LAMBORGHINI TEMERARIO GT3: NASCIDO E CRIADO EM SANT’AGATA BOLOGNESE

  • Apresentado o Temerario GT3, primeiro carro de corridas derivado da versão de estrada do Temerario
  • Primeiro modelo de competição inteiramente concebido e desenvolvido pela Lamborghini em Sant’Agata Bolognese
  • Chassis de baixo peso do tipo spaceframe em alumínio, carroçaria em carbono e motor V8 biturbo são características identitárias de um conceito totalmente nuevo

A Lamborghini reafirma o seu compromisso com o desporto automóvel internacional, e lança o novo Temerario GT3, o primeiro automóvel de competição derivado da versão de estrada do Temerario. O Temerario GT3, que competirá em campeonatos de todo el mundo, estabelece um novo stándard para os carros de corrida da marcam e é o primeiro a ser integralmente concebido, desenvolvido e construído na fábrica de Sant’Agata Bolognese, em Itália. Idealizado desde o início com uma derivação de competição em mente, o projeto Temerario permitiu a integração estratégica da engenharia de competição desde as primeiras fases de conceção.

Como resultado desta abordagem inovadora por parte da Lamborghini, o GT3 introduz uma versão adaptada do chassis spaceframe em alumínio, especificamente modificado para cumprir os requisitos das corridas, em termos estruturais e de manutenção técnica. É animado pelo motor V8 biturbo de 4,0 litros do modelo de produção em série, o qual foi propositadamente revisto e modificado na área da admissão forçada, com componentes redesenhado no domínio da sobrealimentação, para cumprir com os regulamentos da classe GT3, e oferecer a máxima performance em condições de corrida.

 “O Temerario GT3 é a primeira derivação de competição do projeto Temerario, o reforçando ainda mais o firme comprometimento da Lamborghini com o desporto motorizado enquanto ferramenta chave para a promoção da nossa marca”, afirmou Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Lamborghini. “No seguimento do êxito desportivo e comercial do projeto Huracán GT3, com o qual vencemos 96 campeonatos, e vendemos mais de 200 unidades, tivemos sempre em mente versões de competição desde o início do projeto Temerario. O Temerario GT3 estabelecerá um ponto de referência para os seus competidores, tal como o fez já o Temerario de estrada”.

“O Temerario GT3 foi concebido tendo em mente o utilizador final”, afirma Rouven Mohr, Chief Technical Officer da Lamborghini. “Tudo foi tido em conta, desde a eficiência aerodinâmica à curva de potência, passando pela forma como a equipa pode operar o carro. Por comparação com o seu predecessor, opera em janelas de performance ligeiramente diferentes, utilizadas para carros com diferentes configurações. Estamos confiantes de que será competitivo, em termos de tempos por volta, e, ao mesmo tempo, recompensador em termos de condução num amplo leque de condições, incluindo à noite e com chuva. A equipa de desenvolvimento trabalhou arduamente para garantir que o carro tem uma janela de operação, e que as equipas estarão mais aptas a trabalhar nele”.

Todos as vertentes do Temerario GT3 foram cuidadosamente otimizadas para a competição, ao mesmo tempo que a equipa de design manteve a essência do modelo de produção em série. O projeto assenta experiência do departamento de Motorsport da Lamborghini com o Huracán GT3, que conquistou 96 títulos em todo o mundo em competições GT3 ao longo dos últimos dez anos.

CHASSIS

O chassis spaceframe em alumínio foi retirado da linha de produção do Temerario, e convertido para uso em competição através de um exaustivo processo de aligeiramento e simplificação. Em particular, o chassis foi simplificado, para permitir uma rápida extração e recolocação dos subchassis dianteiro e traseiro durante as operações em pista. O subchassis traseiro removível foi especialmente desenvolvido pela Squadra Corse para acomodar os componentes do motor e a nova transmissão, ao passo que foram eliminados todos os suportes desnecessários, que, no modelo de produção em série, sustêm os componentes híbridos, uma vez que estes não estão presentes nesta versão de competição. Na secção central do chassis em alumínio foi integrada uma gaiola de proteção, em cumprimento com as normas de segurança FIA GT3. O subchassis dianteiro também foi modificado, com a remoção dos motores elétricos que caracterizam o modelo de produção em série.

CARROÇARIA

Montada no chassis está uma nova carroçaria, pela primeira vez construída em material compósito de carbono, para reduiz o máximo possível o peso base do veículo. A carroçaria é o resultado dos esforços decorrentes da colaboração entre a equipa Squadra Corse e o Centro Stile Lamborghini. O objetivo foi manter o estilo inconfundível do automóvel de produção em série, ao mesmo tempo adaptando-o aos requisitos do novo motor, e do sistema de refrigeração dos travões, alcançando os desejados objetivos, em termos de desempenho, no que respeita a carga aerodinâmica e arrasto, para garantir um ótimo equilíbrio aerodinâmico.

Adicionalmente, a carroçaria foi concebida para, rapidamente, poder ser desmontada e montada durante os fins de semana de corridas, com o intuito de reduzir o tempo nas boxes em caso de reparação. As secções dianteira e traseira da carroçaria são, cada qual, construídas numa única peça. O difusor traseiro, a cobertura do motor e o capot também foram concebidos para poderem ser rapidamente removidos. Até os faróis dianteiros contam com um sistema de conexão rápida, para desmontagem rápida. O fundo do veículo é divido em quatro partes separadas, incluindo duas secções à frente do eixo dianteiro – uma que atravessa o centro do automóvel – e um poderoso difusor traseiro. A secção central foi desenhada de modo a que, caso seja necessário, possa ser trocada enquanto o carro está sobre os macacos pneumáticos nas boxes.

O sistema de reabastecimento de combustível foi atualizado para aumentar o fluxo que entra no depósito, enquanto que o desenho do depósito foi modificado para permitir a utilização de um novo sensor de combustível, que proporciona leituras mais precisas à equipa. A aerodinâmica foi otimizada para melhorar a estabilidade do automóvel em travagem, e reduzir as alterações de carga em curva. Com a gestão da temperatura em mente, o fluxo de ar para os radiadores também foi melhorado, assim como o desenho do radiador dianteiro, em que a eficiência é de vital importância. Por seu turno, a remoção da unidade híbrida do motor aumentou as exigências dos turbocompressores, que requerem um maior fluxo de ar para manter o controlo da sua temperatura.

UNIDADE MOTRIZ

A potência provém do motor V8 biturbo de 4,0 litros derivado da produção em série, que foi desenvolvido pelos engenheiros da Lamborghini com um novo turbocompressor e uma nova unidade compressora. Tal deve-se à necessidade de cumprir os regulamentos internacionais GT3, que não permitem sistemas híbridos. Ao fazê-lo, a Lamborghini alterou a forma como o motor entrega os 550 cv (sujeitos a equilíbrio de performance), ao invés dos 800 cv do motor instalado no modelo de produção em série.

A unidade motriz do modelo de estrada foi desenvolvida pelos engenheiros de I+D da Lamborghini com uma arquitetura orientada, desde a fase de conceção inicial, para a sua potencial integração no desporto motorizado, incluindo soluções de engenharia de ponta, como a cambota plana, com um ângulo de 180 graus entre moentes. Este tipo de cambota, tipicamente utilizada em motores de competição, por comparação com uma cambota de plano cruzado, garante um ótimo comportamento em termos de fluído dinâmico devido às sequências de ignição ímpares, juntamente com uma sonoridade única e envolvente. As bielas em titânio reduzem as massas rotativas, e oferecem excelentes propriedades em termos de resistência e leveza, reduzindo o peso.

O motor de combustão biturbo tem acoplada uma caixa de velocidades transversal de seis relações. A caixa de ar de admissão foi redesenhada para ir de encontro aos novos requisitos dos turbocompressores mais pequenos utilizados na versão de competição, diferentes dos que se encontram no modelo de estrada. O motor foi totalmente recalibrado, para oferecer a máxima performance numa gama de rotações mais alargada. O desenvolvimento do veículo foi levado a cabo utilizando óleo de motor de competição Pertamax Turbo. O sistema de escape é uma solução personalizada, especificamente desenvolvida para o Temerario GT3 pela Capristo.

RODAS E SUSPENSÕS

O novo modelo conta com uma distância entre eixos mais longa, por comparação com o seu predecessor, e uma superior largura de vias, tanto à frente como atrás, com o objetivo de melhorar a estabilidade em curva. Pela primeira vez, a suspensão conta com novos amortecedores de 6 vias da KW, que é, também, o fornecedor do projeto SC63 LMDh. Os pontos de ancoragem da suspensão já não requerem inserções de carbono no chassis, utilizando, antes, pratos de montagem. A nova suspensão também pode ser trocada rapidamente nas boxes, poupando tempo durante as sessões de treinos, ao permitir trocas rápidos na configuração básica. Os pneus estão montados em jantes de 18 polegadas fornecidas pela Ronal AG. O Temerario GT3 também conta com uma direção por cremalheira hidráulica personalizada, concebida para alcançar uma geometria de suspensão ótima, e para maximizar a performance com produtos de todos os principais fabricantes de pneus, para garantir que se mantém competitiva em toda a gama de campeonatos em todo o mundo.

INTERIOR

A experiência do condutor foi concebida com a colaboração dos pilotos oficiais da Lamborghini Marco Mapelli e Andrea Caldarelli, cujos contributos foram fundamentais para refinar a ergonomia, a disposição dos comandos, e a facilidade de utilização durante a pilotagem de alta performance em competição. No cockpit, a eletrónica foi atualizada para melhorar a experiência do piloto. A integração de hardware de última geração permitiu o desenvolvimento de um software específico, personalizado diretamente pela Lamborghini, para assegurar um ótimo controlo do veículo. O painel de controlo no cockpit é novo, contando com gráficos atualizados, e um equipamento de registo de dados mais completo. O volante foi desenhado pela Lamborghini, com base em especificações personalizadas, incorporando os comentários dos seus pilotos de fábrica, e dos pilotos clientes.

ESTREIA

O Temerario GT3 foi desenvolvido para ser competitivo com todas as marcas de pneus relevantes, e com os regulamentos GT3, e tem como objetivo satisfazer as necessidades das equipas clientes da Lamborghini, que requerem um produto cada vez mais refinado e apto para a competição. A fase de desenvolvimento será concluída durante a temporada 2026, em que o carro fará a sua estreia numa série de eventos selecionados, estando a sua primeira aparição prevista para as 12 Horas de Sebring, em março. A Lamborghini também mantém o seu compromisso de oferecer apoio técnico a todas as equipas cliente que ainda estejam a competir com o Huracán na próxima temporada, nesta fase de transição.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter