de Angel Lanchares (LAN GP Team), que recebeu uma penalização de 165 segundos por ter cumprido o pit stop fora de tempo, enquanto Adam Fawsitt / Pedro Paiva Raposo (Protech Motorsport) subiram ao pódio em terceiro lugar.
A segunda corrida terá o seu início às 15h05 e poderá ser seguida em directo na DAZN Portugal e na DAZN España, bem como nas redes sociais oficiais da competição (em espanhol). Para os adeptos internacionais, haverá ainda transmissão em inglês no YouTube da Alpha Live, em alemão na Motorsport Television Deutschland e em italiano na Parc Férme TV, levando o espetáculo do Supercars Endurance além-fronteiras.

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter