UMA VITÓRIA E UM SEGUNDO LUGAR PARA O MASERATI GT2 DE GORINI E TAMBURINI EM MONZA NO FANATEC GT2 EUROPEAN SERIES POWERED BY PIRELLI

  • Casa do Tridente monopoliza pódio na Corrida 1, com três carros nos três primeiros lugares 

Monza, 22 de setembro de 2024 – O renovado Autodromo Nazionale di Monza viu a Maserati ser o conro das atenções em ambas as corridas da ronda 5 do Fanatec GT2 European Series powered by Pirelli. Na Corrida 1, a Casa do Tridente monopolizou o pódio, com três carros nos três primeiros lugares. A vitória foi para a dupla Leonardo Gorini e Carlo Tamburini, ao volante do Maserati GT2 número 1, inscrito pela LP Racing, à frente de Alexandre Leroy (número 24, com as cores da TFT Racing), que conquistou a pole position e venceu na classe AM. O terceiro lugar do pódio foi para Philippe Prette (no número 2, com a LP Racing), que lhe valeu, também, o segundo lugar na sua classe. Na Corrida 2, Gorini e Tamburini conquistaram um importante segundo lugar após uma recuperação, um resultado que significa que ainda podem lutar pela vitória à geral no campeonato. Philippe Prette, por outro lado, foi infeliz, quando estava a caminho de terminar em quarto lugar e no topo da classe AM: devido a um furo na última volta, terminou em nono, e quarto na sua classe. Alexandre Leroy, por seu turno, foi forçado a abandonar na sequência de um toque com um adversário.

No evento de Monza, um quarto Maserati GT2 também se estreou no Fanatec GT2 European Series powered by Pirelli. Inscrito pela Dinamic Motorsport, com os pilotos Mauro Calamia e Roberto Pampanini, infelizmente, não conseguiu concluir a Corrida 1, devido a um acidente que o impediu de alinhar para a corrida seguinte.

Os Maserati GT2 conquistaram de imediato uma posição de destaque no início da Corrida 1, atrás do homem da pole, Alexandre Leroy. Após o Safety Car ter sido obrigado a entrar em pista, os carros da Casa do Tridente ocuparam as três primeiras posições, com Gorini a conseguir ultrapassar primeiro tanto Prette como Leroy. A situação cristalizou-se após a paragem nas boxes, com Tamburini novamente a recuperar terreno, e a consolidar a sua liderança, para terminar na frente de Leroy e Prette, garantindo um pódio totalmente ocupado pela Maserati.

A segunda corrida viu Gorini e Tamburini enfrentarem uma recuperação, devido a um problema durante a qualificação que os forçou a arrancar do final da grelha. Tamburini arrancou de imediato com um excelente ritmo, e ascendeu até à segunda posição após algumas voltas. Prette e Leroy também lutavam pelo pódio, e decidiram parar nas boxes no início da janela dos pit stop. Infelizmente, Leroy foi forçado a abandonar devido a um toque na primeira chicane, com Prette a ser vítima de um furo na última volta, o que o relegou para a nona posição. Gorini, que substituiu Tamburini ao volante do Maserati GT2 número 1, foi-se aproximando cada vez mais do líder, e só por pouco não logrou alcançá-lo durante a última volta. Contudo, com o segundo lugar, Gorini e Tamburini permanecem na luta pela vitória absoluta na ronda final, em Barcelona, que se realizará entre 11 e 13 de outubro. Também Prette e Leroy podem ainda conquistar o título na classe AM.

Em Monza, durante o fim de semana de corridas do Fanatec GT2 European Series powered by Pirelli, foi, igualmente, apresentado, pela primeira vez, ao público o novo superdesportivo Maserati GT2 Stradale.

Oficialmente revelado em agosto, na prestigiante Monterey Car Week, na Califórnia, o modelo é uma ode ao mais extraordinário e exclusivo temperamento desportivo, fruto da união técnica e estilística entre o Maserati GT2, epítome da performance, criado para o regresso da marca às competições de carros com “rodas tapadas”, e o Maserati MC20, modelo emblemático do Tridente, imbuído de um estilo inconfundível.

O GT2 Stradale é um carro com raízes na pista e homologado para utilização em estrada, com a capacidade de combinar a performance extrema e refinado do mundo das corridas com a opção de ser conduzido como um automóvel do dia-a-dia. É o melhor do MC20 e do GT2, porta-estandartes do ADN de competição da Maserati: velocidade máxima de 324 km/h; potência máxima aumentada para 640 cv (471 kW), mais 10 cv do que o MC20; aceleração 0-100 km/h em apenas 2,8 segundos – o que faz dele o mais ágil tração traseira (RWD) da sua categoria.

Na pista de Monza, juntamente com os Maserati GT2 e GT2 Stradale, tinha, forçosamente, de estar presente o intérprete da mais absoluta exclusividade da marca italiana: o MCXtrema. O carro de corridas com 740 cv, homologado apenas para utilização em pista, e dedicado à excelência dos gentleman drivers e dos entusiastas dos automóveis de competição, foi produzido em apenas 62 unidades.

Para concluir a época de competição, a Maserati estará presente com os seus GT2 na ronda final da temporada de 2024 do Fanatec GT2 European Series Powered by Pirelli, a realizar entre 11 e 13 de outubro, em Barcelona, ​​Espanha.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter