Sébastien Ogier atacou forte na última classificativa do dia, Mortágua 2, mas Kalle Rovanperä conseguiu manter a liderança do Vodafone Rally de Portugal… por um segundo.
Thierry Neuville foi um segundo mais lento do que na sua passagem da manhã, mas foi o suficiente para bater Elfyn Evans por 9,2 segundos. Mas Sébastien Ogier estava ao rubro no final de tarde, já com o híbrido a funcionar novamente no Yaris, e o francês passou à frente de Ott Tänak e Takamoto Katsuta, arrebatando a vitória na especial.
Kalle Rovanperä manteve a sua liderança nesta paragem noturna, mas desta vez foi tudo sobre Ogier; o francês terminou o dia com um segundo de atraso! Dani Sordo conseguiu evitar Neuville para manter o quinto lugar.
No WRC2, tanto Will Creighton como Marco Bulacia pararam na classificativa anterior. Apesar de um problema de falha no motor que lhe custou muito tempo a meio da etapa, Oliver Solberg bateu Yohan Rossel por 5,3 segundos e lidera o WRC2 com 7,3 segundos de vantagem. Um pião custou tempo a Gus Greensmith, mas este manteve o terceiro lugar na categoria.
# 33. EVANS/MARTIN
“Nada nos correu bem hoje. Temos de continuar e tentar aprender para este sábado e concentrarmo-nos no domingo para conquistar alguns pontos. Temos de pagar o preço desta péssima má sexta-feira. Temos de aprender alguma coisa com este dia, é isso…”
# 16. FOURMAUX/CORIA
“No final do dia sinto-me um pouco frustrado porque ficámos demasiado longe para amanhã. É uma pena, mas estou contente com o ritmo que conseguimos atingir. Estivemos a pressionar em todas as especiais.”
# 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Na verdade, as especiais têm sido muito boas hoje. Não há irregularidades e estão muito melhores do que nos anos anteriores. Estou a tentar dar o meu melhor. Tem sido muito mais agradável do que em outros anos”.
# 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“Tem sido uma grande batalha ao longo de todo o dia. Não acho que estejamos onde devíamos estar, mas os meus pneus estão em más condições, em especial no eixo traseiro. Estávamos apenas a sobreviver. Na verdade, só é realmente divertido quando se está a liderar”.
# 18. KATSUTA/JOHNSTON
“Um dia não muito fácil. Claro que ainda há um longo caminho a percorrer. Amanhã, as condições serão diferentes. Vou tentar aproveitar e esforçar-me ainda mais.”
# 17. OGIER/LANDAIS
“Fiquei frustrado por ter perdido o sistema híbrido na especial anterior, o que me custou algum tempo. Fizemos apenas um reset. Não tinha a certeza se ia correr tudo bem, mas é bom terminar o dia assim”.
# 13. MUNSTER/LOUKA
“Aprendemos muitas coisas em termos de notas e de melhoria do set-up para o meu tipo de condução. Agora vamos ter de abrir as especiais, mas isso faz parte do processo de aprendizagem.”
# 6. SORDO/CARRERA
“Perder uma posição nunca é bom, por isso dei o meu melhor. Mas acho que posso estar contente com o nosso dia. Estamos aqui para conduzir e temos de continuar com o que temos. Não gostamos de desculpas, temos de conduzir.”
# 20. SOLBERG/EDMONDSON
“Fomos afetados pelo mesmo problema (falhas do motor a baixos regimos) e, a meio, parou completamente. Perdi quase 10 segundos. Perdi mesmo muito tempo. Amanhã, não deve haver problema…”
# 21. ROSSEL/DANAND
“Penso que não foi um dia fácil, mas, apesar de tudo, foi um bom dia para nós e para a equipa. Trabalhamos muito antes do rali. Lutar com a Škoda em Portugal não é mau, penso eu. Amanhã, o piso é mais solto e posso voltar a lutar.”
# 22. GREENSMITH/ANDERSSON
Perdeu cerca de 12 segundos na etapa. “Tive um pião a alta velocidade. Os mecânicos resolveram o problema do motor de arranque à hora de almoço.”
# 25. GRYAZIN/ALEKSANDROV
“Eu quero mesmo lutar por um lugar melhor. Vamos mudar as configurações. Talvez amanhã seja melhor.”