A atividade em pista já teve o seu início em Vila Real, onde este fim-de-semana se disputa a segunda ronda do Campeonato de Portugal de Velocidade deste ano, tendo sido já disputadas as duas primeiras sessões de treinos-livres.
1ª Sessão: Pista muito ‘verde’
Os carros da mais importante competição de velocidade do nosso país foram os primeiros a entrar no circuito, encontrando o asfalto muito sujo, como é natural num traçado citadino, tendo os pilotos se centrado, sobretudo, em se reambientar às exigências do traçado vilarealense, no caso de uns, ao passo que outros contactavam pela primeira vez com a pista.
Ainda assim, os pilotos da Speedy Motorsport deram o mote, com César Machado e Rafael Lobato a assinarem a o melhor tempo frente aos seus colegas de equipa José Carlos Pires e Pedro Salvador, ambas as duplas em Toyota GR Supra GT4 EVO2.
No terceiro posto da geral ficou Patrick Cunha e Bruno Pires que, aos comandos do Porsche Cayman CS RS da Veloso Motorsport, foram os melhores da GT4 Pro-Bronze, superiorizando-se a Nuno Afonso e Alexandre Areia, que ficaram na posição imediata a 0,8s no Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Gianfranco Motorsport.
Na GT4 Bronze o mais forte foi o duo da Racar Motorsport constituído por Vasco Oliveira e Francisco Carvalho, colocando o seu Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO na oitava posição e superiorizando-se a Miguel e André Nabais, que ficaram na décima posição da tabela de tempos.
Dos pilotos inscritos na GT4 Am, exceptuando Pedro Bastos Rezende, nunca tinham vindo a Vila Real ou competido num traçado citadino, estando, por isso, a adaptar-se ao novo ambiente. Ruben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende, em Aston Martin Vantage AMR GT4 preparado pela Gianfranco Motorsport, foram os mais rápidos na divisão, superiorizando-se a António Lopes e Filipe Videira, também num carro inglês ao serviço da Racar Motorsport.
Rui Miritta foi o melhor entre os Cup, com o seu Porsche 911 Cup preparado pela Monteiros Competições, imediatamente à frente de Pompeu Simões e Duarte Camelo, Porsche Cayman CS preparado pela Speedy Motorsport, que foram os mais rápidos da divisão GTX.
2ª Sessão: Calor aperta
Na segunda sessão de treinos-livres a pista já estava mais limpa, mas o intenso calor que se faz sentir em Vila Real não deixou baixar os tempos como seria possivel com temperaturas mais amenas.
Ainda assim, Francisco Abreu e Francisco Mora, no Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Toyota Gazoo Racing Salvador Portugal, conseguiram assinar uma volta em 2m03,014s, melhorando o registo matinal de César Machado e Rafael Lobato em quase oito décimos de segundo, ficando a menos de dois décimos do registo de Patrick Cunha de 2023, a melhor volta alguma vez feita por um GT4 em Vila Real.
O duo da Speedy Motorsport ficou no segundo posto, perdendo apenas 0,075s para os seus rivais, o que demonstra bem o equilíbrio que se viveu no traçado de Vila Real.
Na terceira posição ficou o Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Batina Racing, tendo o Orlando Batina e Sérgio Azevedo sido os mais rápidos na divisão GT4 Pro-Bronze, superiorizando-se a Nuno Afonso e Alex Areia, que foram os segundos mais rápidos num carro semelhante da Gianfranco Motorsport.
Tal como na primeira sessão, Vasco Oliveira e Francisco Carvalho, em Aston Martin preparado pela Racar Motorsport, foram os mais fortes na GT4 Bronze, batendo por nove décimos de segundo o Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team dividido por Ricardo Costa e Nuno Teixeira, tendo este último sido confirmado pela equipa espanhola no final da tarde de ontem.
Os pilotos da GT4 Am, que nunca tinham rodado em Vila Real, mostraram uma evolução notável, tendo Ruben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende no Aston Martin Vantage AMR GT4 preparado pela Gianfranco Motorsport sido mais rápidos que António Lopes e Filipe Videira, num carro semelhante, mas da Racar Motorsport.
Rui Miritta, em Porsche 911 Cup, voltou a ser o melhor entre os Cup, ao passo que Pompeu Simões e Duarte Camelo, Porsche Cayman, voltaram a ser os mais rápidos da GTX.
3ª Sessão : Sobressaem os primeiros favoritos
A terceira sessão de treinos-livres do Campeonato de Portugal de Velocidade da ronda de Vila Real já foi um ensaio para a qualificação de amanhã e a competitividade é muita, esperando-se grandes lutas.
Foi ao final da tarde que as máquinas mais rápidas do 54º Circuito Internacional de Vila Real tiveram o seu derradeiro contacto da jornada com o traçado transmontano, mas nem por isso o calor amainou, exigindo um esforço intenso de todos os intervenientes – pilotos, carros e membros das equipas.
No entanto, os tempos caíram e a melhor marca alguma vez realizada no exigente e castigador traçado de Vila Real – assinado por Patrick Cunha em 2023 aos comandos de um Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport, 2m02,852s – foi amplamente batido por três duplas: José Carlos Pires / Pedro Salvador (Toyota – Speedy Motorsport) 2m01,823s, César Machado / Rafael Lobato (Toyota – Speedy Motorsport) 2m01,971s e Mathieu Martins / Roberto Faria (Aston Martin – Racar Motorsport) 2m02, 566s.
Francisco Mora e Francisco Abreu, em Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, ficaram no quarto posto imediatamente à frente do melhor dos duos da GT4 Pro-Bronze – Sérgio Azevedo e Orlando Batina.
O duo do Toyota da Batina Racing superou o Porsche Cayman CS RS da Veloso Motorsport dividido por Bruno Pires e Patrick Cunha por pouco mais de um décimo de segundo, mostrando que também nesta divisão haverá uma forte batalha pelo melhor tempo na qualificação de amanhã.
Vasco Oliveira e Francisco Carvalho, em Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO preparado pela Racar Motorsport, mantiveram-se firmes no comando das operações na GT4 Bronze, mas Ricardo Costa e Nuno Teixeira no Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, com o segundo posto, décimo da geral, continuam a ser uma ameaça.
Ruben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende voltaram a impor na GT4 Bronze o Aston Martin Vantage AMR GT4 operado pela Gianfranco Motorsport, seguidos de António Lopes e Filipe Videira num carro semelhante da Racar Motorsport.
Rui Miritta permaneceu imperturbável no comando das operações da Cup, tendo levado o seu Porsche 911 Cup até ao décimo primeiro posto da tabela classificativa. Também em excelente nível esteve Pompeu Simões e Duarte Camelo, que impuseram o Porsche Cayman CS preparado pela Speedy Motorsport no topo da classificação da divisão GTX face ao BMW M4 GT4 F82 dos jovens pilotos Henrique Moura Oliveira e Ruben Silva.
A qualificação terá o seu início amanhã às 11h10, podendo ser acompanhada em directo no canal de YouTube da Race Ready. No Instagram do Supercars poderão seguidas em directo entrevistas aos protagonistas a partir do ‘pit-lane’.