A Maserati acaba de escrever um novo e importante capítulo no mundo dos automóveis de coleção: um MC12 Stradale de 2005 foi vendido pelo valor recorde de 5,2 milhões de dólares no prestigiado Leilão da Broad Arrow (uma Empresa Hagerty) no Monterey Jet Center realizado durante a Monterey Car Week, na Califórnia, no passado dia 13 de agosto.
Com apenas 50 unidades produzidas (25 em 2004 e 25 no ano seguinte), o MC12 Stradale personifica a essência do desempenho extremo, da excelência em engenharia e da visão arrojada que sempre distinguiu a Marca do Tridente. Equipado com um motor V12 com 5988 cm3 de cilindrada e 630 cv de potência a 7500 rpm, o MC12 Stradale distingue-se pela inconfundível carroçaria de cor branca com detalhes em azul, em homenagem ao Maserati Birdcage Type 61, produzido entre 1959 e 1961, tendo-se tornado um supercarro capaz de conquistar os corações de entusiastas e colecionadores de todo o mundo, mesmo 20 anos após a sua estreia.
O resultado do leilão não só supera o recorde anterior do modelo em 37%, como também faz deste MC12 o Maserati moderno mais caro já vendido. Confirma-se, assim, o valor intemporal de um automóvel que marcou uma era.
Na verdade, o MC12 Stradale nasceu como uma versão de estrada do MC12 GT1, o protagonista absoluto da competição FIA GT entre 2004 e 2010, com catorze títulos (e 22 vitórias), incluindo 2 Taças de Construtores, 5 Campeonatos de Pilotos e 6 Campeonatos de Equipas, bem como três sucessos nas 24 Horas de Spa. Esta ligação direta ao mundo das corridas ajudou a construir o mito do MC12, tornando-o um símbolo de tecnologia avançada, design intemporal e desempenho de classe mundial.
Agora, o reconhecimento alcançado em leilão durante a edição de 2025 da Monterey Car Week reflete não apenas o valor de colecionador do modelo, mas também o crescente interesse em supercarros que conseguiram combinar herança desportiva, raridade e inovação técnica.
Num mercado cada vez mais focado na autenticidade e na história das marcas, a Maserati está a reafirmar o seu papel de liderança, demonstrando, inclusive com os atuais modelos de tiragem limitada – como é hoje o novo Maserati MCXtrema – que o Tridente continua a ser um símbolo de paixão, prestígio e desempenho intemporal.
